SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
FILOSOFIA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 27 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE VII): O
PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL (Prof. José Antônio Brazão.)
O texto abaixo é um trecho comentado do livro
Filosofando: Introdução à Filosofia, indicado nas referências.
“Deus: Primeiro Motor
Imóvel:
A
descrição das relações entre as coisas leva ao reconhecimento da existência de
um ser superior e necessário, ou seja, Deus. Porque, se as coisas são
contingentes – pois não têm em si mesmas a razão de sua existência –, é preciso
concluir que são produzidas por causas exteriores a elas. Ou seja, todo ser
contingente foi produzido por outro ser, que também é contingente, e assim por diante. Para não ir ao infinito na
sequência de causas, é preciso admitir uma primeira causa, por sua vez não
causada, um ser necessário (e não contingente).
OBS.: Ser
contingente: ser que precisa de outro(s) para existir. Ex.: semente/árvore ou
planta, ser humano, mesa, etc.
IMAGENS:
Sementes:
Plantas:
Seres humanos:
Mesas:
Vale
lembrar que, para os gregos antigos, a
matéria
é eterna, portanto Deus não é criador.
Segundo
Aristóteles, Deus não conhece nem ama
os
seres individualmente. Ele é puro pensamento,
que
pensa a si mesmo, é “pensamento de pensamento”.
Por
isso a teologia aristotélica é filosófica,
não
religiosa.
IMAGENS:
O
Primeiro Motor Imóvel – por não ser movido
por
nenhum outro – é também um puro ato (sem
nenhuma
potência). Segundo Aristóteles, Deus é
Ato
Puro [ato realizado por um Ser, Deus,
que não é movido por outro ser], Ser Necessário [que não depende de outro ser
para existir], Causa Primeira de tudo o que existe [causa não criadora, no caso
de Aristóteles, mas o Ser que põe e mantém o universo em movimento].
IMAGENS (sistema
geocêntrico aristotélico):
No
entanto, se Aristóteles considera
Deus
o Primeiro Motor Imóvel, como poderia mover
algo?
Porque Deus não é o Primeiro Motor como
causa
eficiente, mas como causa final: Deus move
por
atração, ele tudo atrai, como “perfeição” que é.
IMAGENS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primum_Mobile#/media/Ficheiro:Ptolemaicsystem-small.png
Crítica
de Aristóteles aos antecessores
Além
da metafísica, Aristóteles estabeleceu os
princípios
da lógica formal. Com esses princípios
lógicos
e os conceitos metafísicos, criticou os filósofos
que
o antecederam, sobretudo Heráclito,
Parmênides
e Platão. Contra Heráclito, segundo o qual tudo está em
constante
movimento, Aristóteles
demonstra que
em toda transformação há algo que
muda e algo
que permanece;
e, pelo princípio de contradição [um ser
não pode ser e não ser ao mesmo tempo],
que
um ser não pode ser e não ser ao mesmo tempo. [Sublinhado e grifo meus.]
IMAGENS:
OBS.: Algo muda: o
crescimento dos seres vivos, no caso destes. Algo permanece: os seres vivos
continuam sendo seres/seres existentes de fato. (Prof. José Antônio.)
Do
mesmo modo critica Parmênides, por ter afirmado
que
o ser é imóvel, reduzindo o movimento ao
mundo
sensível [Lembrar do Ser e do mundo do caminho do não-ser, no poema de Parmênides].
IMAGENS:
Igualmente,
rejeitou a teoria das
ideias
de Platão.
Para
Aristóteles, se o conhecimento se faz
com
conceitos universais,
esses mesmos conceitos são
aplicados a cada coisa
individualmente. Com isso,
não
é preciso justificar a imobilidade do ser (como
Parmênides)
nem criar o mundo das essências imutáveis [Ideias, formas perfeitas],
como
pretendeu Platão.” (Grifos meus.)
IMAGENS:
Esfera (SER):
Forma e matéria em
Platão e Aristóteles:
https://en.wikipedia.org/wiki/Aristotle#/media/File:Platonic_and_Aristotelian_Forms.svg
Tudo que está
entre colchetes [ ] é meu, a título de esclarecimentos.
OBS.: Conhecimento
por conceitos (definições, ideias, aquilo que é concebido, elaborado, pela
mente com base na abstração das informações recebidas pelos cinco sentidos).
Por exemplo: Todo homem é racional. Definição universal, por sua vez, nascida
da observação de pessoas e grupos humanos que dispõem da capacidade de pensar,
refletir, etc. Racional aplica-se a João, Manoel, Emmanuelle, Joaquina, etc., a
cada ser humano existente (individual). O ser não é imóvel, não está parado
separadamente do mundo real, que vemos pelos sentidos. (Prof. José Antônio.)
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna,
2016. Páginas 113-114.
REFERÊNCIAS SIMPLES:
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna,
2016. Página 113.
DIÁLOGO
INTERDISCIPLINAR: Filosofia – Sociologia – História.
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