domingo, 19 de setembro de 2021

AULA ZOOM 27 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS: TEORIA DO CONHECIMENTO E O CONTEXTO DO ILUMINISMO – IMMANUEL KANT: SENSIBILIDADE E ENTENDIMENTO (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 27: TEORIA DO CONHECIMENTO E O CONTEXTO DO ILUMINISMO – IMMANUEL KANT: SENSIBILIDADE E ENTENDIMENTO (Prof. José Antônio Brazão.)

TEORIA DO CONHECIMENTO (Prof. José A. Brazão.)

PARTE V (Um pouco mais a respeito do conhecimento em Kant):

O texto seguinte provém do livro didático Filosofando: Introdução à Filosofia, de ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.P..

IMMANUEL KANT:

Sensibilidade e entendimento

Para superar a contradição entre racionalistas e

empiristas, Kant explica que o conhecimento é constituído

de algo que recebemos de fora, da experiência

(a posteriori), e de algo que já existe em nós mesmos

(a priori) e, portanto, anterior a qualquer experiência.

• O que vem de fora é a matéria do conhecimento:

nisso concorda com os empiristas.

IMAGENS:

OLFATO:

https://www.google.com/search?q=olfato&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjtneihrIvzAhW3ppUCHUsdDJMQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

TATO:

https://www.google.com/search?q=tato&tbm=isch&ved=2ahUKEwi3wJyjrIvzAhV3rpUCHTuFCNMQ2-cCegQIABAA&oq=tato&gs_lcp=CgNpbWcQAzIHCAAQsQMQQzIICAAQgAQQsQMyBAgAEEMyCAgAEIAEELEDMgsIABCABBCxAxCDATIECAAQQzIECAAQQzIFCAAQgAQyBAgAEEMyCAgAEIAEELEDUNfQAliT9wJgr_8CaAVwAHgEgAHNAogBuA-SAQcwLjQuMy4ymAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=SVZHYff3Lvfc1sQPu4qimA0&bih=597&biw=1242#imgrc=qlonoatGWJ5_IM

PALADAR:

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=paladar&tbm=isch&ved=2ahUKEwjozem7rIvzAhWNjZUCHQXWDz8Q2-cCegQIABAA&oq=paladar&gs_lcp=CgNpbWcQAzIHCAAQsQMQQzIECAAQQzIECAAQQzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToLCAAQgAQQsQMQgwFQxM4CWL_0AmDQ-gJoB3AAeAGAAYwCiAG5DZIBBTAuOC4ymAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=fVZHYaibFo2b1sQPhay_-AM&bih=597&biw=1242#imgrc=F5We4ZVb_7_ikM

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=comidas+deliciosas+saud%C3%A1veis&tbm=isch&ved=2ahUKEwiH5KDUrIvzAhXMrZUCHWdQDksQ2-cCegQIABAA&oq=comidas+deliciosas+saud%C3%A1veis&gs_lcp=CgNpbWcQAzIGCAAQCBAeOgQIABBDOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQgAQQsQM6BQgAEIAEOgQIABAeUIYIWM-TAWC1mgFoAHAAeASAAfoIiAGzTJIBDjAuMTkuNS40LjYtMi4ymAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=sFZHYYfMJMzb1sQP56C52AQ&bih=597&biw=1242#imgrc=l3jpghaoJttPiM

AUDIÇÃO:

https://www.google.com/search?q=AUDI%C3%87%C3%83O&tbm=isch&ved=2ahUKEwjgsOiPrYvzAhWyjZUCHQs8A0AQ2-cCegQIABAA&oq=AUDI%C3%87%C3%83O&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6BggAEAgQHjoECAAQQzoICAAQgAQQsQM6CAgAELEDEIMBOgcIABCxAxBDULKgAljnugJgtMICaABwAHgEgAGZAogBiBGSAQYwLjEwLjKYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAMABAQ&sclient=img&ei=LVdHYaDmHrKb1sQPi_iMgAQ&bih=597&biw=1242#imgrc=-5uQ5K-nBfXALM

VISÃO:

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=vis%C3%A3o&tbm=isch&ved=2ahUKEwjo9PmkrYvzAhV1iJUCHaXGArUQ2-cCegQIABAA&oq=vis%C3%A3o&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQQzIICAAQgAQQsQMyBQgAEIAEMgQIABBDMgUIABCABDIECAAQQzIFCAAQgAQyBAgAEEMyBQgAEIAEMgUIABCABFDxqAJY1LkCYPq_AmgAcAB4BIABngKIAcUNkgEFMC45LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAMABAQ&sclient=img&ei=WVdHYajkMvWQ1sQPpY2LqAs&bih=597&biw=1242#imgrc=AjcuHs2_wnsi7M

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=paisagens+bel%C3%ADssimas+de+goi%C3%A1s&tbm=isch&ved=2ahUKEwjo9PmkrYvzAhV1iJUCHaXGArUQ2-cCegQIABAA&oq=paisagens+bel%C3%ADssimas+de+goi%C3%A1s&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECAAQQzoFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoGCAAQCBAeOgQIABAeUL4zWK_eBWCu5AVoAnAAeASAAeYBiAHnLZIBBjAuMzIuNJgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEAwAEB&sclient=img&ei=WVdHYajkMvWQ1sQPpY2LqAs&bih=597&biw=1242#imgrc=ASvBkHTkWh3vQM

• O que vem de nós é a forma do conhecimento:

como os racionalistas, admite que a razão não é

uma “folha em branco”.

Qual é então a diferença entre Kant e os filósofos

que o antecedem? É o fato de que matéria e

forma atuam ao mesmo tempo. Para conhecer as

coisas, precisamos da experiência sensível (matéria).

Mas essa experiência não será nada se não for

organizada por formas da sensibilidade e do entendimento,

que, por sua vez, são a priori e condição da

própria experiência.

IMAGENS (MENTE):

https://www.google.com/search?q=mente+&tbm=isch&ved=2ahUKEwi-lfqBrovzAhUKp5UCHVR0Ab4Q2-cCegQIABAA&oq=mente+&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIICAAQgAQQsQMyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CwgAEIAEELEDEIMBOgQIABBDOgoIABCxAxCDARBDOggIABCxAxCDAVDDgwxY9q8MYIG4DGgHcAB4BIAB0AGIAd4NkgEGMC4xMC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=HFhHYb6XNYrO1sQP1OiF8As&bih=597&biw=1242#imgrc=4kzdeyZmdONssM

A sensibilidade é a faculdade receptiva, pela qual

obtemos as representações exteriores, enquanto o

entendimento é a faculdade de pensar ou produzir

conceitos. Em cada uma dessas faculdades, Kant

identifica formas a priori.

IMAGENS (ENTENDIMENTO):

https://www.google.com/search?q=entendimento&tbm=isch&ved=2ahUKEwi88d3krovzAhUDtZUCHcVWBMQQ2-cCegQIABAA&oq=entendimento&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6BwgAELEDEEM6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToECAAQQ1DDuQRYvNIEYKndBGgAcAB4BIABgwSIAZIbkgEJMC44LjcuNS0xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=7FhHYbzLAYPq1sQPxa2RoAw&bih=597&biw=1242#imgrc=_9CMezalk9jX1M

• As formas a priori da sensibilidade ou intuições

puras são o espaço e o tempo. Ou seja, o espaço

e o tempo não existem como realidade externa,

mas são formas a priori que já existem no sujeito

e servem para organizar as coisas. Explicando de

outra maneira, fora de nós estão as coisas, mas

quando as percebemos “em cima”, “embaixo”,

“do lado” ou então “antes”, “depois”, “durante”

é porque temos a intuição apriorística do espaço

e do tempo. Caso contrário, não poderíamos

percebê-las.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=partida+de+futebol&tbm=isch&ved=2ahUKEwik65fYr4vzAhVzrZUCHfH1CMwQ2-cCegQIABAA&oq=partida+de+futebol&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBggAEAUQHjIGCAAQBRAeMgYIABAFEB4yBggAEAUQHjIGCAAQBRAeMgYIABAFEB46BAgAEEM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwE6BwgAELEDEEM6BQgAELEDOgQIABADOgQIABAeUPuHAVim_wFg3YYCaA5wAHgEgAGRAogBxDWSAQYwLjMzLjaYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAMABAQ&sclient=img&ei=3llHYaSECfPa1sQP8euj4Aw&bih=597&biw=1242

OBS.: As imagens de jogadores em um campo de futebol lembram bem que a partida ocorre no  ESPAÇO do campo de futebol e no TEMPO (90 minutos, com intervalo de 15 minutos entre o primeiro e o segundo tempos do jogo). Imagem bem simples, para ajudar na compreensão. No caso de KANT, percebemos tudo (tudo que vemos e ouvimos, presenciamos, durante a partida, porque temos dentro de nós as formas do tempo e do espaço, que permitem a organização das informações que adentram pelos cinco sentidos). (Prof. José Antônio.)

• As formas a priori do entendimento são as categorias.

OBS. (Prof. José Antônio.):

1)    “Categoria é palavra grega: (categoría) que decomposta em partes, assim se expressa: (katá): de cima abaixo, isto é: perfaz toda a realidade objetiva. (ágo): levar, conduzir + (êiro) procedente de (erêo): perguntar, in­terrogar. Tudo isto significa exatamente: (Conduzir de cima abaixo interrogando). Conduzir interrogações de cima abaixo é perfazer todo o contexto da realidade objetiva, não deixando nenhum aspecto do ser, fora da abordagem interrogatória.” (OLIVEIRA, Fábio. Categoria. Disponível em: < https://origemdapalavra.com.br/pergunta/categoria/ > Acesso em 19 de setembro de 2021.)

2)    Categoria (significado): “Cada uma das classes em que se dividem as ideias, os termos.”/ “Categoria é sinônimo de: camadaclasseestratodivisãosubdivisão .” DICIO (DICIONÁRIO ONLINE). Categoria. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/categoria/ > Acesso em 19 de setembro de 2021.)

IMAGENS:

As categorias são muito úteis, hoje, por exemplo, nas ciências, por exemplo:

https://www.google.com/search?q=categorias+de+seres&tbm=isch&ved=2ahUKEwjoq7fpr4vzAhWdMDUKHSh7D04Q2-cCegQIABAA&oq=categorias+de+seres&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQHjIGCAAQCBAeOgQIABBDOgUIABCABDoGCAAQBRAeOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQgAQQsQM6CAgAELEDEIMBOgUIABCxAzoHCAAQsQMQQzoECAAQGFCH9BNYoLIUYIG8FGgAcAB4BIAByAGIAbIekgEGMC4yMy4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=AlpHYeiiE53h1AGo9r3wBA&bih=597&biw=1242#imgrc=0WXCKj-6O3MWhM

Na direção de veículos, categorias:

https://www.google.com/search?q=categorias+de+habilita%C3%A7%C3%A3o&tbm=isch&ved=2ahUKEwjc_MSKsYvzAhXFiJUCHTMEAVUQ2-cCegQIABAA&oq=categorias+&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDoECAAQHjoGCAAQCBAeOgYIABAFEB46BAgAEBhQyPAGWPP8BmDonQdoAHAAeACAAbsBiAGQCpIBAzAuOJgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=VFtHYdyCC8WR1sQPs4iEqAU&bih=597&biw=1242#imgrc=7Y1hyI2jKEsorM 

Continuam as autoras do livro FILOSOFANDO:

Como o entendimento é a faculdade de

julgar, de unificar as múltiplas impressões dos

sentidos, as categorias funcionam como conceitos

puros, sem conteúdo, porque, antes de tudo,

constituem a condição do conhecimento.”

OBS.: Conceitos puros porque não se vê categorias andando por aí, estão na mente, de forma abstrata e universal (permitem a classificação de muitos seres e fenômenos sob um nome, como o nome existência, que se refere a tudo que existe, que há, e a cada ser existente, seja esse ser real [um cachorro, por exemplo] ou mental [uma ideia ou imagem mental, por exemplo: um número, a raiz quadrada...]). (Prof. José Antônio.)

IMAGENS(Conhecimento científico):

https://www.google.com/search?q=conhecimento+cient%C3%ADfico&tbm=isch&ved=2ahUKEwiNjdjEsYvzAhW_jZUCHbkiARYQ2-cCegQIABAA&oq=conhecimento&gs_lcp=CgNpbWcQARgBMggIABCABBCxAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDoGCAAQBRAeOgYIABAIEB46BAgAEB46BAgAEBg6BAgAEEM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAVCt-DVYuZc2YLa5NmgAcAB4BYAB6QOIAd0ZkgEKMC4xMy4zLjAuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEAwAEB&sclient=img&ei=zltHYY3uB7-b1sQPucWEsAE&bih=597&biw=1242#imgrc=YM_NLewdcHQwiM

IMAGENS(Conhecimento gastronômico, um conhecimento do dia a dia):

https://www.google.com/search?q=conhecimento+gastron%C3%B4mico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjg8t_vtIvzAhVHs5UCHePoCoIQ2-cCegQIABAA&oq=conhecimento+gastron%C3%B4mico&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6BAgAEEM6BggAEAgQHjoECAAQHjoECAAQGFC86QRYgcoFYK_QBWgMcAB4AIAB8QGIAZMkkgEGMC4yNS4zmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWfAAQE&sclient=img&ei=TV9HYaCYLcfm1sQP49GrkAg&bih=597&biw=1242#imgrc=zMDFosEOo35qEM

“Kant identificou doze categorias [classes, divisões...], entre as quais

destacaremos três: a substância, a causalidade

e a existência. Quando observamos a natureza

e afirmamos que “Uma coisa é isto” [substância], “Tal coisa

é causa de outra” [causalidade] ou “Isto existe” [existência], temos, de um

lado, coisas que percebemos pelos sentidos, mas,

de outro, algo lhes escapa, como as categorias de

substância, de causalidade e de existência [é/causa/existe, como comentei, não andam por aí, são palavras que permitem definir algo, comunicar, etc.]. Essas

categorias não vêm da experiência, mas são colocadas

pelo próprio sujeito cognoscente [o ser humano, que é capaz de conhecer].

OBS.: O que acima está entre colchetes [ ] é de responsabilidade minha. (Prof. José Antônio.)

IMAGENS(Sujeito cognoscente, nas ciências):

https://www.google.com/search?q=cientistas+trabalhando&tbm=isch&ved=2ahUKEwjw3NzAtYvzAhWZsJUCHYxbC6MQ2-cCegQIABAA&oq=cientistas+trabalhando&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBggAEAUQHjIGCAAQBRAeMgQIABAYOgQIABBDOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwE6CwgAEIAEELEDEIMBOgcIABCxAxBDOgYIABAIEB5QzwZYmoABYKmHAWgBcAB4AYABwQ2IAbZHkgEOMC4yMC40LjYtMS4yLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAMABAQ&sclient=img&ei=919HYbCFIpnh1sQPjLetmAo&bih=597&biw=1242#imgrc=khPT2wSHbpwq0M

IMAGENS (Sujeito cognscente, pessoas aprendendo):

https://www.google.com/search?q=pessoas+aprendendo&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIhPmHtovzAhXGg5UCHeViDoAQ2-cCegQIABAA&oq=pessoas+aprendendo&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIGCAAQBRAeMgQIABAYOggIABCxAxCDAToICAAQgAQQsQM6CwgAEIAEELEDEIMBOgQIABBDOgcIABCxAxBDOgYIABAIEB46BAgAEB5QkPcFWOSrBmDdsQZoAXAAeASAAb4CiAG4I5IBCDAuMTkuNC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=jGBHYciOOMaH1sQP5cW5gAg&bih=597&biw=1242#imgrc=3OlI79yosZf4OM

IMAGENS (Crianças adquirindo o conhecimento de como cultivar plantas):

https://www.google.com/search?q=crian%C3%A7as+aprendendo+a+cultivar+plantas&tbm=isch&ved=2ahUKEwjTpaC7tovzAhU_ppUCHRC0AckQ2-cCegQIABAA&oq=crian%C3%A7as+aprendendo+a+cultivar+plantas&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6BAgAEB46BggAEAUQHjoECAAQGDoECAAQQzoICAAQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToHCAAQsQMQQzoFCAAQsQNQr0xYksUZYIzLGWgIcAB4BIABswKIAepIkgEJMC40MS4xMS4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQDAAQE&sclient=img&ei=-GBHYdPJH7_M1sQPkOiGyAw&bih=597&biw=1242#imgrc=rvKpiufjxTQkrM

Continuam as autoras:

Portanto, segundo Kant:

[...] nenhum conhecimento em nós precede

a experiência, e todo o conhecimento começa

com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento

comece com a experiência, nem por isso

todo ele se origina justamente da experiência.

Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso

conhecimento de experiência seja um composto

daquilo que recebemos por impressões e daquilo

que nossa própria faculdade de conhecimento

[...] fornece de si mesma. [...] Tais conhecimentos

denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos,

que possuem suas fontes a posteriori, ou

seja, na experiência.

OBS.: Os colchetes [ ] aqui são das autoras. (Prof. José Antônio.)

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura.

São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 23.

(Coleção Os Pensadores)

 ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. Páginas 130-131.

REFEFÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

CURY, Fernanda. Copérnico e a Revolução da Astronomia. São Paulo, Odysseus, 2003. (Col. Iluminados da Humanidade.)

KANT. RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMLNISM0? (1784) Disponível  em: < http://www.uel.br/cch/his/arqdoc/kantPDEHIS.pdf > Acesso em 29 de agosto de 2021.]

MARTINS, André Ferrer P. e ZANETIC, João. TEMPO: ESSE VELHO ESTRANHO CONHECIDO. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200029 > Acesso em 22 de agosto de 2021.

WIKIPÉDIA. Página principal da Wikipédia. Disponível em: < https://www.wikipedia.org/ > Acessos ao longo de agosto de 2021.

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