domingo, 12 de setembro de 2021

AULA ZOOM 26 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS: TEORIA DO CONHECIMENTO E O CONTEXTO DO ILUMINISMO – IMMANUEL KANT: O QUE É ILUMINISMO? (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 26: TEORIA DO CONHECIMENTO E O CONTEXTO DO ILUMINISMO – IMMANUEL KANT: O  QUE É ILUMINISMO? (Prof. José Antônio Brazão.)

TEORIA DO CONHECIMENTO (Prof. José A. Brazão.)

PARTE IV (RETOMADA E CONCLUSÃO):

IMMANUEL KANT: O QUE É ILUMINISMO? ILUMINISMO, LIBERDADE DE PENSAR E RAZÃO (Prof. José Antônio Brazão.):

Trecho do texto de Kant:

RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO? (1784) 1 (3 Dez. 1783. p. 516)(2 )

O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo sem a orientação de outrem. Sapere aude! [Ouse saber!] Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do iluminismo.

IMAGENS:

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A preguiça e a cobardia  [covardia] são as causas por que os homens, em tão grande parte, após a natureza os ter há muito libertado do controlo [controle] alheio (naturaliter maiorennes [naturalmente mais velho]) continuem, no entanto, de boa vontade menores durante toda a vida; e também por que a outros se toma do fácil assumirem-se como seus tutores. E tão cômodo ser menor. Se eu tiver um livro que tem entendimento por mim, um diretor espiritual que tem em minha vez consciência moral, um médico que por mim decide da dieta, etc., então não precise de eu próprio me esforçar. Não me é forçoso pensar, quando posso simplesmente pagar; outros empreenderão por mim essa tarefa aborrecida.

IMAGENS:

Conjunto 1 (Médico dando consulta a paciente) [Obs.: Kant não é contra a medicina nem contra o trabalho médico – aqui usa uma imagem de linguagem para criticar a dependência em relação à cura da ignorância, da intolerância, do autoritarismo, entre outros males provocados pelo controle exercido pelas pessoas por aqueles considerados autoridades. Nem é contra os livros, pois ele próprio lia muito. O livro, aqui, pode ser um livro de um autor considerado uma autoridade incontestável ou considerado tão sagrado que não se o pode discutir ou contestar. (Prof. José.)]:

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Conjunto 2 (O diretor ou tutor espiritual – o problema em si não está na religião, está na intolerância, na aceitação do diferente; o perigo para o qual Kant alerta é a dependência das pessoas em relação aos “tutores” [pessoas que dirigem outras, ditando o que devem fazer e o que não devem fazer, impedindo-as de pensarem por conta própria]. [Obs. do Prof. José.]):

https://www.google.com.br/search?q=diretor+espiritual+dando+conselho&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=9v0rYbbwM7jQ1sQPwa69kA4&oq=diretor+espiritual+dando+conselho&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToECAAQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6BggAEAUQHjoGCAAQCBAeOgQIABAYOgQIABAeUNISWJBcYMhjaABwAHgAgAH3AYgBxCeSAQYwLjMyLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAA&sclient=img&ved=0ahUKEwi2w7-fmNfyAhU4qJUCHUFXD-IQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=TC6VuFjAz-VPsM

Porque a imensa maioria dos homens (inclusive todo o belo sexo) considera a passagem à maioridade difícil e também muito perigosa é que os tutores de boa vontade tomaram a seu cargo a superintendência deles. Depois de, primeiro, terem embrutecido os seus animais domésticos e evitado cuidadosamente que estas criaturas pacíficas ousassem dar um passo para fora da carroça em que as encerraram, mostram-lhes em seguida o perigo que as ameaça, se tentarem andar sozinhas. Ora, este perigo não é assim tão grande, pois aprenderiam por fim muito bem a andar. Só que um tal exemplo intimida e, em geral, gera pavor perante todas as tentativas ulteriores.

IMAGENS:

Conjunto 1:

https://www.google.com.br/search?q=cavalo+puxando+charrete&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=oPorYe-OH4ff1sQP_fGuuAg&oq=cavalo+puxando+charrete&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6BQgAEIAEOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwE6BAgAEB46BggAEAUQHjoGCAAQCBAeOgQIABAYUMYRWK5DYPZMaABwAHgAgAH0AYgB3xuSAQYwLjIxLjKYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwjv3o6IldfyAhWHr5UCHf24C4cQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9C3I91AqZTAIwM

Conjunto 2:

https://www.google.com.br/search?q=bois+puxando+carro+de+bois&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=oPorYe-OH4ff1sQP_fGuuAg&oq=bois+puxando+carro+de+bois&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6BQgAEIAEOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwE6BQgAELEDOgQIABAeOgQIABATOgYIABAeEBM6CAgAEAUQHhATOggIABAIEB4QE1CXD1j7S2CCUWgAcAB4AIABpAKIAdAgkgEGMC4yMy4zmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwjv3o6IldfyAhWHr5UCHf24C4cQ4dUDCAc&uact=5 

É, pois, difícil a cada homem desprender-se da menoridade que para ele se tomou quase uma natureza. Até lhe ganhou amor e é por agora realmente incapaz de se servir do seu próprio entendimento, porque nunca se lhe permitiu fazer uma tal tentativa. Preceitos e fórmulas, instrumentos mecânicos do uso racional ou, antes, do mau uso dos seus dons naturais são os grilhões [algemas...] de uma menoridade perpétua. Mesmo quem deles se soltasse só daria um salto inseguro sobre o mais pequeno fosso, porque não está habituado a este movimento livre. São, pois, muito poucos apenas os que conseguiram mediante a transformação do seu espírito arrancar-se à menoridade e iniciar então um andamento seguro.

IMAGENS:

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Mas é perfeitamente possível que um público a si mesmo se esclareça. Mais ainda, é quase inevitável, se para tal lhe for dada liberdade. Com efeito, sempre haverá alguns que pensam por si, mesmo entre os tutores estabelecidos da grande massa que, após terem arrojado de si o jugo da menoridade, espalharão à sua volta o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem para por si mesmo pensar. Importante aqui é que o público, o qual antes fora por eles sujeito a este jugo, os obriga doravante a permanecer sob ele quando por alguns dos seus tutores, pessoalmente incapazes de qualquer ilustração, é a isso incitado. Semear preconceitos é muito pernicioso, porque acabam por se vingar dos que pessoalmente, ou os seus predecessores, foram os seus autores. Por conseguinte, um público só muito lentamente pode chegar a ilustração.”

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=conhecereis+a+verdade+e+a+verdade+vos+libertar%C3%A1&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=oPorYe-OH4ff1sQP_fGuuAg&oq=conhecereis+a+&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMggIABCABBCxAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAELEDEIMBUJsQWKonYOc7aABwAHgBgAHKDogBwEWSAREwLjQuMC4yLjEuMS4wLjEuM5gBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEA&sclient=img

[KANT. RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMLNISM0? (1784) Disponível  em: < http://www.uel.br/cch/his/arqdoc/kantPDEHIS.pdf > Acesso em 29 de agosto de 2021.]

*PAZ PERPÉTUA (proposta kantiana de uma sociedade das nações):

*No seu livro À Paz Perpétua, propõe uma sociedade das nações que busque o diálogo entre todas, que contribua para o desenvolvimento delas e que não aceite a tirania. A paz, mencionada no título, pode haver, de forma contínua e até permanente, se todos os países do mundo se empenharem coletivamente em sua busca, no respeito recíproco, no empenho do diálogo e baseados em leis comuns, elaboradas coletivamente e pelas quais todos são responsáveis.

IMAGENS (ONU – Organização das Nações Unidas):

https://www.google.com/search?q=sede+da+onu&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwip5IXp3vnyAhWDFbkGHcFyDycQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

REFEFÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

CURY, Fernanda. Copérnico e a Revolução da Astronomia. São Paulo, Odysseus, 2003. (Col. Iluminados da Humanidade.)

KANT. RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMLNISM0? (1784) Disponível  em: < http://www.uel.br/cch/his/arqdoc/kantPDEHIS.pdf > Acesso em 29 de agosto de 2021.]

MARTINS, André Ferrer P. e ZANETIC, João. TEMPO: ESSE VELHO ESTRANHO CONHECIDO. Disponível em: < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200029 > Acesso em 22 de agosto de 2021.

WIKIPÉDIA. Página principal da Wikipédia. Disponível em: < https://www.wikipedia.org/ > Acessos ao longo de agosto de 2021.

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