SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
FILOSOFIA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 25 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS: ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (PARTE V)
(Prof. José Antônio Brazão.)
As
teses físicas de Aristóteles foram retomadas e reafirmadas no mundo medieval,
particularmente com o advento de traduções de muitas de suas obras, advindas
por meio do contato com islamitas, o acesso a cópias desses documentos nas
universidades e, principalmente, pelo trabalho de dois grandes intelectuais da
escolástica – Alberto Magno e seu pupilo, posteriormente professor também
universitário – Tomás de Aquino (século XIII d.C.).
IMAGENS:
Escolas muçulmanas
medievais:
Escolas monacais
(de mosteiros) e catedrais (junto a igrejas catedrais) da Idade Média:
Universidades
medievais:
Conjunto1 (imagens
de universidades medievais e ensino nelas):
Conjunto2(lista de
universidades medievais):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_universidades_medievais
Nos
dois a três séculos seguintes, o princípio da autoridade fez com que as crenças
aristotélicas ficassem incrustadas no pensamento científico e filosófico,
reforçadas até mesmo pela Palavra Divina contida nas Escrituras Sagradas e na
percepção do senso comum. Mas surgiram contestações, como as descobertas de
Nicolau Copérnico (heliocentrismo) e Galileu Galilei, a serem comparadas com as
teses aristotélicas.
O
princípio de autoridade é basicamente o seguinte: a autoridade tal diz que é
verdade. É autoridade. Portanto, não se deve contestar. É a verdade.
IMAGENS:
A autoridade bíblica:
A autoridade do papa (Igreja
Católica):
A autoridade dos santos:
A autoridade de Aristóteles:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Aristote#/media/Fichier:Aristoteles_Louvre.jpg
A autoridade de Cláudio Ptolomeu:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Claude_Ptol%C3%A9m%C3%A9e#/media/Fichier:Ptolemy_16century.jpg
Outras
autoridades, com certeza, houve naqueles tempos, tais como escritores da Igreja
Católica, intelectuais universitários e outros. O princípio de autoridade foi
reafirmado com a Contrarreforma Católica
(séculos XVI-XVIII), no intuito de buscar conter(segurar, interromper) a
Reforma Protestante. Junto com esse princípio, o Tribunal da Santa Inquisição –
responsável por investigar e prender (até matar) possíveis hereges (pessoas que
tinham ideias contrárias às ensinadas pela Igreja Católica.
Galileu
Galilei, ao contestar as teses aristotélicas e religiosas acerca do universo,
ao defender e buscar provar a certeza do sistema heliocêntrico de Copérnico,
foi preso pela Inquisição, teve que abjurar(renegar) suas ideias, caso
contrário iria para a fogueira.
ARISTÓTELES
(SÉC. IV a.C.) |
GALILEU
GALILEI (SÉC. XVII) |
*O
universo é geocêntrico (tem a Terra no Centro, com todos os astros girando ao
redor dela em órbitas circulares). IMAGENS: |
*Defendeu
o universo heliocêntrico de Nicolau Copérnico: o Sol está no centro do
universo, com todos os demais astros girando ao redor dele, incluindo a Terra
e a Lua girando ao redor desta. IMAGENS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo#/media/Ficheiro:Heliocentric.jpg |
*Universo
dividido em dois mundos: (A)o
mundo sublunar (embaixo da Lua): a TERRA, composta pelos quatro elementos de
Empédocles (terra, água, ar e fogo). Mundo sujeito ao devir (vir a ser, transformação, mudança,
movimentos [movimentos imperfeitos, no caso]; (B)o
mundo supralunar(acima da Lua e a partir dela): a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol,
Marte, Júpiter, Saturno e as estrelas fixas. Movimentos circulares. Sem
defeitos, pois feito de ÉTER (substância pura e cristalina). IMAGENS: |
*Universo
uniforme. Os astros dos céus têm defeitos semelhantes aos da Terra. Por
exemplo, como Galileu VIU pelo telescópio: manchas no Sol; crateras, montes e
vales na Lua; luas no planeta Júpiter; anéis em Saturno; uma multidão de
estrelas na Via Láctea, antes não conhecida; etc. IMAGENS: |
*O
mais pesado cai antes do mais leve no chão. |
*Com
experimentos diversos, Galileu provou
que o mais pesado e o mais leve caem ao mesmo tempo no chão. IMAGENS: |
*Física
de qualidades (quente-frio; pesado-leve; escuro-claro; etc.). |
*Início
de uma física matemática: o universo
está escrito em caracteres matemáticos, sem o entendimento dos quais não é
possível interpretar o universo. |
Como
se pode ver, a física e o entendimento do universo e da natureza realizado por
Aristóteles teve uma grande duração – mais de 2000 (dois mil) anos. Mas novas
verdades precisavam vir à tona e foi o que aconteceu.
Ainda
hoje há termos de fundo aristotélico usados no dia a dia. Por exemplo:
1) Potência
– quando se fala, por exemplo, da potência de um motor (hoje se mede em cilindradas).
2) Nascer
e pôr do Sol: termos comuns inclusive na meteorologia. Têm, lá no fundo, suas
origens na crença de um mundo geocêntrico que vai, aliás, além de Aristóteles.
3) Liceu
– nome comum, ainda hoje, em escolas de artes, de letras, instituições
literárias e outras.
4) Substância
(em Aristóteles, aquilo que subsiste a ou que subjaz ao ser [lit.: o que está embaixo, sub-], tradução latina de
termo grego) – termo comum na Química, por exemplo, para se referir a materiais
determinados utilizados nos processos químicos
ou que neles estão presentes.
5) Física
– estudo da natureza (physis, em grego). Aristóteles,
inclusive, escreveu um livro chamado Física
(é claro, a física aristotélica, vale lembrar, era qualitativa[ver acima]).
Com
certeza, Aristóteles deixou marcas profundas no pensamento ocidental e nas
ciências em geral, tendo sido um devotado estudioso e pesquisador.
REFERÊNCIAS SIMPLES:
CHAUÍ,
Marilena. O que é Ideologia? 2.ed.
São Paulo, Brasiliense, 2008. (Primeiros Passos, 13.)
WIKIPÉDIA.
Verbete Teoria aristotélica da gravitação. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_aristot%C3%A9lica_da_gravita%C3%A7%C3%A3o
> Acesso em 14 de agosto de 2021.
Livros
didáticos:
(1) Filosofando: Introdução à Filosofia.
(Martins e Arruda) (2) Convite à
Filosofia. (M. Chauí). (3) Iniciação
à Filosofia. (M. Chauí)
DIÁLOGO
INTERDISCIPLINAR: Filosofia – Sociologia – História.
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