SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
CULTURA GOIANA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA 06 DO SEGUNDO
SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA
A PROCISSÃO DO
FOGARÉU NA CIDADE DE GOIÁS (Prof. José Antônio Brazão.):
A
Procissão do Fogaréu, na Cidade de Goiás (GO), é uma procissão tradicional e
que atrai muita gente, ainda hoje, em toda Semana Santa. É uma festa muito
antiga e tem suas origens na época
colonial da história do Brasil e, particularmente, de Goiás.
É
uma procissão católica que lembra passagens dos quatro evangelhos acerca dos
momentos que antecederam a crucificação e morte de Jesus, na quinta e na
sexta-feira da Semana Santa, bem como sua ressurreição no domingo de Páscoa.
Portanto,
é uma atividade de grande devoção popular. O texto a seguir, de Luana Nunes
Martins Lima, dá uma visão boa a respeito das origens e da realização da
referida procissão.
Definição de
farricoco:
“Farricoco /ô/ (substantivo
masculino): 2. aquele que participa das procissões de penitência, vestindo
hábito escuro, com capuz, e tocando trombeta. 3. o capuz usado nessas ocasiões.
Origem
⊙ ETIM para JM, talvez ligado a ferragoilo”
(OXFORD LANGUAGES.
Dicionário Definições de Oxford Languages: Farricoco. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=etimologia+de+farricoco&oq=etimologia+de+farricoco&aqs=chrome..69i57.5278j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
> Acesso em 12 de setembro de 2021.)
A procissão do
fogaréu na cidade de goiás – identidade, cultura e território: O turismo e as
novas tendências* (Luana Nunes Martins de Lima - Universidade Federal de Goiás)
“A
Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás
De acordo com Silva (2001), a Cidade de Goiás,
Patrimônio Histórico da Humanidade desde 27 de junho de 2001, título conferido
pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),
conserva mais de 80% de sua arquitetura barroco-colonial original,
localizando-se em um belo cenário topográfico e atraindo milhares de turistas
todos os anos, em virtude de seus museus, casarios, palácios, becos, suas
igrejas e ruas, além de, em seu entorno, situar-se a Serra Dourada e grandes
áreas preservadas do cerrado. A cidade é conhecida também por sua festividade
religiosa e pela criação, no final dos anos 1990, do Festival Internacional de
Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).
Nesse
cenário, apresenta-se a festa religiosa da Procissão do Fogaréu, a qual,
segundos dados do portal da Cidade de Goiás, foi introduzida na antiga capital
pelo padre espanhol João Perestelo de Vanconcelos [Vasconcelos] Espíndola, por
volta de 1745.
A
Semana Santa da Cidade de Goiás é uma das mais exuberantes e tradicionais
festas religiosas do Brasil. A festa começa à meia noite da quarta-feira da
Semana Santa, de acordo com o calendário católico, quando as encenações sobre a
Paixão de Cristo movimentam a comunidade, que acompanha o ritual com devoção e
curiosidade. Pelas ruas da cidade, é feita a encenação das principais passagens
bíblicas que antecedem a crucificação de Cristo.” [Continua após a citação
bíblica.]
Trecho bíblico
inicial de referência:
João 18: 1 – 3:
1 Tendo terminado de
orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro
lado havia um olival, onde entrou com eles.
2 Ora,
Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se reunira
ali com os seus discípulos.
3 Então
Judas foi para o olival, levando consigo um destacamento de soldados e alguns guardas enviados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus, levando
tochas, lanternas e armas. (BÍBLIA NVI – Nova Versão Internacional).
“De
acordo com as informações disponibilizadas no portal da Cidade de Goiás, a
Procissão do Fogaréu inicia-se com uma representação do caminho que os romanos
percorreram na “caça inquisitorial” a Cristo. Quarenta homens encapuzados com
indumentárias coloridas, denominados “farricocos” [mascarados/encapuçados]
(antigamente eram doze, passando para vinte), que seriam mantenedores da ordem,
carregam tochas acesas entre as ruas escuras da cidade ao som dos tambores da
fanfarra. Habitualmente, eles partem da Igreja da Boa Morte e andam descalços pelas
velhas ruas da antiga Vila Boa.
IMAGENS:
Fazem
sua primeira parada na porta da Igreja Nossa Senhora do Rosário, diante dos
“restos da última ceia”. Neste momento, o rufar dos tambores diminui, sendo
realizada a primeira pregação (homilia) religiosa.
IMAGENS (Encenação
da Última Ceia, na Quinta-Feira Santa, à noite):
Em
seguida, os perseguidores seguem para a Igreja de São Francisco de Paula, que
representa o Monte das Oliveiras. Um dos farricocos [encapuçados], portando um
estandarte de linho pintado em duas faces (obra do artista plástico Veiga
Valle, atualmente substituído por outro, obra de Maria Veiga) que simboliza
Jesus Cristo, anuncia a prisão do Salvador ao som de um clarinete executado por
outro farricoco [encapuçado], quando então é feita a última pregação (homilia),
único ato litúrgico realizado pelo Bispo Diocesano, no pátio da Igreja de São
Francisco de Paula, contando a prisão de Jesus.
IMAGENS (Igreja de
São Francisco de Paula da Cidade de Goiás [GO]):
Logo
após a pregação, o povo acompanha os farricocos de volta à Igreja da Boa Morte,
onde se encerra a procissão.
IMAGENS:
Durante
a procissão, a companhia de energia suspende a iluminação pública. O seu
percurso pelas ruas é iluminado por quarenta tochas levadas pelos farricocos e
por outros archotes distribuídos entre o público que o acompanha.
IMAGENS (farricocos [encapuçados] carregando tochas):
Por
muitos anos, o Coral Solo, criado na década de 1970 pelos irmãos Curado e
considerado o principal conjunto vocal da cidade, entoa motetos [composições
polifônicas sacras] em latim durante a procissão. São cantadas três peças dos
Motetos dos Passos, no início (Exeamus
[(lat.) Vamos sair]), na parada do Rosário (Domine [(lat.) Senhor]) e após a prisão de Cristo
(Pater [(lat.) Pai]). A fanfarra constituída de tambores tocando marchas
rápidas foi introduzida por volta de 1965, com fim de se fazer silêncio.
A
figura dos farricocos retoma as cerimônias espanholas litúrgicas e
paralitúrgicas [além da liturgia (conjunto de cerimônias e regras de celebração
religiosas)] da Semana Santa, como as de Toledo e Sevilha, e ao período da
Inquisição. Os trajes são de origem medieval, os quais eram comumente
utilizados por penitentes, que podiam, dessa forma, expiar seus pecados sem
terem que revelar publicamente sua identidade. Originalmente, nesta cerimônia,
só os homens tinham permissão para participar.
IMAGENS:
CIDADE DE TOLEDO
(ESPANHA):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Toledo#/media/Ficheiro:Toledo_(37737041515).jpg
CIDADE DE SEVILHA
(ESPANHA):
FARRICOCOS NA
ESPANHA:
A
Procissão do Fogaréu é repleta de detalhes e os elementos nela presentes, como
a escuridão, as tochas acesas, os homens encapuzados, entre outros, criam um
clima medieval assustador e excitante de grande beleza plástica, em que a
superstição também está presente. Existem crenças populares de que o demônio
estaria solto pelas ruas da cidade nesta noite, aterrorizando todos e, em
especial, as crianças que iam para a cama mais cedo. Há também outras crendices
relacionadas à presença de personagens do folclore brasileiro, como lobisomem e
mula-sem-cabeça, sobretudo na zona rural.
IMAGENS:
Mula sem cabeça:
Lobisomem:
Ainda
segundo os dados disponíveis no site oficial da cidade, a procissão dura cerca
de uma hora e meia e é acompanhada por cerca de 10 a 15 mil pessoas todos os
anos, conforme a média divulgada pela Polícia Militar (PM). A preparação da
festa começa um dia antes, com o reconhecimento do trecho a ser percorrido
pelos integrantes, marcando o lugar de cada um no trajeto e nas paradas. No dia
da procissão, às 15 horas, é realizado o preparo das tochas e, às 19 horas, o
último ensaio antes do início da Procissão.
IMAGENS
(Preparativos para a procissão do fogaréu da Cidade de Goiás):
De
acordo com a programação divulgada em jornais e meios digitais, os eventos que
se seguem após a Procissão do Fogaréu, na quinta e na sexta-feira da Semana
Santa são, respectivamente, a representação do Lava-pés e a Paixão de Cristo.
Na Quinta-Feira Santa, é celebrada a missa do Lava-pés e a Santa Ceia na
Catedral, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e na Igreja Santa Rita. Na
Sexta-Feira Santa, as atividades começam às 6 horas, com a realização da Via
Sacra, da Catedral ao Morro do Cruzeiro e, às 15 horas, a comemoração da Cruz
na Catedral. Na sexta-feira à noite, são realizados o Canto do Perdão, na
Igreja São Francisco de Paula e o Descendimento da Cruz, na Praça do Chafariz.
O Sábado Santo é marcado por silêncio, retiro e orações, com penitência comunitária
e individual, às 19 horas, na Catedral. No Domingo de Páscoa, as atividades se
encerram com missas de manhã e à noite.” (LIMA,
Luana Nunes Martins de. A procissão do
fogaréu na cidade de goiás – identidade, cultura e território: O turismo e as
novas tendências. IN: UFG. B.goiano.geogr. Goiânia, v. 32, n. 1, p.
121-133, jan./jun. 2012.)
IMAGENS E
INFORMAÇÕES ACERCA DO PERCURSO:
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
BATISTA, Tenente Marcus Vinícius
Jorge et alii. Cultura Goiana. Primeira
Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
BOAVENTURA, Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em Goiás no século XVIII.
Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13052010-090028/publico/Tese.pdf
> Acesso ao longo de agosto de 2021.
CANÇÃO NOVA. Santo do Dia: São Jerônimo. Disponível em: < https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo-presbitero-e-doutor-da-igreja/
> Acesso em 29 de agosto de 2021.
CURTA MAIS. As dez cidades mais antigas de Goiás. Reportagem de: 05/09/2017.
Disponível em: < https://www.curtamais.com.br/goiania/as-10-cidades-mais-antigas-de-goias
> Acesso em 06 de setembro de 2021.
FRANCO, Adalva. Barroco em Goiás.
Disponível em: < http://adalvafranco.blogspot.com/2012/06/barroco-em-goias.html > Acesso em 29 de agosto de 2021.
JORNAL IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de agosto de 2021. Disponível em:
< http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias
> Acesso em 22 de agosto de 2021.
PORTAL G1-GOIÁS. Fazenda
com mais de 200 anos relembra história e cultura de Goiás. Reportagem de: 26/01/2014. Disponível
em: < http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/01/fazenda-com-mais-de-200-anos-relembra-historia-e-cultura-de-goias.html
> Acesso em 06 de setembro de 2021.
OPUS DEI. Quem foi Constantino? Disponível em: < https://opusdei.org/pt-br/article/quem-foi-constantino/ > Acesso em 29 de agosto de 2021.
OXFORD LANGUAGES. Dicionário
Definições de Oxford Languages: Farricoco. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=etimologia+de+farricoco&oq=etimologia+de+farricoco&aqs=chrome..69i57.5278j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
> Acesso em 12 de setembro de 2021.
SILVA, Washington Maciel. O POVOAMENTO DE GOIÁS E O CATOLICISMO
MILAGREIRO NA SOCIEDADE MESTIÇA. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/Washington_Maciel_Silva.pdf > Acesso em 05 de setembro de 2021.
SITES DE PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
Entreliça: na forma de
treliça. Treliça: “painel reticulado, ger. composto de ripas, e empr.
para vedar a vista sem interceptá-la completamente e sem impedir a circulação
do ar” (DEFINIÇÕES OXFORD LANGUAGES. Treliça.
Disponível em: < https://www.google.com/search?q=significado+de+entreli%C3%A7a&oq=significado+de+entreli%C3%A7a&aqs=chrome..69i57j0i13.7960j1j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
> Acesso em 06 de setembro de 2021.
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