SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS
CULTURA GOIANA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA 04 DO SEGUNDO
SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA
ARTE E
RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS: A SOCIEDADE (Prof. José Antônio
Brazão.):
Na
aula anterior falamos a respeito do barroco em Goiás e o comparamos com o de
outros lugares do Brasil, como o barroco em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e
na cidade de Salvador. A expressividade do barroco nestes lugares foi mais
acentuada que em Goiás em razão da mineração que, com certeza, foi bem maior,
principalmente em Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana e São João Del Rey são bons
exemplos). Como diz Adalva Franco:
“O Barroco em
Goiás é bem modesto, em comparação ao de Minas e ao de certas cidades
litorâneas. Uma das razões da diferença foi a falta de pessoas competentes,
pois a população era constituída em boa parte por aventureiros, na maioria de
São Paulo; outra importante razão foi a curta duração de escassos 20 anos de
ouro em Goiás. Não obstante, há remanescentes barrocos em povoações do século
XVIII, ligados ao ciclo de ouro, que em Goiás foi altamente influenciado pela
atividade dos paulistas, assim, compreende-se que não se feito lá, o que não
foi feito em São Paulo.Em Goiás o Barroco sobreviveu ao Barroco mineiro na obra
extraordinária de José Joaquim da Veiga Valle, natural de meia Ponte, um dos
mais importantes escultores goianos(1806-1874).” (FRANCO, 2012, ver referências
ao final)
IMAGENS:
Barroco mineiro:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_mineiro#/media/Ficheiro:Vista_de_ouro_preto.jpg
Barroco em Goiás:
Em
Goiás, como vimos, na cidade de Goiás (capital, então), e em Pilar de Goiás,
onde a mineração teve uma relevância maior.
No
que diz respeito à sociedade goiana (mesmo a brasileira no geral), o que a arte
do barroco nos mostra?
(1)A arte,
naqueles tempos, era (e continua sendo ainda hoje) um excelente meio de
comunicação de ideias e valores, inclusive de ensinamentos. Imagens de santos,
estátuas e desenhos ou pinturas de episódios bíblicos nas paredes, entre outras
expressões artísticas, permitiam uma visualização e até uma memorização de
fatos e valores contidas naqueles episódios.
IMAGENS:
Conjunto1:
Conjunto 2:
Conjunto 3 (Os Doze Profetas, de
Aleijadinho, em Minas Gerais):
(2)Vale lembrar
que uma grande parte da população, além
de pobre, era analfabeta. A arte religiosa barroca ajudava na visão de
acontecimentos ensinados pela igreja (ver número 1).
IMAGENS (José
Joaquim da Veiga Valle, GO):
(3)A Bíblia
católica, até por volta da década de 1960 (século XX), só era acessível aos
padres e pessoas que sabiam ler LATIM, língua do antigo Império Romano. Com o
Imperador Constantino, o cristianismo se tornou religião oficial do império.
Eis o que é dito a respeito dele:
“Flavius Valerius
Aurelius Constantinus (272-337), conhecido como Constantino I ou Constantino o
Grande, foi imperador do Império Romano do ano 306 a 337. Na História, passou
como o primeiro imperador cristão.” (OPUS DEI. Quem foi Constantino? [Citação completa nas referências.])
A
língua latina, do Império Romano, foi assimilada pela Igreja Católica, que
estruturou-se, vindo a ter sede, naquele tempo e ainda hoje, em Roma (o
Vaticano fica no coração de Roma).
A
Bíblia, traduzida para o latim por São Jerônimo (340 - 420 d.C.) a partir dos
originais hebraico-aramaicos e gregos, ficou conhecida como VULGATA. Copiada e
recopiada ao longo dos séculos.
IMAGENS:
Conjunto 1 (Trecho da Bíblia em
Latim, Gênesis, cap. 1, Nova Vulgata):
https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_vt_genesis_lt.html
Entrada
para a Nova Vulgata (uma versão nova da Vulgata de São Jerônimo, revisada):
https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_index_lt.html
Conjunto 2:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulgata#/media/Ficheiro:Bible.malmesbury.arp.jpg
Conjunto 3 (Missal em latim, livro
usado pelos padres para acompanharem a sequência de cada missa. Os missais,
hoje, são em cada língua, como o português. No Goiás colonial, em LATIM):
Em
Goiás, na época do Brasil colônia e monárquico-imperial (a seguir), as BÍBLIAS
impressas e os textos usados, como MISSAIS, nas igrejas eram em latim. A
própria MISSA era celebrada em latim! Se a sociedade tinha muitos analfabetos
(gente que não sabia ler nem escrever), menos ainda conhecedores de latim. Daí
também a importância das imagens, pinturas, esculturas, etc. Os sermões eram
feitos em português, é claro, mas todo o restante das missas era em latim. As
pregações e outras orações também em português. O catecismo era em português.
IMAGENS (Missais latinos em Goiás):
Conjunto 1:
Conjunto 2 (Missa em latim, com o
padre voltado de costas para o povo e de frente para o sacrário e o crucifixo):
Curiosamente,
até nos dias de hoje (século XXI), a Igreja Católica mantém o latim como língua
oficial do Vaticano e dos documentos expedidos por este (por exemplo,
documentos papais).
(4)Como se pode
ver, o conhecimento das letras e da cultura erudita, em Goiás e no Brasil
colônia de modo geral, estava nas mãos de poucos letrados – membros da Igreja
Católica, representantes da Coroa Portuguesa, intelectuais formados em escolas
da Igreja, entre outros poucos.
Conhecimento é poder!
IMAGENS:
(5)A produção de
ouro era feita por escravos, em grande parte, pertencentes a famílias ricas e
também a representantes do Estado português, e por mineiros (garimpeiros) particulares. O excedente (sobra) do ouro que não era
usado no comércio e na economia ia para as igrejas – inclusive as de
Goiás, ainda que, como já foi dito, não tendo a imponência de igrejas católicas
de Minas Gerais e de outros estados. Aliás, a própria Igreja Católica tinha
seus escravos, usados na construção de igrejas, prédios e para outros fins.
Havia irmandades (grupos de fiéis católicos) que disputavam para ver quem faria
igreja(s) mais bonita!
IMAGENS:
Conjunto 1
(escravos):
Conjunto2 (irmandades católicas):
Outros
elementos ou aspectos da cultura goiana no período colonial serão mostrados e
outras aulas.
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
BATISTA, Tenente Marcus Vinícius
Jorge et alii. Cultura Goiana. Primeira
Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)
BOAVENTURA, Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em Goiás no século XVIII.
Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13052010-090028/publico/Tese.pdf
> Acesso ao longo de agosto de 2021.
CANÇÃO NOVA. Santo do Dia: São Jerônimo. Disponível em: < https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo-presbitero-e-doutor-da-igreja/
> Acesso em 29 de agosto de 2021.
FRANCO, Adalva. Barroco em Goiás.
Disponível em: < http://adalvafranco.blogspot.com/2012/06/barroco-em-goias.html > Acesso em 29 de agosto de 2021.
JORNAL IMPRENSA DO CERRADO. Domingo, 22 de agosto de 2021. Disponível em:
< http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias
> Acesso em 22 de agosto de 2021.
OPUS DEI. Quem foi Constantino? Disponível em: < https://opusdei.org/pt-br/article/quem-foi-constantino/ > Acesso em 29 de agosto de 2021.
SITES DE PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE
IMAGENS,WIKIPÉDIA.
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