domingo, 29 de agosto de 2021

AULA 04 DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA ARTE E RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS: A SOCIEDADE (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

ENSINO MÉDIO – PRIMEIROS ANOS

CULTURA GOIANA– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 04 DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 DE CULTURA GOIANA

ARTE E RELIGIOSIDADE NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO DE GOIÁS: A SOCIEDADE (Prof. José Antônio Brazão.):

Na aula anterior falamos a respeito do barroco em Goiás e o comparamos com o de outros lugares do Brasil, como o barroco em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na cidade de Salvador. A expressividade do barroco nestes lugares foi mais acentuada que em Goiás em razão da mineração que, com certeza, foi bem maior, principalmente em Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana e São João Del Rey são bons exemplos). Como diz Adalva Franco:

“O Barroco em Goiás é bem modesto, em comparação ao de Minas e ao de certas cidades litorâneas. Uma das razões da diferença foi a falta de pessoas competentes, pois a população era constituída em boa parte por aventureiros, na maioria de São Paulo; outra importante razão foi a curta duração de escassos 20 anos de ouro em Goiás. Não obstante, há remanescentes barrocos em povoações do século XVIII, ligados ao ciclo de ouro, que em Goiás foi altamente influenciado pela atividade dos paulistas, assim, compreende-se que não se feito lá, o que não foi feito em São Paulo.Em Goiás o Barroco sobreviveu ao Barroco mineiro na obra extraordinária de José Joaquim da Veiga Valle, natural de meia Ponte, um dos mais importantes escultores goianos(1806-1874).” (FRANCO, 2012, ver referências ao final)

IMAGENS:

Barroco mineiro:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_mineiro#/media/Ficheiro:Vista_de_ouro_preto.jpg

Barroco em Goiás:

https://www.google.com/search?q=artistas+do+barroco+em+goi%C3%A1s&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiUja-Dp9byAhWfGbkGHRXyAMMQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Em Goiás, como vimos, na cidade de Goiás (capital, então), e em Pilar de Goiás, onde a mineração teve uma relevância maior.

No que diz respeito à sociedade goiana (mesmo a brasileira no geral), o que a arte do barroco nos mostra?

(1)A arte, naqueles tempos, era (e continua sendo ainda hoje) um excelente meio de comunicação de ideias e valores, inclusive de ensinamentos. Imagens de santos, estátuas e desenhos ou pinturas de episódios bíblicos nas paredes, entre outras expressões artísticas, permitiam uma visualização e até uma memorização de fatos e valores contidas naqueles episódios.

IMAGENS:

Conjunto1:

https://www.google.com/search?q=interior+de+igrejas+barrocas+em+goi%C3%A1s&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjGgdPnp9byAhWEGLkGHU14Co0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 2:

https://www.google.com/search?q=afrescos+barrocos+em+goi%C3%A1s&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwifmZavqNbyAhWEA9QKHWNDDf4Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Conjunto 3 (Os Doze Profetas, de Aleijadinho, em Minas Gerais):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_profetas_de_Aleijadinho#/media/Ficheiro:Sanctuary_of_Bom_Jesus_do_Congonhas.jpg

(2)Vale lembrar que uma grande parte da população, além de pobre, era analfabeta. A arte religiosa barroca ajudava na visão de acontecimentos ensinados pela igreja (ver número 1).

IMAGENS (José Joaquim da Veiga Valle, GO):

https://www.google.com/search?source=univ&tbm=isch&q=obras+do++veiga+valle&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjH-aiYqdbyAhUJqpUCHZ__AU0Q7Al6BAggEE8&biw=1242&bih=597

(3)A Bíblia católica, até por volta da década de 1960 (século XX), só era acessível aos padres e pessoas que sabiam ler LATIM, língua do antigo Império Romano. Com o Imperador Constantino, o cristianismo se tornou religião oficial do império. Eis o que é dito a respeito dele:

“Flavius Valerius Aurelius Constantinus (272-337), conhecido como Constantino I ou Constantino o Grande, foi imperador do Império Romano do ano 306 a 337. Na História, passou como o primeiro imperador cristão.” (OPUS DEI. Quem foi Constantino? [Citação completa nas referências.])

A língua latina, do Império Romano, foi assimilada pela Igreja Católica, que estruturou-se, vindo a ter sede, naquele tempo e ainda hoje, em Roma (o Vaticano fica no coração de Roma).

A Bíblia, traduzida para o latim por São Jerônimo (340 - 420 d.C.) a partir dos originais hebraico-aramaicos e gregos, ficou conhecida como VULGATA. Copiada e recopiada ao longo dos séculos.

IMAGENS:

Conjunto 1 (Trecho da Bíblia em Latim, Gênesis, cap. 1, Nova Vulgata):

https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_vt_genesis_lt.html

Entrada para a Nova Vulgata (uma versão nova da Vulgata de São Jerônimo, revisada):

https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_index_lt.html

Conjunto 2:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulgata#/media/Ficheiro:Bible.malmesbury.arp.jpg

Conjunto 3 (Missal em latim, livro usado pelos padres para acompanharem a sequência de cada missa. Os missais, hoje, são em cada língua, como o português. No Goiás colonial, em LATIM):

https://www.google.com/search?q=missal+em+latim+aberto&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjil6rAq9byAhX0ILkGHWgBAvYQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Em Goiás, na época do Brasil colônia e monárquico-imperial (a seguir), as BÍBLIAS impressas e os textos usados, como MISSAIS, nas igrejas eram em latim. A própria MISSA era celebrada em latim! Se a sociedade tinha muitos analfabetos (gente que não sabia ler nem escrever), menos ainda conhecedores de latim. Daí também a importância das imagens, pinturas, esculturas, etc. Os sermões eram feitos em português, é claro, mas todo o restante das missas era em latim. As pregações e outras orações também em português. O catecismo era em português.

IMAGENS (Missais latinos em Goiás):

Conjunto 1:

https://www.google.com/search?q=missais+em+latim+em+goi%C3%A1s&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjT_ZGVrNbyAhUULLkGHawSBq0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597 

Conjunto 2 (Missa em latim, com o padre voltado de costas para o povo e de frente para o sacrário e o crucifixo):

https://www.google.com/search?q=missais+em+latim+em+goi%C3%A1s&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjT_ZGVrNbyAhUULLkGHawSBq0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597#imgrc=N1jE9QpQK2fTmM

Curiosamente, até nos dias de hoje (século XXI), a Igreja Católica mantém o latim como língua oficial do Vaticano e dos documentos expedidos por este (por exemplo, documentos papais).

(4)Como se pode ver, o conhecimento das letras e da cultura erudita, em Goiás e no Brasil colônia de modo geral, estava nas mãos de poucos letrados – membros da Igreja Católica, representantes da Coroa Portuguesa, intelectuais formados em escolas da Igreja, entre outros poucos.  Conhecimento é poder!

IMAGENS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Goi%C3%A1s#/media/Ficheiro:Goi%C3%A1s_in_Brazil_(1822).svg

(5)A produção de ouro era feita por escravos, em grande parte, pertencentes a famílias ricas e também a representantes do Estado português, e por  mineiros (garimpeiros) particulares. O excedente (sobra) do ouro que não era usado no comércio e na economia ia para as igrejas – inclusive as de Goiás, ainda que, como já foi dito, não tendo a imponência de igrejas católicas de Minas Gerais e de outros estados. Aliás, a própria Igreja Católica tinha seus escravos, usados na construção de igrejas, prédios e para outros fins. Havia irmandades (grupos de fiéis católicos) que disputavam para ver quem faria igreja(s) mais bonita!

IMAGENS:

Conjunto 1 (escravos):

https://www.google.com/search?q=escravos+em+goi%C3%A1s+no+s%C3%A9culo+XVIII&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjx3qOCsNbyAhUfI7kGHU4GAGgQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Conjunto2 (irmandades católicas):

https://www.google.com/search?q=irmandades+cat%C3%B3licas+no+goi%C3%A1s+colonial&tbm=isch&hl=pt-BR&chips=q:irmandades+cat%C3%B3licas+no+goi%C3%A1s+colonial,online_chips:irmandades+religiosas:ECfe2VSrrRI%3D&sa=X&ved=2ahUKEwiQkt_IsNbyAhUwuJUCHdeBBpMQ4lYoAnoECAEQFQ&biw=1226&bih=597#imgrc=Eq2rVNneJxBGNM

Outros elementos ou aspectos da cultura goiana no período colonial serão mostrados e outras aulas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

BATISTA, Tenente Marcus Vinícius Jorge et alii. Cultura Goiana. Primeira Sério do Ensino Médio. Goiás, 2021. (Apostila)

BOAVENTURA, Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em Goiás no século XVIII. Disponível em: < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13052010-090028/publico/Tese.pdf > Acesso ao longo de agosto de 2021.

CANÇÃO NOVA. Santo do Dia: São Jerônimo. Disponível em: < https://santo.cancaonova.com/santo/sao-jeronimo-presbitero-e-doutor-da-igreja/ > Acesso em 29 de agosto de 2021.

FRANCO, Adalva. Barroco em Goiás. Disponível em: < http://adalvafranco.blogspot.com/2012/06/barroco-em-goias.html  > Acesso em 29 de agosto de 2021.

JORNAL IMPRENSA DO CERRADO.  Domingo, 22 de agosto de 2021. Disponível em: < http://www.imprensadocerrado.com.br/materia/298/pilar-de-goias-o-maior-conjunto-barroco-de-goias > Acesso em 22 de agosto de 2021.

OPUS DEI. Quem foi Constantino? Disponível em: < https://opusdei.org/pt-br/article/quem-foi-constantino/   > Acesso em 29 de agosto de 2021.

SITES DE PESQUISA: GOOGLE, GOOGLE IMAGENS,WIKIPÉDIA.

 

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