domingo, 20 de junho de 2021

AULA ZOOM 20 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3: POLÍTICA NA IDADE MODERNA (REVISÃO: parte 2) (Prof. José Antônio Brazão):

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – TERCEIROS ANOS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 20 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3:

Diálogo interdisciplinar com Língua Portuguesa, a História e a Arte, Sociologia.

POLÍTICA:

POLÍTICA NA IDADE MODERNA (REVISÃO: parte 2) (Prof. José Antônio Brazão)

ASPECTOS

THOMAS HOBBES (SÉCULO XVII)

JEAN-JACQUES ROUSSEAU (SÉCULO XVIII)

LIVRO

LEVIATÃ

O CONTRATO SOCIAL

PONTO DE PARTIDA

No estado de natureza os homens são verdadeiros lobos uns dos outros (Homo homini lúpus = O homem é o lobo do homem). O conflito é constante e põe em risco a vida das pessoas. “As paixões que fazem os homens tender para a paz são o medo da morte, o desejo daquelas coisas que são necessárias para a vida confortável e a esperança de consegui-las através do trabalho. E a razão sugere adequadas normas de paz, em torno das quais os homens podem chegar a acordo. Essas normas são aquelas a que (...) se chamam leis da natureza.” (Hobbes). (FILOSOFANDO, Ed. 1994, p. 214.)

No estado de natureza os homens são bons, carregando consigo a bondade. Mas nem tudo é perfeito, como se poderá ver na imposição do primeiro contrato sobre os mais fracos. “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredita-lo.” (Rousseau). (Idem ibidem, p. 228). No Emílio ou Da Educação, por exemplo, propõe uma forma de reencontro com a natureza, ainda que não seja um retorno pleno como já existiu outrora. A Educação pode ser um caminho.

IMAGENS (INGLATERRA E EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII): https://www.google.com/search?q=inglaterra+e+europa+no+s%C3%A9culo+xvii&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjg2Ki0_qbxAhWdqJUCHZgdAKkQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

IMAGENS (GRANDES NAVEGAÇÕES A PARTIR DOS FINS DO SÉCULO XV):

https://www.google.com/search?q=grandes+navega%C3%A7%C3%B5es&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiOo5e92JXxAhUIrZUCHeORCXYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

SOCIEDADE

A sociedade formou-se a partir do momento em que as pessoas abdicaram do poder sobre si mesmas, em favor de um governante cujos poderes seriam absolutos e incontestáveis.

A sociedade formou-se a partir do momento em que os mais poderosos tomaram terras e bens antes coletivos e impuseram um contrato injusto que todos deveriam aceitar (ver citação acima).

IMAGENS (RENASCIMENTO CULTURAL):

https://www.google.com/search?q=obras+do+renascimento+cultural&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi5wI-L2ZXxAhXnrZUCHS-5DAUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

IMAGENS (RENASCIMENTO CIENTÍFICO):

https://www.google.com/search?q=Renascimento+cient%C3%ADfico&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjn8sbD2ZXxAhUyqJUCHcsjB10Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

GOVERNANTE

O governante pode ser um rei ou uma assembleia, dispondo de poder absoluto, inclusive sobre a vida e a morte dos súditos em nome do bem do Estado e da sociedade. Nele unem-se o poder civil, militar e religioso. Deve ser astuto, conservando o poder que lhe foi dado pelos súditos.

O governante é representante da maioria, a partir do pacto social e da vontade geral. A soberania, de fato, não é “senão o exercício da vontade geral. (...) O poder pode transmitir-se; não, porém, a vontade.” (J.J.ROUSSEAU). (Id. Ibid., p. 229)

IMAGENS (O LEVIATÃ, de HOBBES; O LEVIATÃ, da Bíblia):

https://www.google.com/search?q=leviat%C3%A3+de+hobbes&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwip16PKgKfxAhWKq5UCHQwYAKEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

https://www.google.com/search?q=leviat%C3%A3&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjqu_-ygKfxAhXxqZUCHdYTAssQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

IMAGENS (REFORMA PROTESTANTE, DESDE O SÉCULO XVI):

https://www.google.com/search?q=reformadores+protestantes+na+europa&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi5wKGvgafxAhWAppUCHS48C80Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

PODER

O poder do soberano é absoluto, incontestável e indivisível, tendo em vista a entrega do poder de cada um sobre si para ele. E tem também o poder de punir quem quer que conteste seu poder.

O poder deve emanar do pacto social e da vontade geral (vontade da maioria). A vontade geral, isto é, da maioria dos cidadãos, é inalienável (não pode ser passada para outras pessoas) e deve ser respeitada pelo(s) governante(s).

IMAGENS (THOMAS HOBBES):

Conjunto 1:

https://it.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes#/media/File:Thomas_Hobbes_(portrait).jpg

Conjunto 2:

https://es.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes#/media/Archivo:Thomas_Hobbes_(portrait).jpg

IMAGENS (J.J.ROUSSEAU):

Conjunto 1:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau#/media/Fichier:Jean-Jacques_Rousseau_(painted_portrait).jpg

Conjunto 2:

https://it.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau#/media/File:Jean-Jacques_Rousseau_(painted_portrait).jpg

AÇÕES

O governante todo-poderoso deve cuidar pela garantia da propriedade e da vida dos cidadãos: “o pacto visa garantir os interesses dos indivíduos, sua conservação e sua propriedade” (Filosofando, 1994, p. 212).

Um novo contrato, um contrato social, deve ser aceito de forma livre por todos, cujas bases devem ser o pacto social (pacto em que os que aceitarem deverão abdicar de suas riquezas em benefício da coletividade) e a vontade geral (vontade da maioria).

ONLINE:

HOBBES, Thomas. LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf > Acesso em 20 de junho de 2021.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Disponível em: < https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/o-contrato-social.pdf > Acesso em 20 de junho de 2021.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Disponível em: < http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/16096/material/DO%20CONTRATO%20SOCIAL%20ROSSEAU.pdf  > Acesso em 20 de junho de 2021.

Ambos os livros podem ser encontrados em forma de áudio-livros no YOUTUBE.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena et alii. Filosofia Primeira: Lições Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR > Acesso em 18 de abril de 2021.

HOBBES, Thomas. LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf > Acesso em 20 de junho de 2021.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4377771/mod_resource/content/1/O-PR%C3%8DNCIPE-NICOLAU-MAQIAVEL.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.

MORE, Thomas. Utopia. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000070.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.

MORE, Thomas. Utopia. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=2301 > Acesso em 06 de junho de 2021.

ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Disponível em: < https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/o-contrato-social.pdf > Acesso em 20 de junho de 2021.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acessos ao longo de abril de 2021.

 

Nenhum comentário: