domingo, 13 de junho de 2021

AULA ZOOM 18 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3: POLÍTICA NA IDADE MODERNA (REVISÃO: parte 1) (Prof. José Antônio Brazão): [RETOMADA]

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – TERCEIROS ANOS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 18 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3:

Diálogo interdisciplinar com Língua Portuguesa, a História e a Arte, Sociologia.

POLÍTICA:

POLÍTICA NA IDADE MODERNA (REVISÃO: parte 1) (Prof. José Antônio Brazão): [RETOMADA]

ASPECTOS

NICOLAU MAQUIAVEL (SÉCULO XVI)

THOMAS MORE (THOMAS MORUS)

(SÉCULO XVI)

LIVRO

O PRÍNCIPE

UTOPIA

PONTO DE PARTIDA

*Itália dividida em pequenos principados.

*Os homens não são confiáveis. Maquiavel não idealiza as pessoas, parte da realidade e dos conhecimentos de casos históricos que conhecia. Maquiavel era um leitor assíduo dos antigos. “(...)quanto ao exercício do pensamento, o príncipe deve ler histórias de países e considerar as ações dos grandes homens, observar como se conduziram nas guerras, examinar as razões de suas vitórias e derrotas, para poder fugir destas e imitar aquelas.” (MAQUIAVEL, trecho de O Príncipe, citado no livro FILOSOFANDO, ed. 1994: p. 208).

A sociedade europeia de seu tempo manifestava, ao mesmo tempo, a euforia da riqueza advinda das grandes navegações, mas também os cercamentos para produção de lã, a expulsão consequente de muita gente dos campos e o empobrecimento de muita gente. Thomas More parte da realidade injusta que via na sociedade europeia, particularmente a inglesa, de seus tempo (miséria, pobreza, conflitos) que vê e sobre elas reflete bem. Tem um olhar filosófico e cristão (era católico praticante em uma Inglaterra que veio a se tornar protestante com o rei Henrique VIII).

IMAGENS (ITÁLIA NO SÉCULO XV):

https://www.google.com/search?q=it%C3%A1lia+no+s%C3%A9culo+XV&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj33auf2JXxAhXPqpUCHft2CpQQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

IMAGENS (GRANDES NAVEGAÇÕES A PARTIR DOS FINS DO SÉCULO XV):

https://www.google.com/search?q=grandes+navega%C3%A7%C3%B5es&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiOo5e92JXxAhUIrZUCHeORCXYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

SOCIEDADE

A sociedade não é confiável, cabendo ao governante buscar ser mais temido que amado: “(...)é muito mais seguro ser temido que amado, quando se tenha que falhar numa das duas” (MAQUIAVEL, idem.).

More fala de uma sociedade ideal, que habita na ilha de Utopia, justa e íntegra, em que os bens sociais são postos a serviço de todos. Nela também a ciência é desenvolvida e a serviço de todos. Todos devem trabalhar pelo bem comum.

IMAGENS (RENASCIMENTO CULTURAL):

https://www.google.com/search?q=obras+do+renascimento+cultural&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi5wI-L2ZXxAhXnrZUCHS-5DAUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

IMAGENS (RENASCIMENTO CIENTÍFICO):

https://www.google.com/search?q=Renascimento+cient%C3%ADfico&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjn8sbD2ZXxAhUyqJUCHcsjB10Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

GOVERNANTE

Maquiavel apresenta em seu livro um comentário sobre o poder, sem idealização, o poder real e os meios de consegui-lo e mantê-lo. O príncipe (governante) deve ser poderoso, temível e astuto: “(...)cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel” (MAQUIAVEL, id.ibid., p. 208), mas usar de forma conveniente tal piedade.

O governo de Utopia é justo, formado por uma comissão, não se deixando levar pela corrupção, mas preocupado com a coletividade e o bem comum. Modelos: os governantes—filósofos(as) que aparecem na República, de Platão, e seguramente as comunidades cristãs primitivas (More conhecia bem o pensamento cristão e as Escrituras Sagradas). Também: A Cidade de Deus, de Santo Agostinho, e a Nova Jerusalém, citada no final do livro do Apocalipse (bíblico).

IMAGENS (FAMÍLIA MÉDICI – FAMÍLIA RICA ITALIANA DO RENASCIMENTO):

https://en.wikipedia.org/wiki/House_of_Medici#/media/File:Coat_of_arms_of_the_House_of_Medici_(Baroque_period_representation)_-_type_2.svg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_dos_M%C3%A9dici#/media/Ficheiro:COA_french_queen_Marie_de_M%C3%A9dicis.svg

IMAGENS (CERCAMENTOS NA INGLATERRA DOS SÉCULOS XVI E XVII): (Thomas More os denuncia, pois expulsaram muitos camponeses do campo, para criarem carneiros e produzirem lã, levando aquelas pessoas à pobreza.)

https://www.google.com/search?q=cercamentos+inglaterra&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiNtfjV2pXxAhV9qZUCHakYCNkQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

PODER

O príncipe (governante) não deve dividir o poder, mas cuidar para que ele permaneça em suas mãos. E é necessário que ele “aprenda a poder ser mal e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade.” (MAQUIAVEL, id. Ibid., p. 209)

O poder é posto a serviço, efetivamente, de toda a sociedade, do bem comum. Não corrupto. (Ideal)

IMAGENS (THOMAS MORE):

https://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_More#/media/File:Hans_Holbein,_the_Younger_-_Sir_Thomas_More_-_Google_Art_Project.jpg

IMAGENS (A ILHA DE UTOPIA, SEGUNDO THOMAS MORE):

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Utopia_(livro)#/media/Ficheiro:Utopia.jpg

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Utopia_(book)#/media/File:Isola_di_Utopia_Moro.jpg

IMAGENS (CÉSAR BÓRGIA, GRANDE GOVERNANTE E COMANDANTE ITALIANO, MENCIONADO POR MAQUIAVEL):

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_B%C3%B3rgia#/media/Ficheiro:Cesareborgia.jpg

https://it.wikipedia.org/wiki/Cesare_Borgia#/media/File:Cesareborgia.jpg (COM MAIS IMAGENS)

AÇÕES

O príncipe não deve confiar nas pessoas cegamente, deve buscar ser temido, mas não deve ser mero ditador, devendo cuidar da vida e do bem dos súditos, sabendo fazer o bem e até o mal a estes, nos momentos certos e das maneiras devidas, para assegurar sua aceitação (apoio) e seu poder.

As ações dos governantes e da sociedade de Utopia dirigem-se ao bem coletivo, usando o desenvolvimento técnico e científico em favor de todos. Todo mundo deve trabalhar em prol da coletividade.

OBS.: Francis Bacon, um outro filósofo inglês, se inspirou no livro de More para escrever Nova Atlântida, um livro inacabado, pois faleceu antes de o terminar, mas também muito interessante.

ONLINE:

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4377771/mod_resource/content/1/O-PR%C3%8DNCIPE-NICOLAU-MAQIAVEL.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.

MORE, Thomas. Utopia. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000070.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.

OU

MORE, Thomas. Utopia. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=2301 > Acesso em 06 de junho de 2021.

Ambos os livros podem ser encontrados em forma de áudio-livros no YOUTUBE.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena et alii. Filosofia Primeira: Lições Introdutórias. 7.ed. São Paulo, Brasiliense, 1987.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR > Acesso em 18 de abril de 2021.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4377771/mod_resource/content/1/O-PR%C3%8DNCIPE-NICOLAU-MAQIAVEL.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.

MORE, Thomas. Utopia. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000070.pdf > Acesso em 06 de junho de 2021.

MORE, Thomas. Utopia. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=2301 > Acesso em 06 de junho de 2021.

ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acessos ao longo de abril de 2021.

 

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