SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO – SEGUNDO ANO
FILOSOFIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 16 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS:
TEORIA
DO CONHECIMENTO(Tabela-resumo 1)
(Prof.
José Antônio Brazão.)
Texto e imagens (imagens abaixo, mostrar)
PENSADOR |
RENÉ DESCARTES
(SÉC. XVII) |
JOHN LOCKE (SÉC.
XVII\XVIII) |
DAVID HUME (SÉC. XVIII) |
LIVRO |
Meditações Sobre a Filosofia Primeira [ou
Meditações]. Discurso do
Método. |
Ensaio acerca do Entendimento Humano. |
Investigação sobre o entendimento humano. Tratado da Natureza Humana. |
CORRENTE
FILOSÓFICA |
Racionalismo. |
Empirismo (do
grego empiria = experiência). |
Empirismo. |
FONTE PRINCIPAL
DO CONHECIMENTO |
A RAZÃO. A
experiência é importante, mas enganosa. Ex.: a colher aparentemente quebrada
no copo d’água. |
Experiência – o
contato direto com a realidade (o mundo) por meio da experiência sensorial
(dos sentidos) |
Experiência
sensorial. |
PONTO DE PARTIDA |
O sujeito
cognoscente (que conhece), racional. |
O objeto (a
realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial. |
Objeto (a
realidade sensível), experienciado pela percepção sensorial. |
DESTAQUE EM SUA
PESQUISA |
Dúvida metódica
ou hiperbólica. Metódica: tomada como método (método, gr. = caminho; pelo caminho). |
Mente: tabula rasa (lat. = papel em branco).
A mente é um papel em branco no qual nada foi escrito. A experiência escreve. |
Hábito (ou
costume): percepção repetida de experiências sensíveis de um fenômeno ou de
fenômenos similares. |
POSIÇÃO QUANTO
AO INATISMO |
Existem ideias
inatas, isto é, ideias que nascem conosco. Ex.: Cogito [Eu penso], Deus. |
Não existem
ideias inatas. A mente é uma tabula rasa ao nascer. |
Não existem
ideias inatas. O conhecimento (na mente):
por meio da experiência e do hábito. |
CONTATO COM A
CIÊNCIA DE SEU TEMPO |
Nicolau
Copérnico (heliocentrismo), Galileu Galilei e outros. |
Isaac Newton e
suas descobertas. |
Ciência
newtoniana. |
Só para lembrar:
CINCO SENTIDOS (experiência
sensível – empeiria/empiria):
OLFATO:
TATO:
PALADAR:
https://exame.com/casual/os-23-alimentos-mais-perigosos-do-mundo/
AUDIÇÃO:
Sons da natureza:
Música popular:
Música clássica (erudita):
Instrumentos musicais
Sons: de aviso, de alarmes, de
perigos, etc. ...
VISÃO:
Instrumentos que ampliam a visão:
DÚVIDA:
RAZÃO (ex.: o cérebro):
IDEIAS:
OS ANIMAIS SÃO MÁQUINAS, SEGUNDO
DESCARTES:
OBS.: Todos os colchetes, anotações
dentro destes e os grifos nos textos acima são meus. Usei-os para ajudar no
esclarecimento e na separação de partes, ajudando na exposição. (Prof. José
Antônio Brazão.)
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
FERREIRA, Aurélio Buarque de
Holanda. MiniAurélio Século XXI Escolar.
São Paulo, Nova Fronteira, 2001.
GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: < https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR
> Acessos ao longo de abril e maio de 2021.
HUME, David. Seção II: Da Origem
das Ideias. IN: ______________________. Investigação
acerca do entendimento humano. Disponível em: < https://docente.ifrn.edu.br/rodrigovidal/disciplinas/epistemologia-da-ciencia-2012.2/texto-de-david-hume-investigacao-acerca-do-entendimento-humano/view
> Acesso em 09 de maio de 2021.
STANTFORD ENCYCLOPEDIA OF
PHILOSOPHY. John Locke. Disponível
em: < http://plato.stanford.edu/entries/locke/
> Acesso entre abril e maio de 2021.
STANFORD ENCLYCLOPEDIA OF
PHILOSOPHY. David Hume. Disponível
em: < http://plato.stanford.edu/entries/hume/
> Acesso entre abril e maio de 2021.
WIKIPÉDIA. Verbetes: Empirismo, Francis Bacon, John Locke, David
Hume. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em abril/maio de 2021.
YOUTUBE. Como eram feitos os manuscritos medievais. Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=6lT2cSIl9Ek > Acesso em 14
de março de 2021.
YOUTUBE. Iluminuras Medievais. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9GotZ1M-ug4
> Acesso em 14 de março de 2021.
*OBSERVAÇÃO: Comparar o medieval
com o moderno.
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