terça-feira, 11 de maio de 2021

AULA ZOOM 14 DE SOCIOLOGIA - PRIMEIROS ANOS E EP1: CULTURA E SOCIEDADE (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 14 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

CULTURA E SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E IDEOLOGIA:

 TEXTO DE AFRÂNIO SILVA E OUTROS (PARTE DO PREFÁCIO):

Trecho 1: “A palavra cultura tem diversas origens e usos. Entretanto, para a Sociologia, ela é a base sobre a qual as sociedades humanas constroem seus diferentes modos de vida. É por meio da cultura que buscamos soluções para nossos problemas cotidianos, interpretamos a realidade que nos cerca e produzimos novas formas de interação social.”

IMAGENS:

Origem da palavra cultura (cultura, originalmente, é cultivo, plantio):

https://www.google.com/search?q=cultivo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi_lZCZpsDwAhU_pZUCHbN9C6AQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1242&bih=597

Cultura (criações artísticas, científicas, manifestações da vida de cada povo ou grupo...):

https://www.google.com/search?q=cultura&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiN2cXJpsDwAhWQpZUCHXZNDKoQ_AUoAnoECAIQBA&biw=1242&bih=597

Trecho 2: “A maneira pela qual estruturamos a economia, nossas formas de organização política, as normas e os valores que orientam nossas ações, todos esses elementos estão presentes na cultura. Por sua vez, a cultura é resultado das nossas ações sociais. As práticas, os saberes e sua aplicação pela coletividade resultam num conjunto de conhecimentos que orientam nossa ação no mundo e nos permitem reconhecer, explicar e construir a realidade social.”

IMAGENS:

Costumes europeus:

https://www.google.com/search?q=costumes+europeus&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj1x-idqMDwAhX_lJUCHfv-DZgQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Costumes indígenas:

https://www.google.com/search?q=costumes+ind%C3%ADgenas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjyrZ_qqMDwAhWhpZUCHfsnBSUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Costumes africanos:

https://www.google.com/search?q=costumes+africanos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjdmMOxqcDwAhUvqZUCHTGXDv4Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Costumes norte-americanos:

https://www.google.com/search?q=costumes+norte+americanos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj5kZeIqcDwAhXrqpUCHa3yB0oQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Costumes da Oceania:

https://www.google.com/search?q=pessoas+da+oceania&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjqq_DiqcDwAhW4lZUCHaJ0BsAQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 3: “Porém, a construção da cultura não ocorre de maneira harmônica e igualitária. Ela é marcada por conflitos e relações desiguais entre os diversos grupos humanos. Por exemplo, quando exaltamos a diversidade cultural brasileira, não podemos nos esquecer de que boa parte da cultura popular sofre preconceito e que os processos históricos que geram essas expressões culturais foram e são marcados por conflitos nos quais negros, mulheres, nordestinos, indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas e outras minorias sociais são geralmente considerados cidadãos de segunda classe e suas contribuições para a formação da cultura são relegadas [deixadas de lado] a um plano interior.”

IMAGENS:

Povos componentes do Brasil:

https://www.google.com/search?q=povos+do+brasil&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjs1JLFqsDwAhUrqpUCHQfmAJYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 4: “Entretanto, a história nos mostra que, diante de interesses políticos e comerciais, as classes dominantes incorporam essas práticas, saberes e costumes ao padrão [modelo] cultural estabelecido [por essas mesmas classes dominantes].”

IMAGENS (Manipulação cultural):

https://www.google.com/search?q=manipula%C3%A7%C3%A3o+cultural&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiPyIuBrcDwAhX-rJUCHcS9CVcQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Trecho 5: “Uma forma de perceber como esse processo de construção da cultura ocorre no cotidiano é pensar sua realidade como estudante. Os conhecimentos, as normas, os valores e as ações pedagógicas com que você interage no espaço escolar são produzidos em contextos [realidades...] históricos específicos e por grupos que têm interesse em sua formação.”

IMAGENS (Escola):

https://www.google.com/search?q=escola&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj26YDprcDwAhWZqZUCHbp9DogQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Trecho 6: “Muitas vezes, os saberes que você traz para a escola ou sua experiência de vida e sua realidade social são ignorados no processo educativo. Assim, sua formação e a maneira como você constrói suas opiniões e como age em seu dia a dia, os comportamentos com os quais se identifica, entre tantas outras coisas, podem não representar o modo como os grupos dos quais você faz parte representam a realidade.”

IMAGENS:

Cultura popular:

https://www.google.com/search?q=cultura+popular&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwieh8a3rsDwAhXNr5UCHa0_DfoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Cultura erudita:

https://www.google.com/search?q=cultura+erudita&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiJnYfSrsDwAhWZq5UCHVsDBJgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Pessoas lendo:

https://www.google.com/search?q=pessoas+lendo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwitu9WBr8DwAhVfppUCHW54CbEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Cultura científica:

https://www.google.com/search?q=descobertas+cient%C3%ADficas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiJh9Wsr8DwAhVkqJUCHQwzDMEQ_AUoA3oECAIQBQ&biw=1242&bih=597

Texto extraído de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)

OBSERVAÇÃO: O texto original foi dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

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