SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 14 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
CULTURA E
SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E
IDEOLOGIA:
TEXTO DE AFRÂNIO SILVA E OUTROS (PARTE DO
PREFÁCIO):
Trecho 1:
“A palavra cultura tem diversas origens e usos. Entretanto, para a Sociologia,
ela é a base sobre a qual as sociedades humanas constroem seus diferentes modos
de vida. É por meio da cultura que buscamos soluções para nossos problemas
cotidianos, interpretamos a realidade que nos cerca e produzimos novas formas
de interação social.”
IMAGENS:
Origem da palavra cultura (cultura,
originalmente, é cultivo, plantio):
Cultura (criações artísticas,
científicas, manifestações da vida de cada povo ou grupo...):
Trecho 2:
“A maneira pela qual estruturamos a economia, nossas formas de organização
política, as normas e os valores que orientam nossas ações, todos esses
elementos estão presentes na cultura. Por sua vez, a cultura é resultado das nossas
ações sociais. As práticas, os saberes e sua aplicação pela coletividade
resultam num conjunto de conhecimentos que orientam nossa ação no mundo e nos
permitem reconhecer, explicar e construir a realidade social.”
IMAGENS:
Costumes europeus:
Costumes indígenas:
Costumes africanos:
Costumes norte-americanos:
Costumes da Oceania:
Trecho 3:
“Porém, a construção da cultura não ocorre de maneira harmônica e igualitária.
Ela é marcada por conflitos e relações desiguais entre os diversos grupos
humanos. Por exemplo, quando exaltamos a diversidade cultural brasileira, não
podemos nos esquecer de que boa parte da cultura popular sofre preconceito e
que os processos históricos que geram essas expressões culturais foram e são
marcados por conflitos nos quais negros, mulheres, nordestinos, indígenas,
quilombolas, comunidades ribeirinhas e outras minorias sociais são geralmente considerados
cidadãos de segunda classe e suas contribuições para a formação da cultura são
relegadas [deixadas de lado] a um plano interior.”
IMAGENS:
Povos componentes do Brasil:
Trecho 4:
“Entretanto, a história nos mostra que, diante de interesses políticos e
comerciais, as classes dominantes incorporam essas práticas, saberes e costumes
ao padrão [modelo] cultural estabelecido [por essas mesmas classes dominantes].”
IMAGENS (Manipulação cultural):
Trecho 5:
“Uma forma de perceber como esse processo de construção da cultura ocorre no
cotidiano é pensar sua realidade como estudante. Os conhecimentos, as normas,
os valores e as ações pedagógicas com que você interage no espaço escolar são
produzidos em contextos [realidades...] históricos específicos e por grupos que
têm interesse em sua formação.”
IMAGENS (Escola):
Trecho 6:
“Muitas vezes, os saberes que você traz para a escola ou sua experiência de
vida e sua realidade social são ignorados no processo educativo. Assim, sua
formação e a maneira como você constrói suas opiniões e como age em seu dia a
dia, os comportamentos com os quais se identifica, entre tantas outras coisas,
podem não representar o modo como os grupos dos quais você faz parte
representam a realidade.”
IMAGENS:
Cultura popular:
Cultura erudita:
Pessoas lendo:
Cultura científica:
Texto
extraído de:
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do
Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)
OBSERVAÇÃO: O texto original foi
dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores
originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos
os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de
esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do
Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em
06/04/2021.
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