domingo, 9 de maio de 2021

AULA ZOOM 14 DE FILOSOFIA 2021 - PRIMEIROS ANOS: SÓCRATES (PARTE 3) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP1

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 14 DE FILOSOFIA 2021

 

PRIMEIROS ANOS:

SÓCRATES (PARTE 3) (Prof. José Antônio Brazão.)

Trecho do livro FÉDON ou DA IMORTALIDADE DA ALMA, de Platão (século IV a.C.):

Temática do trecho: Os filósofos (amigos da Sabedoria), a Sabedoria, a alma e a imortalidade.

IMAGENS (Sócrates na prisão)

https://www.google.com/search?q=socrate+dans+la+prison&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi8yfuor73wAhWEC9QKHQTkAW4Q_AUoA3oECAEQBQ&biw=1242&bih=597

Convencidos de que não devemos fazer nada em contrário à Filosofia nem ao que ela prescreve para libertar-nos e purificar-nos, voltam-se para esse lado, seguindo na direção por ela aconselhada.

XXXIII – De que modo, Sócrates?

Vou dizer-te, respondeu. Estão perfeitamente cientes os amigos da Sabedoria, que quando a Filosofia passa a dirigir-lhes a alma, esta se encontra como que ligada e aglutinada ao corpo, por intermédio do qual é forçada a ver a realidade como através das grades de um cárcere, em lugar de o fazer sozinha e por si mesma, porém atolada na mais absoluta ignorância. O que há de terrível nesses liames [ligações], reconhece-o a Filosofia, é consistirem nos prazeres e ser próprio prisioneiro quem mais coopera para manietar-se. (...)”

IMAGENS (A ILUSÃO DO CONSUMISMO EXAGERADO):

https://www.google.com/search?q=consumismo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjIu6Ptsr3wAhUBHrkGHRN-CeAQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

https://www.google.com/search?q=compras+exageradas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj7wsPas73wAhVEHbkGHVFzAHMQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Gula:

https://www.google.com/search?q=gula&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi136DDtL3wAhWcJbkGHU9VBVAQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

(Contin.) “Como disse, os amigos da Sabedoria estão cientes de que, ao tomar conta de sua alma em tal estado, a Filosofia lhe fala com doçura e procura libertá-la, mostrando-lhe quão cheio de ilusões é o conhecimento adquirido por meio dos olhos, quão enganador o dos ouvidos e dos mais sentidos, aconselhando-a a abandoná-los e a não fazer uso deles se não só o necessário, e a recolher-se e concentrar-se em si mesma e só a acreditar em si própria e no que ela em si mesma aprender da realidade em si, e o inverso: a não aceitar como verdadeiro tudo o que ela considerar por meios que em cada caso se modificam, pois as coisas desses gênero são sensíveis e visíveis, ao passo que é inteligível e invisível o que ela vê por si mesma.(...)”

IMAGENS:

O filósofo (pintura de Rembrandt):

https://www.google.com/search?q=o+fil%C3%B3sofo+de+rembrandt&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiwwMqfuL3wAhWrK7kGHcygBmoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Eternidade:

https://www.google.com/search?q=eternidade&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiroq2ftL3wAhVrIbkGHUYlArAQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Alma:

https://www.google.com/search?q=alma&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiDlYfVtL3wAhUWHbkGHYLtCF8Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

“(...)Convencida de que não deve opor-se a semelhante libertação, a alma do verdadeiro filósofo abstém dos prazeres, das paixões e dos temores, tanto quanto possível, certa de que sempre que alguém se alegra em extremo, ou teme, ou deseja, ou sofre, o mal daí resultante não é o que se poderia imaginar, como seria o caso, por exemplo, de adoecer ou vir a arruinar-se por causa das paixões: o maior e o pior dos males é o que não se deixa perceber.”

IMAGENS (Platão aponta para o mundo eterno):

https://www.google.com/search?q=plat%C3%A3o+na+escola+de+atenas+de+rafael+sanzio&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjtmJC8sb3wAhUYHLkGHQ93ClYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

“Qual é, Sócrates? perguntou Cebete.

É que toda alma humana, nos casos de prazer ou de sofrimento intensos, é forçosamente levada a crer que o objeto causador de semelhante emoção é o que há de mais claro e verdadeiro, quando, de fato, não é assim. De regra, trata-se de coisas visíveis, não é isso mesmo?

Perfeitamente.

E não é quando passa por tudo isso que a alma se encontra mais intimamente presa ao corpo?

Como assim?”

IMAGENS:

Os prazeres da comilança (a controlar):

https://www.google.com/search?q=comidas+boas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi43Z2utb3wAhXBB9QKHXHgBQUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Sofrimentos (a controlar e superar):

https://www.google.com/search?q=sofrimentos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj2q5HStb3wAhXKHLkGHVYBBVcQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

“Porque os prazeres e os sofrimentos são como que dotados de um cravo com o qual transfixam a alma e a prendem ao corpo, deixando-a corpórea e levando-o a acreditar que tudo o que o corpo diz é verdadeiro. Ora, pelo fato de ser da mesma opinião que o corpo e de se comprazer com ele, é obrigada, segundo penso, a adotar seus costumes e alimentos, sem jamais poder chegar ao Hades em estado de pureza, pois é sempre saturada do corpo que ela o deixa. Resultado: logo depois, volta a cair noutro corpo, onde cria raízes como se tivesse sido semeada nele, ficando de todo alheia da companhia do divino, do que é puro e de uma só forma.

É muito certo o que disseste, observou Cebete.”

IMAGENS

Cora Coralina e o saber:

https://www.google.com/search?q=o+saber+em+cora+coralina&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwixiIq1tr3wAhWdErkGHRKMAzcQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Pessoas meditando:

https://www.google.com/search?q=pessoas+meditando&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj5_q3utr3wAhXIHLkGHWkhBhwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

“XXXIV – Essa é a razão, Cebete, de serem temperantes e corajosos os verdadeiros amigos do saber, não pelo que imagina o povo. Ou achas que sim?

Eu? De forma alguma.

Não, de fato; a alma do filósofo não raciocina desse jeito nem pensa que a filosofia deva libertá-la, para, depois de livre, entregar-se de novo aos prazeres e às dores e voltar a acorrentar-se, deixando írrito seu esforço anterior e como que empenhada em fazer o inverso do trabalho de Penélope em sua teia. Ao contrário: alcançando a calmaria das paixões e guiando-se pela razão, sem nunca a abandonar, contempla o que é verdadeiro e divino e que paira acima das opiniões, certa de que precisará viver assim a vida toda, para depois da morte, unir-se ao que lhe for aparentado e da mesma natureza, liberta das misérias humanas. Não é de admirar, Símias e Cebete, que uma alma alimentada desse jeito e com semelhante ocupação não tenha medo de desmembrar-se quando se retirar do corpo, e de ser dispersada pelos ventos, dissipando-se do todo, sem vir a ficar em parte alguma.

IMAGENS:

O Pensador:

https://www.google.com/search?q=est%C3%A1tua+o+pensador&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjqjvr3uL3wAhUzL7kGHYIdAsAQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Os céus:

https://www.google.com/search?q=os+ceus&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiO-Irbt73wAhV6JrkGHRTtAt0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

 A morada dos deuses gregos:

https://www.google.com/search?q=morada+dos+deuses+gregos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiDt5ujur3wAhUeE7kGHboWCfYQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

O reino do deus Hades (o deus do submundo):

https://www.google.com/search?q=o+reino+de+hades&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjM_oTvur3wAhXKFbkGHe7cBXsQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

Trecho de:

 PLATÃO. Fédon ou Da Imortalidade da Alma. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000031.pdf > Acesso em 09 de maio de 2021. Pp. 27 – 29.

O que está entre colchetes, no texto, foi posto por mim, Prof. José Antônio, para esclarecimento de termo (palavra asseverar).

Comentário complementar (Prof. José Antônio Brazão.):

Pouco depois de falar da atividade da pessoa que ama a sabedoria, como o filósofo, que é preciso aprender a controlar as paixões, tanto prazeres exagerados quanto as dores (sofrimentos), Sócrates continua a conversa com os amigos na prisão.

Vale lembrar que eram os últimos momentos de vida de que dispunha antes que a sentença de morte fosse cumprida.

Nesse tempo restante, continuou defendendo a imortalidade da alma, confortando os amigos e as pessoas presentes. Pede que parem a choradeira. A seguir, quando o carcereiro chega (ver nas primeiras imagens acima), é dada a taça com cicuta para Sócrates, que toma o conteúdo. Pede também a um amigo que ofereça um galo ao deus Asclépio (deus da Medicina), que ele (Sócrates) não ia poder oferecer. O veneno vai fazendo efeito e Sócrates, enfim, despede-se da vida, deixando excelentes lembranças nas mentes dos amigos e discípulos.

E assim o texto encerra-se:

“Tal foi o fim do nosso amigo [Sócrates], Equécrates, do homem, podemos afirmá-lo, que entre todos os que nos foi dado conhecer, era o melhor e também o mais sábio e mais justo.” (PLATÃO. Fédon ou da Imortalidade da Alma. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000031.pdf > Acesso em 09 de maio de 2021. P. 59.) (O que está entre colchetes ao longo dos textos é meu, para esclarecimento. O grifo do pequeno texto também é meu.) Equécrates era um dos amigos e discípulos de Sócrates a conversar sobre os momentos finais da vida deste grande filósofo.)

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

PLATÃO. Críton ou Do Dever. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf > Acesso em 02 de maio de 2021.

PLATÃO. Críton ou Do Dever. Em audiobook (áudio-livro). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=zEV56ncVeKM > Acesso em 02 de maio de 2021.

PLATÃO. Fédon ou da Imortalidade da Alma. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000031.pdf > Acesso em 09 de maio de 2021.

WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de março de 2021.

WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia) > Acesso em 11 de abril de 2021.

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