SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 12 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
SOCIEDADE E
CONHECIMENTO – INDIVÍDUO E SOCIEDADE:
TIPOS
FUNDAMENTAIS DA AÇÃO SOCIAL: TRADICIONAL, AFETIVA E RACIONAL: (Afrânio Silva e
outros)
*Ação social:
diferencia-se “de um simples comportamento social, pois carrega um sentido a
ela atribuído pelo indivíduo”. (SILVA ET ALII, 2017, p. 46.)
*Ação social:
“toda ação realizada pelos indivíduos levando em conta a expectativa de outra
ação dos demais” (Idem, p. 46).
*Quatro tipos
fundamentais de ação social:
*”A AÇÃO
TRADICIONAL é motivada por um hábito [algo que se realiza com frequência]
arraigado ou por um costume. Isto é, quando se pergunta ao ator social por que
ele realiza determinada ação (como cumprimentar alguém com um aperto de mão,
ele responde que é porque sempre o fez e também porque seus pais e antepassados
sempre o fizeram. Um exemplo de ação tradicional é o hábito de benzer-se ao
passar em frente a uma igreja, como fazem muitos católicos. Essa ação, que
identifica e integra uma comunidade religiosa específica, quando realizada de
modo espontâneo, encontra explicação em um hábito sobre o qual não se faz uma
reflexão racional. Ela não se transformou em um modo de agir consolidado.” (Ibid.,
p. 46.)
IMAGENS(AÇÕES HABITUAIS):
IMAGENS (INDO À IGREJA):
*”A AÇÃO AFETIVA é
determinada por afetos [impulsos, paixões, desejos...] ou estados emocionais
[alegre, triste, com raiva, entediado...]. Como exemplo, podemos imaginar um
indivíduo que reage a uma agressão ou ofensa de maneira igualmente agressiva.
Ela consiste em uma reação momentânea a uma situação inesperada. Em outro
contexto [outro momento ou situação, dentro do tempo e do espaço], a reação
poderia ser completamente diferente.” (Id. Ibid., p. 47.)
IMAGENS (PESSOAS
SE ABRAÇANDO AO SE ENCONTRAREM):
IMAGENS (CRIANÇAS FELIZES):
IMAGENS (REAÇÕES DE PESSOAS AO
OUVIREM NOTÍCIAS):
*”A AÇÃO RACIONAL
ORIENTADA A VALORES é determinada pela crença
consciente em um valor importante para o indivíduo, sem considerar as
consequências das ações em defesa desse valor.” Exemplo: “alguém que aja de
acordo com sua convicção política e, ao defender suas ideias em uma
manifestação pública, desencadeie uma repressão que, na prática, vi contra seu
objetivo. Apesar de produzir efeitos contrários aos objetivos, a ação é
racionalmente elaborada; o ator social considera suas consequências positivas e
negativas, mas orienta conforme seus valores, dos quais não pode abrir mão,
independentemente dos resultados negativos que possa vir a provocar.” (Id. Ibid.,
p. 47).
IMAGENS (MANIFESTAÇÃO CONTRA
CORRUPÇÃO, por conta de valores em que se acredita):
IMAGENS (MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DA
AMAZÔNIA):
*”A AÇÃO RACIONAL
ORIENTADA A FINS é aquela determinada pelo cálculo racional que estabelece fins
objetivos e organiza os meios [condições, materiais...] necessários para
alcança-los.” Exemplo: “Um jovem para ser aprovado nos exames de ingresso no
Ensino Superior. O aluno define as ações necessárias para atingir esse
objetivo, organiza-as racionalmente, pesando prós e contras para sua
realização, e opta pela estratégia de ação mais eficiente para atingir a meta
planejada.” (Id. Ibid., p.47).
IMAGENS (ESTUDANDO PARA O ENEM,
Exame Nacional do Ensino Médio – AÇÃO RACIONAL [PENSADA, REFLETIDA, DECIDIDA]):
IMAGENS (DISCIPLINA DE ESTUDOS EM
CASA – AÇÃO RACIONAL [PENSADA, REFLETIDA, DECIDIDA]):
IMAGENS (COMEMORANDO APROVAÇÃO –
FIM, OBJETIVO ALCANÇADO):
*”Nessa concepção,
a relação entre indivíduo e sociedade é construída com base na primazia do
indivíduo (ação social) em relação à estrutura social [diferentemente de Marx,
que vê na luta de classes o motor da história], compreendida aqui apenas como a
regularidade de fatos ou padrões [modelos]
observados na ação social. As normas da sociedade não são a estrutura
que sustenta a ação dos indivíduos, porque não podem ser observadas; o único
elemento que a Sociologia pode analisar são as decisões pessoais dos indivíduos
que interagem mediante as relações sociais.” (Idem ibidem, p. 47).
*”Interação
social: É o processo que ocorre com base na influência recíproca [de uns para
com outros] que os indivíduos em comunicação exercem uns sobre os outros no
âmbito das relações sociais.” (Id. Ibid., p. 48).
IMAGENS (COMUNICAÇÃO ENTRE
PESSOAS):
*”A sociedade é,
nessa perspectiva, o resultado do conjunto das relações construídas pelos
indivíduos com base no sentido a elas atribuído. O sistema econômico, por
exemplo, funciona apenas porque os
indivíduos compartilham a crença sobreo uso e o valor da moeda e agem de acordo
com essa crença ao aceitar cédulas, cheques e cartões de débito e crédito como
meio de pagamento por seu trabalho. Caso a crença no setor financeiro deixasse
de ser compartilhada, esse sistema econômico sofreia transformações, pois as
pessoas não mais aceitariam determinados meios de pagamento por suas
mercadorias ou serviços.” (Id. Ibid., p. 48.)
*”(...)a sociedade
não existe como um fim em si mesmo ou como uma estrutura que se organiza
independentemente da consciência subjetiva de seus agentes, mas como expressão
histórica dos valores e da racionalidade dos indivíduos que a constituem.” (Idem, ibid,, p. 48).
*”As leis, por
exemplo, são elaboradas por meio de um processo que começa nas consciência
individuais. Ao interagirem uns com os outros, os indivíduos percebem a
necessidade de estabelecer uma regra comum de conduta. Então, é criada uma lei
que regula determinado aspecto da conduta desses indivíduos”. Assim, a
estrutura legal só existe porque os indivíduos, no processo de interação
social, consideram porque os indivíduos, no processo de interação social,
chegaram a essa conclusão. Contudo, as leis estão subordinadas às
particularidades desse processo em diversos lugares e tempos históricos.”
(Idem, ibidem, p. 48.).
IMAGENS (LEIS):
Texto
extraído de:
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do
Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 45-46.)
OBSERVAÇÃO: O texto original foi
dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores
originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos
os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de
esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do
Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em
06/04/2021.
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