terça-feira, 27 de abril de 2021

AULA ZOOM 12 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1: MAX WEBER - TIPOS DE AÇÃO SOCIAL (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 12 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

SOCIEDADE E CONHECIMENTO – INDIVÍDUO E SOCIEDADE:

TIPOS FUNDAMENTAIS DA AÇÃO SOCIAL: TRADICIONAL, AFETIVA E RACIONAL: (Afrânio Silva e outros)

*Ação social: diferencia-se “de um simples comportamento social, pois carrega um sentido a ela atribuído pelo indivíduo”. (SILVA ET ALII, 2017, p. 46.)

*Ação social: “toda ação realizada pelos indivíduos levando em conta a expectativa de outra ação dos demais” (Idem, p. 46).

*Quatro tipos fundamentais de ação social:

*”A AÇÃO TRADICIONAL é motivada por um hábito [algo que se realiza com frequência] arraigado ou por um costume. Isto é, quando se pergunta ao ator social por que ele realiza determinada ação (como cumprimentar alguém com um aperto de mão, ele responde que é porque sempre o fez e também porque seus pais e antepassados sempre o fizeram. Um exemplo de ação tradicional é o hábito de benzer-se ao passar em frente a uma igreja, como fazem muitos católicos. Essa ação, que identifica e integra uma comunidade religiosa específica, quando realizada de modo espontâneo, encontra explicação em um hábito sobre o qual não se faz uma reflexão racional. Ela não se transformou em um modo de agir consolidado.” (Ibid., p. 46.)

IMAGENS(AÇÕES HABITUAIS):

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IMAGENS (INDO À IGREJA):

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*”A AÇÃO AFETIVA é determinada por afetos [impulsos, paixões, desejos...] ou estados emocionais [alegre, triste, com raiva, entediado...]. Como exemplo, podemos imaginar um indivíduo que reage a uma agressão ou ofensa de maneira igualmente agressiva. Ela consiste em uma reação momentânea a uma situação inesperada. Em outro contexto [outro momento ou situação, dentro do tempo e do espaço], a reação poderia ser completamente diferente.” (Id. Ibid., p. 47.)

IMAGENS (PESSOAS SE ABRAÇANDO AO SE ENCONTRAREM):

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IMAGENS (CRIANÇAS FELIZES):

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IMAGENS (REAÇÕES DE PESSOAS AO OUVIREM NOTÍCIAS):

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*”A AÇÃO RACIONAL ORIENTADA A VALORES é determinada pela crença  consciente em um valor importante para o indivíduo, sem considerar as consequências das ações em defesa desse valor.” Exemplo: “alguém que aja de acordo com sua convicção política e, ao defender suas ideias em uma manifestação pública, desencadeie uma repressão que, na prática, vi contra seu objetivo. Apesar de produzir efeitos contrários aos objetivos, a ação é racionalmente elaborada; o ator social considera suas consequências positivas e negativas, mas orienta conforme seus valores, dos quais não pode abrir mão, independentemente dos resultados negativos que possa vir a provocar.” (Id. Ibid., p. 47).

IMAGENS (MANIFESTAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO, por conta de valores em que se acredita):

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IMAGENS (MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DA AMAZÔNIA):

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*”A AÇÃO RACIONAL ORIENTADA A FINS é aquela determinada pelo cálculo racional que estabelece fins objetivos e organiza os meios [condições, materiais...] necessários para alcança-los.” Exemplo: “Um jovem para ser aprovado nos exames de ingresso no Ensino Superior. O aluno define as ações necessárias para atingir esse objetivo, organiza-as racionalmente, pesando prós e contras para sua realização, e opta pela estratégia de ação mais eficiente para atingir a meta planejada.” (Id. Ibid., p.47).

IMAGENS (ESTUDANDO PARA O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio – AÇÃO RACIONAL [PENSADA, REFLETIDA, DECIDIDA]):

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IMAGENS (DISCIPLINA DE ESTUDOS EM CASA – AÇÃO RACIONAL [PENSADA, REFLETIDA, DECIDIDA]):

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IMAGENS (COMEMORANDO APROVAÇÃO – FIM, OBJETIVO ALCANÇADO):

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*”Nessa concepção, a relação entre indivíduo e sociedade é construída com base na primazia do indivíduo (ação social) em relação à estrutura social [diferentemente de Marx, que vê na luta de classes o motor da história], compreendida aqui apenas como a regularidade de fatos ou padrões [modelos]  observados na ação social. As normas da sociedade não são a estrutura que sustenta a ação dos indivíduos, porque não podem ser observadas; o único elemento que a Sociologia pode analisar são as decisões pessoais dos indivíduos que interagem mediante as relações sociais.” (Idem ibidem, p. 47).

*”Interação social: É o processo que ocorre com base na influência recíproca [de uns para com outros] que os indivíduos em comunicação exercem uns sobre os outros no âmbito das relações sociais.” (Id. Ibid., p. 48).

IMAGENS (COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS):

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*”A sociedade é, nessa perspectiva, o resultado do conjunto das relações construídas pelos indivíduos com base no sentido a elas atribuído. O sistema econômico, por exemplo, funciona apenas porque  os indivíduos compartilham a crença sobreo uso e o valor da moeda e agem de acordo com essa crença ao aceitar cédulas, cheques e cartões de débito e crédito como meio de pagamento por seu trabalho. Caso a crença no setor financeiro deixasse de ser compartilhada, esse sistema econômico sofreia transformações, pois as pessoas não mais aceitariam determinados meios de pagamento por suas mercadorias ou serviços.” (Id. Ibid., p. 48.)

*”(...)a sociedade não existe como um fim em si mesmo ou como uma estrutura que se organiza independentemente da consciência subjetiva de seus agentes, mas como expressão histórica dos valores e da racionalidade dos indivíduos que a  constituem.” (Idem, ibid,, p. 48).

*”As leis, por exemplo, são elaboradas por meio de um processo que começa nas consciência individuais. Ao interagirem uns com os outros, os indivíduos percebem a necessidade de estabelecer uma regra comum de conduta. Então, é criada uma lei que regula determinado aspecto da conduta desses indivíduos”. Assim, a estrutura legal só existe porque os indivíduos, no processo de interação social, consideram porque os indivíduos, no processo de interação social, chegaram a essa conclusão. Contudo, as leis estão subordinadas às particularidades desse processo em diversos lugares e tempos históricos.” (Idem, ibidem, p. 48.).

IMAGENS (LEIS):

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Texto extraído de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 45-46.)

OBSERVAÇÃO: O texto original foi dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

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