quarta-feira, 14 de abril de 2021

AULA ZOOM 10 DE SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS: POLÍTICA E ESTADO (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLIITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

AULA ZOOM 10 DE SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS

RELAÇÕES DE PODER E MOVIMENTOS SOCIAIS – PODER, POLÍTICA E ESTADO:

POLÍTICA E ESTADO

ALGUMAS FORMAS HISTÓRICAS DE ESTADO MODERNO

(Tabela de Afrânio Silva e outros, no livro Sociologia em Movimento, p. 158):

ALGUMAS FORMAS HISTÓRICAS DO ESTADO MODERNO (Afrânio Silva e outros) (Parte 1):

 

ESTADO ABSOLUTISTA:

ESTADO LIBERAL:

ECONO-MIA

Mercantilismo: controle absolutista da economia. [Lembrete: era das Grandes Navegações e Descobertas, muitas coordenadas por estados absolutistas, em busca de novas terras, novos reinos e riquezas.]

IMAGENS (Mercantilismo, Wikipédia): https://fr.wikipedia.org/wiki/Mercantilisme#/media/Fichier:F0087_Louvre_Gellee_port_au_soleil_couchant-_INV4715_rwk.jpg

Capitalismo concorrencial: laissez-faire [deixai fazer], laissez-passer [deixai passar – ambas expressões indicam o desejo de liberdade de comércio, sem os entraves burocráticos do mercantilismo, com menor interferência do Estado na economia] (economia autorregulada pelo mercado); crescente monopolização do mercado [formação de monopólios em mãos de poucas empresas capitalistas].

POLÍTICA

Centralização da estrutura de governo (Forças Armadas, judiciário, tributação); indistinção entre o público e o privado [indistinção entre o que é o povo e o que é do rei ou da rainha].

IMAGENS (Absolutismo, na Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Absolutismo#/media/Ficheiro:Miguel_of_Portugal.jpg

Separação entre o público e o privado; soberania popular; Estado mínimo garante direitos individuais (segurança, propriedade, liberdade).

IMAGENS (Estado mínimo):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_m%C3%ADnimo#/media/Ficheiro:PolicistaCeskyTesin.jpg

 

SOCIE-DADE

Conflito entre estamentos [grupos resultantes da divisão social]: burguesia nascente versus clero e nobreza. Eventos que marcam seu fim: Revolução Francesa e Revolução Industrial [avançada].

IMAGENS (Revolução Francesa):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa#/media/Ficheiro:Anonymous_-_Prise_de_la_Bastille.jpg

Conflitos entre classes trabalhadora e capitalista.

Evento que marca seu fim: Primeira Guerra Mundial (1914-1918) (conflito entre nações imperialistas).

IMAGENS (Primeira Guerra Mundial):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial#/media/Ficheiro:Countries_of_Europe-pt2.svg

https://it.wikipedia.org/wiki/Prima_guerra_mondiale#/media/File:Sarikam.jpg

OBS.: O Estado liberal continua presente em cada Estado capitalista, ainda hoje, adaptado – um Estado que se funda nos interesses capitalistas. Quando Afrânio Silva diz que a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) marca o fim desse Estado liberal, aponta muito claramente para o fato de que essa guerra, que matou milhões de pessoas, provou que a corrida livre e ambiciosa, competitiva, entre estados capitalistas, como ocorreu no neocolonialismo, foi capaz de levar à radicalização de uma guerra longa e terrível. Hoje existem, inclusive, partidos políticos chamados liberais ou que claramente seguem o pensamento liberal – numa nova visão e radicalização do liberalismo, particularmente: o neoliberalismo, que aparecerá em outro texto, outra aula. Diante de crises econômicas (exemplos clássicos: 1929, o crack [quebra] da Bolsa de Valores do Nova Iorque; 2007/2008...: crise nascida também nos EUA; a crise dos anos 2014, 2015 até alguns anos depois, no Brasil), os estados, mesmo de cunho liberal/neoliberal, precisaram e precisam agir, no intuito de evitar uma bancarrota (falência) geral, com suas profundas e horríveis consequências para grandes parcelas das populações, inclusive, do mundo. (Prof. José Antônio Brazão.)

IMAGENS (CRISE DE 1929/A GRANDE DEPRESSÃO, na Wikipédia):

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o#/media/Ficheiro:Lange-MigrantMother02.jpg

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Great_Depression#/media/File:Crowd_outside_nyse.jpg

Conjunto 2:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Grande_D%C3%A9pression#/media/Fichier:Crowd_outside_nyse.jpg

REFERÊNCIAS:

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Verbete Analfabetismo Político e outros verbetes acima citados. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_pol%C3%ADtico#:~:text=O%20Analfabeto%20Pol%C3%ADtico%20de%20Bertolt%20Brecht,-Bertolt%20Brecht%20em&text=Ele%20n%C3%A3o%20sabe%20que%20o,rem%C3%A9dio%20dependem%20das%20decis%C3%B5es%20pol%C3%ADticas.&text=e%20estufa%20o%20peito%20dizendo%20que%20odeia%20a%20pol%C3%ADtica. > Acesso em 17 de fevereiro de 2021.

WIKIPÉDIA. Mercantilismo, Absolutismo, Primeira Guerra Mundial, Estado Mínimo. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 15 e 16 de março de 2021.

 

Nenhum comentário: