quinta-feira, 18 de março de 2021

TERCEIROS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE. (Prof. José Antônio Brazão.)

 ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP3

FILOSOFIA - PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

NOME: _____________________________________. TURMA: _______________.

 ATIVIDADE:

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: (Valor: 1,0 cada.)

O PODER INFORMÁTICO: (Marilena Chauí)

Alguns estudiosos propõem a expressão “sociedade informática” para designar a sociedade contemporânea, na qual todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos informatizados e por inteligências artificiais. O problema é saber quem tem a gestão de toda a massa de informações que controla a sociedade, quem utiliza essas informações, como e para que as utiliza. Em outras palavras, o problema não está em quem sabe e quem não sabe operar um computador (isso se resolve facilmente com treinamento), e sim em quem tem e quem não tem o poder para armazenar e utilizar informações adequadas. (CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P.254.)

QUESTÃO 1: O poder informático evidencia, com muita clareza que:

(a)(     )A ciência é um instrumento a serviço de toda a humanidade, sem distinções de classe, raça, cor ou outra.

(b)(     )A ciência que fez os computadores os fez tão somente para fins pacíficos.

(c)(     )A ciência não se põe em defesa do grupo A, B, C, D ou E, mas é universal.

(d)(     )A ciência é apolítica.

(e)(  ) A ciência não é neutra e anda em conformidade com o poder econômico dominante.

 

QUESTÃO 2: Todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos informatizados e por inteligências artificiais. Isto implica os seguintes elementos, com exceção de:

(a)(     )Há processos informatizados em fábricas.

(b)(  )Na televisão que se vê em casa o poder informático encontra-se presente.

(c)(     )A relação do ser humano com o mundo passa também pela presença de máquinas fundamentais à comunicação e à produção do conhecimento.

(d)(  )A liberdade humana e o livre arbítrio chegaram a um completo fim, tendo claro que as máquinas pensam pelas pessoas.

(e)(     )O cuidado para evitar a ação de hackers é de grande importância para evitar roubo de informações pessoais e públicas.

 

QUESTÃO 3: No ano 2013, o analista Edward Snowden, denunciou a invasão e o roubo de informações de milhões de pessoas, de empresas e de (quase) todos os países do mundo por uma agência norte-americana de espionagem, a serviço do governo e de empresas, por meio de computadores avançados. Isto reforça a tese de que:

(a)(     )Edward Snowden foi um traidor de seu país, pondo em risco a vida de seu povo.

(b)(     )Não é possível ler o conteúdo de computadores que estão em língua chinesa e que estão muito distantes.

(c)(     )O uso de inteligências artificiais tem fins político-militares e econômicos.

(d)(    )A inteligência artificial é uma inteligência fruto do trabalho de milhões de anos do mundo natural.

(e)(     )Os governos não estão preocupados com o bate-papo de pessoas comuns no Facebook nem no Whatsapp, mas tão somente com outros governos, instituições e grandes empresas.

 

QUESTÃO 4: CERTO ou ERRADO: Inteligência Artificial é a inteligência que é inata aos seres humanos e é capaz de desenvolver-se com a aprendizagem, como se pode ver no filme Exterminador do Futuro.

(     ) CERTO.               (     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO: No mundo atual, a busca de conhecimento, seja na escola, seja fora dela, é imprescindível para que as pessoas possam ficar alertas quanto aos riscos a que estão sujeitas no uso das tecnologias. Aprender sempre.

(     ) CERTO.              

(     ) ERRADO.

 

IDEOLOGIA E TERROR: UMA NOVA FORMA DE GOVERNO (de Hannah Arendt)

Nos capítulos precedentes, reiteramos o fato de que os métodos do domínio total não são apenas mais drásticos, mas que o totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Sempre que galgou o poder, o totalitarismo criou instituições políticas inteiramente novas e destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do país. Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual particular da sua ideologia, o governo totalitário sempre transformou as classes em massas, substituiu o sistema partidário não por ditaduras unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do poder do Exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava abertamente ao domínio mundial. Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários; sempre que estes se tornavam realmente totalitários, passavam a operar segundo um sistema de valores tão radicalmente diferente de todos os outros que nenhuma das nossas tradicionais categorias utilitárias — legais, morais, lógicas ou de bom senso — podia mais nos ajudar a aceitar, julgar ou prever o seu curso de ação. Se é verdade que podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é nenhuma ameaça de fora, nenhuma consequência de alguma política exterior agressiva da Alemanha ou da Rússia, e que não desaparecerá com a morte de Stálin, como não desapareceu com a queda da Alemanha nazista. Pode ser até que os verdadeiros transes do nosso tempo somente venham a assumir a sua forma autêntica — embora não necessariamente a mais cruel — quando o totalitarismo pertencer ao passado. (Trecho do livro As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt).

(ARENDT, Hannah. Ideologia e Terror: uma nova forma de governo. In: ________________. As Origens do Totalitarismo. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf  Acesso em 30 de agosto de 2020.)

QUESTÃO 6: Dentre as características do totalitarismo, encontram-se as seguintes, exceto:

(a)(     ) Criação de instituições políticas inteiramente novas.

(b)(     ) Destruição de todas as tradições sociais, legais e políticas do país.

(c)(     ) Indiferenciação essencial de outras formas de opressão política, como o despotismo, a tirania e a ditadura.

(d)(     ) Sempre transformou as classes em massas.

(e)(     ) Política agressiva.

 

QUESTÃO 7: “Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários”. Dentre esses sistemas unipartidários podem ser citados os seguintes, menos:

(a)(     ) Stalinismo.

(b)(     ) Nazismo.

(c)(     ) Fascismo.

(d)(     ) Democracia.

(e)(     ) Ditadura unipartidária.

 

QUESTÃO 8:  “(...)o governo totalitário sempre transformou as classes em massas(...)”. Por massas, aqui, pode-se entender:  

(a)(     ) Porção de conteúdo sólido ou pastoso.

(b)(     ) Grupo de pessoas muito esclarecidas, empenhadas na transformação da realidade, em mudanças.

(c)(     ) Quantidade da matéria de um corpo, medida em peso.

(d)(     ) Multidão, aglomerado de pessoas, que forma(m) uma mistura homogênea, dominável e manipulável.

(e)(     ) Pasta maleável e crua, feita de farinha e diversos outros ingredientes.

QUESTÃO 9: Em que consistiu o “holocausto judeu” nos momentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial e durante esta?

 

 

QUESTÃO 10: No Brasil atual se fala, ultimamente, com certa frequência, de fascismo (ditadura que não admite oposição nem divergência, como a ocorrida na Itália de Mussolini). Cite e explique brevemente um fato que ilustre essa afirmação.

 

BOA PROVA PARA VOCÊ. BUSQUE SEMPRE O CONHECIMENTO!

Nenhum comentário: