ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
TERCEIROS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP3
FILOSOFIA
- PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
NOME: _____________________________________.
TURMA: _______________.
LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: (Valor: 1,0
cada.)
O PODER INFORMÁTICO:
(Marilena Chauí)
Alguns estudiosos propõem a expressão “sociedade
informática” para designar a sociedade contemporânea, na qual todas as esferas
da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos informatizados e
por inteligências artificiais. O problema é saber quem tem a gestão de toda a
massa de informações que controla a sociedade, quem utiliza essas informações,
como e para que as utiliza. Em outras palavras, o problema não está em quem
sabe e quem não sabe operar um computador (isso se resolve facilmente com
treinamento), e sim em quem tem e quem não tem o poder para armazenar e
utilizar informações adequadas. (CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P.254.)
QUESTÃO 1: O poder
informático evidencia, com muita clareza que:
(a)( )A
ciência é um instrumento a serviço de toda a humanidade, sem distinções de
classe, raça, cor ou outra.
(b)( )A
ciência que fez os computadores os fez tão somente para fins pacíficos.
(c)( )A
ciência não se põe em defesa do grupo A, B, C, D ou E, mas é universal.
(d)( )A
ciência é apolítica.
(e)( ) A
ciência não é neutra e anda em conformidade com o poder econômico dominante.
QUESTÃO 2: Todas
as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos
informatizados e por inteligências artificiais. Isto implica os seguintes
elementos, com exceção de:
(a)( )Há
processos informatizados em fábricas.
(b)( )Na
televisão que se vê em casa o poder informático encontra-se presente.
(c)( )A
relação do ser humano com o mundo passa também pela presença de máquinas
fundamentais à comunicação e à produção do conhecimento.
(d)( )A
liberdade humana e o livre arbítrio chegaram a um completo fim, tendo claro que
as máquinas pensam pelas pessoas.
(e)( )O
cuidado para evitar a ação de hackers é de grande importância para evitar roubo
de informações pessoais e públicas.
QUESTÃO 3: No ano
2013, o analista Edward Snowden, denunciou a invasão e o roubo de informações
de milhões de pessoas, de empresas e de (quase) todos os países do mundo por
uma agência norte-americana de espionagem, a serviço do governo e de empresas,
por meio de computadores avançados. Isto reforça a tese de que:
(a)(
)Edward Snowden foi um traidor de seu país, pondo em risco a vida de seu
povo.
(b)( )Não
é possível ler o conteúdo de computadores que estão em língua chinesa e que
estão muito distantes.
(c)( )O
uso de inteligências artificiais tem fins político-militares e econômicos.
(d)( )A
inteligência artificial é uma inteligência fruto do trabalho de milhões de anos
do mundo natural.
(e)( )Os
governos não estão preocupados com o bate-papo de pessoas comuns no Facebook
nem no Whatsapp, mas tão somente com outros governos, instituições e grandes
empresas.
QUESTÃO 4: CERTO
ou ERRADO: Inteligência Artificial é a inteligência que é inata aos seres
humanos e é capaz de desenvolver-se com a aprendizagem, como se pode ver no
filme Exterminador do Futuro.
( )
CERTO. ( ) ERRADO.
QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO: No mundo atual, a busca
de conhecimento, seja na escola, seja fora dela, é imprescindível para que as
pessoas possam ficar alertas quanto aos riscos a que estão sujeitas no uso das
tecnologias. Aprender sempre.
( )
CERTO.
( )
ERRADO.
IDEOLOGIA E TERROR: UMA NOVA FORMA DE GOVERNO (de
Hannah Arendt)
Nos capítulos precedentes, reiteramos o fato de que
os métodos do domínio total não são apenas mais drásticos, mas que o
totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que
conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Sempre que galgou o
poder, o totalitarismo criou instituições políticas inteiramente novas e
destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do país.
Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual
particular da sua ideologia, o governo totalitário sempre transformou as
classes em massas, substituiu o sistema partidário não por ditaduras
unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do poder do
Exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava
abertamente ao domínio mundial. Os governos totalitários do nosso tempo
evoluíram a partir de sistemas unipartidários; sempre que estes se tornavam
realmente totalitários, passavam a operar segundo um sistema de valores tão
radicalmente diferente de todos os outros que nenhuma das nossas tradicionais
categorias utilitárias — legais, morais, lógicas ou de bom senso — podia mais
nos ajudar a aceitar, julgar ou prever o seu curso de ação. Se é verdade que
podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e
analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise
do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é
nenhuma ameaça de fora, nenhuma consequência de alguma política exterior
agressiva da Alemanha ou da Rússia, e que não desaparecerá com a morte de
Stálin, como não desapareceu com a queda da Alemanha nazista. Pode ser até que
os verdadeiros transes do nosso tempo somente venham a assumir a sua forma
autêntica — embora não necessariamente a mais cruel — quando o totalitarismo
pertencer ao passado. (Trecho do livro As
Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt).
(ARENDT, Hannah. Ideologia e Terror: uma nova forma
de governo. In: ________________. As Origens do Totalitarismo. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf Acesso em 30 de agosto de 2020.)
QUESTÃO 6: Dentre as características do
totalitarismo, encontram-se as seguintes, exceto:
(a)( )
Criação de instituições políticas inteiramente novas.
(b)( )
Destruição de todas as tradições sociais, legais e políticas do país.
(c)( )
Indiferenciação essencial de outras formas de opressão política, como o
despotismo, a tirania e a ditadura.
(d)( )
Sempre transformou as classes em massas.
(e)( )
Política agressiva.
QUESTÃO 7: “Os governos totalitários do nosso tempo
evoluíram a partir de sistemas unipartidários”. Dentre esses sistemas
unipartidários podem ser citados os seguintes, menos:
(a)( )
Stalinismo.
(b)( )
Nazismo.
(c)( )
Fascismo.
(d)( )
Democracia.
(e)( )
Ditadura unipartidária.
QUESTÃO 8:
“(...)o governo totalitário sempre transformou as classes em
massas(...)”. Por massas, aqui, pode-se entender:
(a)( )
Porção de conteúdo sólido ou pastoso.
(b)( )
Grupo de pessoas muito esclarecidas, empenhadas na transformação da realidade,
em mudanças.
(c)( )
Quantidade da matéria de um corpo, medida em peso.
(d)( )
Multidão, aglomerado de pessoas, que forma(m) uma mistura homogênea, dominável
e manipulável.
(e)( )
Pasta maleável e crua, feita de farinha e diversos outros ingredientes.
QUESTÃO 9: Em que consistiu o “holocausto judeu”
nos momentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial e durante esta?
QUESTÃO 10: No Brasil atual se fala, ultimamente,
com certa frequência, de fascismo (ditadura que não admite oposição nem
divergência, como a ocorrida na Itália de Mussolini). Cite e explique
brevemente um fato que ilustre essa afirmação.
BOA PROVA PARA VOCÊ. BUSQUE SEMPRE O CONHECIMENTO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário