ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO
DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE
ASSIS
TURMA: EP3 (TERCEIRO ANO DO
ENSINO PROFISSIONALIZANTE).
ENSINO RELIGIOSO – PROF. JOSÉ
ANTÔNIO BRAZÃO.
NOME: ________________________.
TURMA: ______________.
ATIVIDADE:
Leia os textos a seguir e
marque a alternativa devida em cada questão.
TEXTO 1:
CONHECIMENTO E AÇÃO
SOCIAL DA RELIGIÃO: (Prof. José Antônio Brazão.)
Mesmo
com o nascimento e a expansão da filosofia e das ciências, hoje, com tantas
tecnologias e descobertas feitas ao longo do tempo histórico, as religiões não
tiveram um fim e, com muita probabilidade, não terão. As religiões representam
um desejo humano de buscar algo mais elevado que dê sentido à vida, elevando-a
a um patamar muito mais acima da realidade meramente material, apontando para a
continuidade da vida na eternidade, geralmente, em outro ambiente (o Céu, o
Paraíso, o Hades, etc. etc.).
No
início, antes das religiões estruturadas, as pessoas, em bandos ou tribos,
adoravam os deuses e as deusas ao ar livre ou em locais determinados, tidos
como sagrados (separados, por conta de seu caráter divino, ligado a Deus ou aos
deuses e deusas). Na Bíblia, por exemplo, fala-se dos altares feitos por
Abraão, nos quais sacrificava animais a Deus (o Deus único, em sua crença). Nas
tribos indígenas, ao redor de fogueiras, por exemplo, com danças e certos
rituais. Na época de secas, faziam a dança da chuva, para atrair chuvas. Tribos
africanas, por meio de danças, atabaques (tipo de tambores), cantos. E assim
por diante.
As
religiões são fatores de agregação de pessoas em torno de crenças e
celebrações.
O
tempo das religiões é um tempo cíclico, que comemora os ciclos dos eventos
passados entre os deuses e outros seres divinos: cíclico, por se fazer na forma
de ciclo (círculo) – o ano litúrgico da Igreja Católica é um excelente exemplo:
a cada ano, começa no Advento (tempo de preparação para a chegada [advento] de
Cristo ao mundo), estende-se até a Páscoa e vai além, até o final do ano, com o
fim do ano litúrgico, uma semana antes do início do novo Advento,
celebrando mundo e o julgamento final da
humanidade). Em outras religiões também: os evangélicos, por exemplo, seguem os
elementos presentes no ano litúrgico; os judeus e os islamitas têm, em suas
respectivas crenças, festas que se celebram anualmente, ano após ano; etc. São
festas e celebrações (ritos, rituais) que rememoram o passado sagrado, dos
tempos primordiais.
No
campo social, as religiões prestam grandes serviços às sociedades. Por conta
dos valores que pregam, de suas leis (um bom exemplo são os Deus Mandamentos,
da Bíblia judaico-cristã), definem, de fato, normas de condutas que devem ser
seguidas pelos seus seguidores e seguidoras. Muitas dessas normas são comuns à
imensa maioria das religiões, com pequenas variações em termos de
interpretação, possivelmente. Além do mais, muitas cuidam de hospitais, asilos,
serviço aos pobres, entre outros trabalhos sócio-humanitários de grande valor e
importância.
QUESTÃO 1: Com o nascimento e a expansão da filosofia e das ciências,
hoje, com tantas tecnologias e descobertas feitas ao longo do tempo histórico,
as religiões têm sofrido, além de profundos questionamentos, uma expressiva
perda de sentido e de participantes.
( ) CERTO.
( ) ERRADO.
QUESTÃO 2: Desde o início, as religiões sempre foram estruturadas. As
pessoas, em bandos ou tribos, adoravam os deuses e as deusas em templos
determinados, considerados locais sagrados (separados, por conta de seu caráter
divino, ligado a Deus ou aos deuses e deusas) para onde acorriam.
( ) CERTO.
( ) ERRADO.
QUESTÃO 3: O tempo das religiões é um tempo linear, que comemora a
história dos eventos passados entre os deuses e outros seres divinos: linear,
por ocorrer numa linha de tempo sem fim, sendo o ano litúrgico da Igreja
Católica um excelente exemplo.
( ) CERTO.
( ) ERRADO.
QUESTÃO 4: As religiões são fatores de agregação de pessoas em torno
de crenças e celebrações.
( ) CERTO.
( ) ERRADO.
QUESTÃO 5: No campo social, as religiões prestam grandes serviços às
sociedades. Por conta dos valores que pregam, de suas leis (um bom exemplo são
os Deus Mandamentos, da Bíblia judaico-cristã), definem, de fato, normas de
condutas que devem ser seguidas pelos seus seguidores e seguidoras. (...) Além
do mais, muitas cuidam de hospitais, asilos, serviço aos pobres, entre outros
trabalhos sócio-humanitários de grande valor e importância.
( ) CERTO.
( ) ERRADO.
TEXTO 2:
1 Coríntios 13 (de Paulo
Apóstolo)
1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se
não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba
todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover
montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e
entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me
valerá.
4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja,
não se vangloria, não se orgulha.
5 Não maltrata, não procura seus interesses, não
se ira facilmente, não guarda rancor.
6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se
alegra com a verdade.
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor nunca perece; mas as profecias
desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
9 Pois em parte conhecemos e em parte
profetizamos;
10 quando, porém, vier o que é
perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
11 Quando eu era menino, falava
como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei
homem, deixei para trás as coisas de menino.
12 Agora, pois, vemos apenas um
reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora
conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou
plenamente conhecido.
13 Assim, permanecem agora estes
três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1co/13
QUESTÃO 6: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o
amor. O maior deles, porém, é o amor.” A superioridade do amor em relação à fé
e à esperança está no fato de que sua prática é o que marca o cristão, como
Jesus bem o definiu na última ceia realizada entre ele e os apóstolos.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 7: Agora, pois, vemos de maneira muito clara, diretamente,
face a face com Deus, sendo plenamente conhecido por Ele.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 8: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como
menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as
coisas de menino.” A imagem da infância que aparece no texto é porque as
crianças têm maior consciência da fé, da esperança e do amor que os adultos.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 9: “O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a
verdade.” Apresente um caso que exemplifique, hoje, este trecho de Paulo.
QUESTÃO 10: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se
vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se
ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se
alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Como
praticar isto em casa e no dia a dia?
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