quinta-feira, 18 de março de 2021

TERCEIRO ANO PROFISSIONALIZANTE (EP3) - ENSINO RELIGIOSO - ATIVIDADE. (Prof. José Antônio Brazão.)

 ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

TURMA: EP3 (TERCEIRO ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE).

ENSINO RELIGIOSO – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

NOME: ________________________. TURMA: ______________.

 

ATIVIDADE:

Leia os textos a seguir e marque a alternativa devida em cada questão.

TEXTO 1:

CONHECIMENTO E AÇÃO SOCIAL DA RELIGIÃO: (Prof. José Antônio Brazão.)

 

Mesmo com o nascimento e a expansão da filosofia e das ciências, hoje, com tantas tecnologias e descobertas feitas ao longo do tempo histórico, as religiões não tiveram um fim e, com muita probabilidade, não terão. As religiões representam um desejo humano de buscar algo mais elevado que dê sentido à vida, elevando-a a um patamar muito mais acima da realidade meramente material, apontando para a continuidade da vida na eternidade, geralmente, em outro ambiente (o Céu, o Paraíso, o Hades, etc. etc.).

 

No início, antes das religiões estruturadas, as pessoas, em bandos ou tribos, adoravam os deuses e as deusas ao ar livre ou em locais determinados, tidos como sagrados (separados, por conta de seu caráter divino, ligado a Deus ou aos deuses e deusas). Na Bíblia, por exemplo, fala-se dos altares feitos por Abraão, nos quais sacrificava animais a Deus (o Deus único, em sua crença). Nas tribos indígenas, ao redor de fogueiras, por exemplo, com danças e certos rituais. Na época de secas, faziam a dança da chuva, para atrair chuvas. Tribos africanas, por meio de danças, atabaques (tipo de tambores), cantos. E assim por diante.

 

As religiões são fatores de agregação de pessoas em torno de crenças e celebrações.

 

O tempo das religiões é um tempo cíclico, que comemora os ciclos dos eventos passados entre os deuses e outros seres divinos: cíclico, por se fazer na forma de ciclo (círculo) – o ano litúrgico da Igreja Católica é um excelente exemplo: a cada ano, começa no Advento (tempo de preparação para a chegada [advento] de Cristo ao mundo), estende-se até a Páscoa e vai além, até o final do ano, com o fim do ano litúrgico, uma semana antes do início do novo Advento, celebrando  mundo e o julgamento final da humanidade). Em outras religiões também: os evangélicos, por exemplo, seguem os elementos presentes no ano litúrgico; os judeus e os islamitas têm, em suas respectivas crenças, festas que se celebram anualmente, ano após ano; etc. São festas e celebrações (ritos, rituais) que rememoram o passado sagrado, dos tempos primordiais.

 

No campo social, as religiões prestam grandes serviços às sociedades. Por conta dos valores que pregam, de suas leis (um bom exemplo são os Deus Mandamentos, da Bíblia judaico-cristã), definem, de fato, normas de condutas que devem ser seguidas pelos seus seguidores e seguidoras. Muitas dessas normas são comuns à imensa maioria das religiões, com pequenas variações em termos de interpretação, possivelmente. Além do mais, muitas cuidam de hospitais, asilos, serviço aos pobres, entre outros trabalhos sócio-humanitários de grande valor e importância.

 

QUESTÃO 1: Com o nascimento e a expansão da filosofia e das ciências, hoje, com tantas tecnologias e descobertas feitas ao longo do tempo histórico, as religiões têm sofrido, além de profundos questionamentos, uma expressiva perda de sentido e de participantes.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 2: Desde o início, as religiões sempre foram estruturadas. As pessoas, em bandos ou tribos, adoravam os deuses e as deusas em templos determinados, considerados locais sagrados (separados, por conta de seu caráter divino, ligado a Deus ou aos deuses e deusas) para onde acorriam.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 3: O tempo das religiões é um tempo linear, que comemora a história dos eventos passados entre os deuses e outros seres divinos: linear, por ocorrer numa linha de tempo sem fim, sendo o ano litúrgico da Igreja Católica um excelente exemplo.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 4: As religiões são fatores de agregação de pessoas em torno de crenças e celebrações.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: No campo social, as religiões prestam grandes serviços às sociedades. Por conta dos valores que pregam, de suas leis (um bom exemplo são os Deus Mandamentos, da Bíblia judaico-cristã), definem, de fato, normas de condutas que devem ser seguidas pelos seus seguidores e seguidoras. (...) Além do mais, muitas cuidam de hospitais, asilos, serviço aos pobres, entre outros trabalhos sócio-humanitários de grande valor e importância.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

TEXTO 2:

1 Coríntios 13 (de Paulo Apóstolo)

 1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1co/13

 

QUESTÃO 6: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” A superioridade do amor em relação à fé e à esperança está no fato de que sua prática é o que marca o cristão, como Jesus bem o definiu na última ceia realizada entre ele e os apóstolos.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 7: Agora, pois, vemos de maneira muito clara, diretamente, face a face com Deus, sendo plenamente conhecido por Ele.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 8: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” A imagem da infância que aparece no texto é porque as crianças têm maior consciência da fé, da esperança e do amor que os adultos.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 9: “O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.” Apresente um caso que exemplifique, hoje, este trecho de Paulo.

 

 

QUESTÃO 10: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Como praticar isto em casa e no dia a dia?

 

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