quarta-feira, 3 de março de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. Período: 08/03 A 21/03/2021 – TERCEIROS ANOS E EP3 PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO:   08/03   A   21/03/2021 – 1º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – TERCEIROS ANOS E EP3

 PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA.

ATIVIDADE:

GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI:

SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.

OBJETIVO: Avaliar como, apesar da importância da União Europeia, a Inglaterra resolveu deixar essa união e seguir caminho próprio, no contexto do mundo globalizado.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo: BRexit | Nerdologia.

Em: https://www.youtube.com/watch?v=lMOm-MjO0uM

Veja e reveja.

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TEXTO: Entenda o Brexit e seus impactos em 8 perguntas (BBC BRASIL):

O que é Brexit?

Brexit é uma abreviação para "British exit" ("saída britânica", na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a UE.

O que é União Europeia?

É um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da UE — na época chamada de Comunidade Econômica Europeia — em 1973.

Por que o Reino Unido está deixando o bloco?

Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o país deveria deixar o bloco.

Mas essa saída não aconteceu de imediato, foi inicialmente marcada para o dia 29 de março de 2019. Esse prazo não foi cumprido e acabou adiado três vezes, para 31 de janeiro de 2020.

Por que demorou tanto?

Em março de 2017, a decisão de deixar a UE foi notificada ao bloco — e, segundo o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, uma vez comunicado, o desmembramento se efetivaria dois anos depois. Março de 2019 chegou e a separação não aconteceu.

Neste período, um acordo de saída ('acordo de retirada', como ficou conhecido), desenhado pela então primeira-ministra britânica Theresa May, com a concordância da UE, foi rejeitado três vezes no Parlamento do Reino Unido.

Isso a levou a deixar o cargo em junho, após quase três anos de desgastes causados por sucessivos fracassos na condução do Brexit. Foi a segunda baixa no cargo provocada pelo Brexit — o antecessor de May, David Cameron, renunciou após o resultado do plebiscito.

Para o lugar de May, foi eleito, em julho, Boris Johnson, chanceler da ex-premiê por dois anos e que havia deixado o posto depois de vários desentendimentos por conta do Brexit.

Durante sua campanha, Johnson prometeu que o Reino Unido sairia da UE dentro do novo prazo (31 de outubro de 2019), com ou sem acordo.

Tendo o Parlamento a seu favor, Johnson aprovou seu acordo de retirada.

TEXTO COMPLETO DISPONÍVEL EM:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46335938

 

QUESTÃO 1: Brexit é uma abreviação para "British exit" ("saída britânica", na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a UE.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 2: União Europeia é um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da UE — na época chamada de Comunidade Econômica Europeia — em 1973.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 3: Por que o Reino Unido está deixando o bloco? Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o país deveria deixar o bloco.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 4: Em março de 2017, a decisão de deixar a UE foi notificada ao bloco — e, segundo o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, uma vez comunicado, o desmembramento se efetivaria dois anos depois. Março de 2019 chegou e a separação não aconteceu. (...)Durante sua campanha, Johnson prometeu que o Reino Unido sairia da UE dentro do novo prazo (31 de outubro de 2019), com ou sem acordo. Tendo o Parlamento a seu favor, Johnson aprovou seu acordo de retirada.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 5: A libra esterlina, mesmo tendo sofrido queda inicial em momentos da saída da Grã-Bretanha, continua, sem dúvida, uma moeda muito forte e cara em relação ao real.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

 

Nenhum comentário: