Secretaria de Educação do Estado de
Goiás Colégio Estadual Deputado José de Assis Estudo Orientado EaD TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
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DISCIPLINA:
FILOSOFIA. |
DATA:
_____/_____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ
ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 1º |
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Terceira. |
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PERÍODO:
08/03 A 21/03/2021 – 1º SEMESTRE. FILOSOFIA – TERCEIROS
ANOS E EP3 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: ÉTICA.
JEAN-PAUL SARTRE (1905-1980):
OBJETIVO: Apreender as implicações éticas das ideias existencialistas de Jean-Paul Sartre e sua importância para a reflexão em torno da Ética de modo geral.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista ao vídeo: SÉRIE-
Humano, Demasiado Humano (Jean Paul Sartre). Em: https://www.youtube.com/watch?v=uL4UVvN5C6g
2) Em cada questão escolha uma alternativa que a
responda devidamente.
3) Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
TEXTO: TRECHO DE O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO,
DE JEAN-PAUL SARTRE:
O existencialismo
ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há
pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe
antes de poder ser definido por qualquer conceito: este ser é o homem, ou, como
diz Heidegger, a realidade humana. O que significa, aqui, dizer que a
existência precede a essência? Significa que, em primeira instância, o homem
existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define. O
homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição
porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será
aquilo que ele fizer de si mesmo. Assim, não existe natureza humana, já que não
existe um Deus para concebê-la. O homem é tão-somente, não apenas como ele se
concebe, mas também como ele se quer; como ele se concebe após a existência,
como ele se quer após esse impulso para a existência. O homem nada mais é do
que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do
existencialismo.
(SARTRE, Jean-Paul. O
Existencialismo é um Humanismo. Trad. Rita Correa Guedes. Disponível em:
< http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/sugestao_leitura/filosofia/texto_pdf/existencialismo.pdf
> Acesso em 16 de fevereiro de 2021. Pp. 3-4.)
QUESTÃO 1: “O existencialismo
ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há
pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe
antes de poder ser definido por qualquer conceito: este ser é o homem, ou, como
diz Heidegger, a realidade humana.” A ética (moral), por exemplo, não pode ser
pensada, portanto, a partir de leis divinas, sendo, portanto, elaboração humana
e devedora ao ser humano exclusivamente.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 2: Ao deixar Deus de
lado, Sartre, necessariamente, cai no imoralismo ou amoralismo (falta de
moral). Sem Deus para pôr freio no ser humano, ele pode fazer o que bem
entender.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 3: “O que significa,
aqui, dizer que a existência precede a essência? Significa que, em primeira
instância, o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só
posteriormente se define.” Existência é entendida, claramente, no texto, como a
busca do SER parmenídico ou cristão, que é eterno, perfeito, completo em si
mesmo.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 4: O homem, tal como
o existencialista o concebe, é passível
de uma definição porque, de início, provém do nada: só anteriormente será
alguma coisa e será aquilo que ele fizer para os outros, altruisticamente,
sacrificando seu eu existencial eticamente em favor do próximo tão-somente.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
QUESTÃO 5: O homem é
tão-somente, não apenas como ele se concebe, mas também como ele se quer; como
ele se concebe após a existência, como ele se quer após esse impulso para a
existência. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o
primeiro princípio do existencialismo.
( ) VERDADEIRO.
( ) FALSO.
RESPONDA NO GOOGLE
CLASSROOM.
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