quarta-feira, 3 de março de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. Período: 08/03 A 21/03/2021 –PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO:   08/03   A   21/03/2021 – 1º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA.

ATIVIDADE:

SOCIEDADE E CONHECIMENTO:

OBJETIVO: Compreender o homem como ser social e a subjetividade individual como resultante da socialização.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: Entendendo Max Weber: Método compreensivo, Tipos de ação social, Tipo ideal, Tipos de dominação. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=Nl2PNL3YGXQ

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TEXTO: OS MÉTODOS DE ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA REALIDADE SOCIAL – O MÉTODO COMPREENSIVO (Afrânio Silva e outros.)

A segunda vertente sociológica surgiu na Alemanha, com Max Weber. De acordo com ele, os fenômenos sociais exigem um método próprio de estudo, diferente daqueles utilizados pelas Ciências da Natureza. Estas procuram explicar os fenômenos da natureza, que se caracterizam pela regularidade. Já as Ciências Sociais procuram compreender os fenômenos da sociedade. Tal compreensão só é possível com a análise dos significados, ou seja, dos sentidos que as pessoas dão à vida e a suas ações em diferentes culturas.

O método compreensivo de Max Weber defende que a ação humana tem intenção e sentido próprios, e cabe à Sociologia interpretar essa maneira de agir, tornando-a compreensível. Logo, para compreender os fenômenos sociais, o pesquisador deve descobrir a motivação dos atores sociais neles envolvidos. Para o método compreensivo, o indivíduo e suas motivações são o ponto de partida para que o sociólogo possa conhecer a realidade social que se propõe a investigar. Por isso, o método weberiano ficou conhecido como individualismo metodológico.

De acordo com Weber, um mesmo fenômeno social pode ser explicado com base em inúmeras causas, e estas somente podem ser encontradas pela análise das particularidades de cada fenômeno.

(SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pág. 29.)

 

QUESTÃO 1: De acordo com Weber, os fenômenos sociais exigem um método próprio de estudo, diferente daqueles utilizados pelas Ciências da Natureza.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 2: Já as Ciências Sociais procuram compreender os fenômenos da sociedade. Tal compreensão só é possível com a análise dos significados, ou seja, dos sentidos que as pessoas dão à vida e a suas ações em diferentes culturas.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 3: O método compreensivo de Max Weber defende que a ação humana tem intenção e sentido próprios, e cabe à Sociologia interpretar essa maneira de agir, tornando-a compreensível.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 4: Logo, para compreender os fenômenos sociais, o pesquisador deve descobrir a motivação dos atores sociais neles envolvidos. Para o método compreensivo, o indivíduo e suas motivações são o ponto de partida para que o sociólogo possa conhecer a realidade social que se propõe a investigar. Por isso, o método weberiano ficou conhecido como individualismo metodológico.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

QUESTÃO 5: De acordo com Weber, um mesmo fenômeno social pode ser explicado com base em inúmeras causas, e estas somente podem ser encontradas pela análise das particularidades de cada fenômeno.

(     ) VERDADEIRO.

(     ) FALSO.

 

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

Nenhum comentário: