terça-feira, 9 de março de 2021

AULA ZOOM 6 DE SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS: MONARQUIA E REPÚBLICA (PARTE 2: REPÚBLICA) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLIITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDOS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

AULA ZOOM 6 DE SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS

RELAÇÕES DE PODER E MOVIMENTOS SOCIAIS – PODER, POLÍTICA E ESTADO:

POLÍTICA E ESTADO

ESTADO – FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO MODERNO (PARTE RESTANTE): MONARQUIA E REPÚBLICA:

REPÚBLICA

(Parte que faltou explicar do texto de Afrânio Silva e outros):

“A forma republicana de governo é oposta à monárquica. A república é uma conquista idealmente democrática que se concretizou com a Revolução Francesa e se destaca pela rejeição aos governos aristocráticos ou oligárquicos [oligarquia: governo de poucos]. Nas repúblicas, o chefe de Estado geralmente é eleito por períodos determinados [ex.: o presidente da república, entre outros, por quatro anos]. Assim, há alternância de poder e igualdade formal [na forma da lei, não tanto nas condições] entre todos os cidadãos. Contudo é importante lembrar que há muitas repúblicas não democráticas, marcadas por regimes totalitários.” [SILVA, 2017, pp. 145-146.] (O que está entre chaves, em todo o texto, é de responsabilidade do Prof. José Antônio, para maior esclarecimento e entendimento.)

REPÚBLICA (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica OU https://en.wikipedia.org/wiki/Republic OU https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica

Conjunto 1 de slides: (Comentar sobre a REPÚBLICA, de Platão – pontos principais a respeito da república ideal deste pensador):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica#/media/Ficheiro:Plato_Republic_1713.jpg

Conjunto 2 de slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Republic#/media/File:A_coloured_voting_box_(no_bg).svg

Conjunto 3 de slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica#/media/Archivo:Forms_of_government_2021.svg

COMENTÁRIO DO PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO:

É de fundamental importância levar em conta o que Karl Marx e Friedrich Engels falam a respeito do Estado no Manifesto do Partido Comunista: que o Estado se constitui numa associação a serviço da classe dominante – a classe que detém o poder econômico nas mãos. Esse serviço ocorre através dos representantes dessa classe nas mais diferentes esferas de poder político, desde uma presidência de uma república ou de um rei/rainha de uma monarquia até representantes nos diferentes níveis de parlamentos, ou seja, federais, estaduais e municipais.

Como ocorre essa defesa de interesses?

1)    Manutenção de leis favoráveis à classe economicamente dominante. Por exemplo: leis que permitam desmatamento maior de áreas para plantio; um código florestal em acordo com os interesses de grandes latifundiários; etc.

2)    Ações favoráveis a grupos economicamente dominantes. Por exemplo: ação não tão expressiva do Estado diante de queimadas em largas áreas de florestas, como, por exemplo, a Floresta Amazônica e o Pantanal Mato-grossense (por exemplo, em 2020); obras superfaturadas que beneficiem as empresas que as fazem; manutenção de valores de preços de produtos obedecendo a ideia de regulação dos valores segundo o mercado internacional (por exemplo: petróleo e seus derivados), com elevação constante de seus valores; etc.

3)    Retirada ou redução de direitos trabalhistas. Por exemplo, a partir de 2017: Reforma Trabalhista de 2017, com perdas de direitos anteriores (ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_trabalhista_no_Brasil_em_2017); fechamento do Ministério do Trabalho (final de 2018); Reforma Previdenciária de 2019 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm) / (https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/reforma-da-previdencia-o-que-muda-na-aposentadoria/#page2); redução do valor de pagamento de hora-trabalho para trabalhadores em serviços insalubres

4)    Direito. (Ver páginas 83 e 84 de O que é Ideologia, de Marilena Chauí, disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/388158/mod_resource/content/1/Texto%2014%20-%20O%20que%20%C3%A9%20ideologia%20-%20M.%20Chau%C3%AD.pdf ).

5)    Etc.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

_______________. O que é Ideologia. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/388158/mod_resource/content/1/Texto%2014%20-%20O%20que%20%C3%A9%20ideologia%20-%20M.%20Chau%C3%AD.pdf > Acesso em 02 de março de 2021.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Verbete Analfabetismo Político e outros verbetes acima citados. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_pol%C3%ADtico#:~:text=O%20Analfabeto%20Pol%C3%ADtico%20de%20Bertolt%20Brecht,-Bertolt%20Brecht%20em&text=Ele%20n%C3%A3o%20sabe%20que%20o,rem%C3%A9dio%20dependem%20das%20decis%C3%B5es%20pol%C3%ADticas.&text=e%20estufa%20o%20peito%20dizendo%20que%20odeia%20a%20pol%C3%ADtica. > Acesso em 17 de fev. de 2021.

 

 

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