SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 6 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
SOCIEDADE E
CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
(Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.)
KARL MARX E
FRIEDRICH ENGELS (SÉCULO XIX): (Prof. José Antônio Brazão.)
KARL MARX (IMAGENS
DA WIKIPÉDIA):
Conjunto 1
(slides):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx#/media/Ficheiro:Karl_Marx_001.jpg
Conjunto 2 (slides):
https://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx#/media/File:Karl_Marx_001.jpg
Conjunto 3 (slides):
https://it.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx#/media/File:Karl_Marx.png
*Karl Marx era de
família de origem judaica, convertida ao cristianismo por força das exigências
da sociedade alemã da época.
*Dedicado
estudioso e pesquisador (leitor, investigador e escritor).
*Marx ia fazer
Direito, como pai. Porém, por conta do interesse, voltou-se para três áreas:
Economia, Filosofia e História.
*Influências
fortes sobre o pensamento de Karl Marx:
a) A dialética
idealista de Georg W. F. HEGEL: a história constituída a partir do movimento
dialético do Espírito.
b) A Economia Política
Inglesa (ex.: David Ricardo e Adam Smith).
c) O Socialismo Utópico,
que propunha e fez, em alguns casos, experiências possíveis de socialismo (ex.:
a colônia fundada por Robert Owen nos EUA), mas sem luta direta.
*Doutorou-se
(elevado grau de estudo) em Filosofia, com a tese: “Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro,
apresentada pelo autor à Universidade de Jena em 1841”, de acordo com o site Literatura
Marxista, em: https://literaturamarxista.wordpress.com/2018/02/26/tese-de-doutorado-de-marx/
.
*Friedrich Engels
era filho de industrial. Ajudou, muitas vezes, ao longo dos anos, inclusive, a
família de Marx. Extremamente culto, como também o foi Marx. Também fez parte
do Partido Comunista.
IMAGENS (Friedrich
Engels, Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels#/media/Ficheiro:Engels.jpg
*O século XIX, em
que viveu, foi o século da afirmação do capitalismo como modo de produção.
*Era da Revolução
Industrial. Com a Revolução Industrial:
IMAGENS (REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL, Wikipédia):
https://en.wikipedia.org/wiki/Industrial_Revolution
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Industrial_Revolution#/media/File:Powerloom_weaving_in_1835.jpg
a) Expansão dos
mercados mundiais.
b)
Neocolonialismo: avanço em direção à África e à Ásia em busca de colônias,
comércio maior com as Américas (os EUA adotaram a política da América para os
americanos, deixando claro aos europeus que os países americanos seriam sua
área de influência).
PARTILHA DA ÁFRICA
(Imagens da Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partilha_de_%C3%81frica
Em slides:
Conjunto 1:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partilha_de_%C3%81frica#/media/Ficheiro:Colonial_Africa_1913_map.svg
Conjunto 2:
https://en.wikipedia.org/wiki/Scramble_for_Africa#/media/File:ColonialAfrica.png
c) Novas formas de
exploração dos trabalhadores das fábricas, incluindo homens, mulheres e
crianças – salários baixíssimos, sem direitos trabalhistas, sem leis de
proteção para trabalhadores(as), trabalho em condições insalubres (ruins para a
saúde), horas-extras não pagas, longa jornada de trabalho (10 a 12, às vezes
mais, horas de trabalho por dia), etc. Estes fatos aparecerão nas análises
feitas por Marx e Engels em seus livros particulares e conjuntos.
d) Reações à
exploração capitalista: quebra de máquinas (e leis pesadas dos capitalistas
contra isto), formação paulatina (aos poucos) de sindicatos na defesa dos
trabalhadores, luta pela redução das horas de trabalho, anarquismo (Mikhail Bakunin
e outros), Partido Comunista, luta pela eliminação do trabalho infantil,
manifestações, passeatas, greves, etc. Contexto que vai entrar de cheio no
pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels.
IMAGENS
(SOCIALISMO, Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo
Em slides:
Conjunto 1:
Conjunto 2:
https://en.wikipedia.org/wiki/Socialism#/media/File:Charles_Fourier_(by_Hans_F._Helmolt).jpg
d) Unificações
tardias: Alemanha e Itália. Entrada de ambas na corrida colonialista.
e) Política do
armamentismo e das alianças entre países, por conta da corrida neocolonialista,
o que viria a desemboca, no século XX, em duas guerras mundiais (a Primeira, de
1914 a 1918; a Segunda, de 1939 a 1945), que viriam a deixar milhões e milhões
de mortos.
*Grandes
acontecimentos também estavam acontecendo no campo das ciências:
a) descobertas nas
áreas da Química (novos compostos, novas substâncias, uso industrial cada vez
mais largo da Química, estudos a respeito dos átomos e de suas características,
etc.);
b) na área da
Física: Michael Faraday (inglês), com a eletricidade, o magnetismo e o
desenvolvimento do motor eletromagnético; o nascimento e parte da juventude de
ALBERT EINSTEIN e de sua primeira esposa (Mileva Maric – atualmente, mulheres
do mundo inteiro vêm solicitando Prêmio Nobel póstumo para ela; desenvolvimento
da ótica, entre outras áreas ligadas à Física e às aplicações das descobertas
da Física.
c) Matemáticas
avançadas foram se firmando e abrindo caminho para as descobertas da Física,
por exemplo.
d) Evolucionismo a
partir da luta pela sobrevivência dos seres vivos, de Charles Darwin e Alfred
Russel Wallace. Pôs em questionamento crenças sociais e religiosas tidas como
verdades absolutas até então. Abriu caminho para uma série de pesquisas
científicas.
e) Era de
invenções e descobertas, com toda certeza.
*Karl Marx e
Friedrich Engels, além de amigos, acabaram formando uma parceria intelectual que
viria a produzir frutos em termos de obras, estudos e análises acerca do
capitalismo e da história.
*Manifesto do Partido Comunista. Pequena
obra escrita, a pedido do Partido Comunista Alemão, por Marx e Engels. No final
dele, invocam os trabalhadores do mundo para que se unam.
*O Capital. Obra-prima de Karl Marx que
estuda a estrutura e os fundamentos do capitalismo e da história, expondo às
claras os meios que o capitalismo usa para explorar trabalhadores e
trabalhadoras, além de crianças (algo comum na época).
*Materialismo
histórico (elementos principais): modos de produção – comunitário/primitivo,
escravista, feudal, capitalista, socialista/comunista; dialética materialista;
luta de classes. Materialismo: a produção da vida material, que nasce das
necessidades da humanidade e que vai se transformando ao longo da história
(Histórico) de maneira dialética (conflituosa), tendo por base a luta de
classes que foram surgindo com a formação das mais diferentes sociedades.
* Não é a
consciência que determina a vida, mas a vida (as condições materiais de vida)
que determinam a consciência: muitas das realizações e obras artísticas,
incluindo o Direito e outras áreas do conhecimento, são frutos da estrutura e
das condições econômicas das sociedades, ao longo do tempo histórico, frutos
do(s) modo(s) de produção (ver acima).
*Marx e Engels
acreditavam que, com a luta unificada e armada dos trabalhadores contra o
capitalismo e a queda deste, nasceriam a ditadura do proletariado, que
precisaria ser imposta, uma sociedade socialista e, por fim, uma sociedade
comunista.
IMAGENS
(COMUNISMO, Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo
Em slides:
Conjunto 1:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo#/media/Ficheiro:Karl_Marx_001.jpg
Conjunto 2:
Conjunto 3:
https://it.wikipedia.org/wiki/Comunismo#/media/File:Marx_and_Engels.jpg
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do
Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 09/03/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário