SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 5 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
SOCIEDADE E
CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
(Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.)
COMENTÁRIO
INTRODUTÓRIO (Prof. José Antônio Brazão.)
No
intuito de entender a formação e o funcionamento das sociedades, no século XIX
e parte do XX, vários estudiosos propuseram métodos de estudo buscando o rigor
científico, isto é, a precisão na análise dos fatos ou fenômenos sociais, tendo
em vista que ciências de outras áreas do conhecimento humano (Física, Química,
Astronomia, Matemática, etc.) já dispunham de métodos rigorosos de pesquisa. E
por que não tratar cientificamente a sociedade? Esse tratamento foi buscado,
como vimos na aula anterior, por Augusto Comte (francês), mas também por
pensadores como Émile Durkheim (francês), Max Weber, Karl Marx e Friedrich
Engels (alemães).
SOCIEDADE
(Wikipédia) (imagens):
Slides (conjunto
1):
https://en.wikipedia.org/wiki/Society#/media/File:Gu_Hongzhong's_Night_Revels_1.jpg
Slides (conjunto
2):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade#/media/Ficheiro:Diversity_of_youth_in_Oslo_Norway.jpg
A
palavra método provém do grego e significa: caminho; pelo caminho. Método é um
caminho de pesquisa, de estudo, de investigação, de um dado aspecto da
realidade, seja este da natureza propriamente dita, seja da sociedade, como
buscaram, de fato, aqueles homens.
MÉTODO CIENTÍFICO
(Wikipédia) (imagens):
Slides (conjunto
1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#/media/Ficheiro:Metodo_cientifico.svg
Slides (conjunto
2):
Aqui
será tratado o FUNCIONALISMO OU MÉTODO COMPARATIVO, iniciado por Émile
Durkheim.
De
acordo com Afrânio Silva e outros:
O funcionalismo ou
método comparativo constitui uma adaptação do método experimental das Ciências
Naturais à análise da realidade social, o qual é constituído das seguintes
etapas: observação do fenômeno, formulação de hipóteses e realização de
experiências, com o objetivo de comprovar as hipóteses. A pesquisa experimental
analisa um fenômeno qualquer, de modo que seja possível chegar a leis
(regularidades) que permitam elaborar generalizações e teorias explicativas
sobre o fenômeno observado.
(Lembrar dos slides acima – Método
Científico)
ÉMILE DURKHEIM (Wikipédia –
imagens):
Slides (conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Ficheiro:%C3%89mile_Durkheim.jpg
Slides (conjunto 2):
https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim#/media/Fichier:%C3%89mile_Durkheim.jpg
“Na Sociologia, a
influência desse método aparece na análise funcionalista, cujo precursor foi
Émile Durkheim. Para ele, a legitimidade da Sociologia como ciência dependia da
delimitação clara de seus objetos e métodos de análise. Ademais, ela deveria
explicar que os fenômenos sociais são regidos por leis que independem da
vontade dos indivíduos, o que o levou a concluir que as revoluções seriam
tão impossíveis quanto ‘os milagres’.” (grifo meu)
REVOLUÇÃO (Wikipédia – imagens):
Slides (conjunto 1):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Prise_de_la_Bastille.jpg
Slides (conjunto 2):
Obs. (Prof. José
Antônio.):
As revoluções seriam impossíveis pelo fato de irem contra leis que regem o
comportamento social dos indivíduos. Uma revolução extrapola o que se espera do
comportamento esperado, como o de uma lei científica que define o comportamento
de certos objetos (ex.: lei da gravidade, lei da queda livre, etc. Mas, com certeza,
Durkheim sabia de revoluções ocorridas no passado, como a Revolução Inglesa, a
Revolução Francesa, além de outras. Se as leis que regessem as sociedades
fossem tão solidamente seguidas, como as leis naturais, sem dúvida, as
revoluções seriam (importante ver que o verbo está no passado, como suposição).
Vale lembrar, ademais, que milagres são acontecimentos que superam ou rompem as
leis naturais. O perigo, aqui, é cair-se na crença da impossibilidade total de
revoluções, como se o ser humano fosse previsível rigorosa e inescapatoriamente
(leis de que não pudesse escapar).
“O funcionalismo
defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui uma função, assim como
cada um dos órgãos humanos, como o coração e os pulmões, contribui para manter
um indivíduo vivo. Para essa corrente de pensamento nada é irracional ou sem
significado. Tudo tem uma função na sociedade. A escola é um exemplo de
instituição social. Ela tem a função de transmitir às novas gerações os saberes
essenciais da vida social, permitindo a sobrevivência dos principais valores e
conhecimentos da sociedade.
(SILVA, Afrânio et
alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pág. 28.)
ÓRGÃO (ANATOMIA – Wikipédia:
imagens):
https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Organ_(anatomy)#/media/File:Internal_organs.png
ESCOLA (WIKIPÉDIA – IMAGENS): https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
https://en.wikipedia.org/wiki/School#/media/File:Larkmead_School,_Abingdon,_Oxfordshire.png
COMENTÁRIO 2
(Prof. José Antônio.):
O
estudo científico das sociedades, do presente e do passado igualmente, pode ser
extremamente útil para o entendimento de como funcionam ou funcionaram. No caso
das sociedades presentes no mundo atual, a compreensão baseada em informações
mensuráveis, quantificáveis, formando uma média de comportamentos de pessoas e
uma maior apreensão dos problemas sociais, é possível atuar no sentido de
buscar soluções para estes e aproveitar o que há de bom naqueles.
Por
outro lado, o estudo científico das sociedades do presente oferece informações
que podem ser usadas com fins econômicos e até mesmo de poder político:
informações sobre preferências, número de pessoas de diferentes idades no país
todo, em cada Estado e município, comportamentos pessoais e grupais diante de
certos acontecimentos, reações, entre outros dados podem se tornar ferramentas
de manipulação de pessoas, de grupos, etc., com certos propósitos (ex.: a venda
de certos produtos, que gera bilhões de reais e até mesmo de dólares). Há
informações, inclusive, que são vendidas. O levantamento delas, atualmente,
ocorre através de supercomputadores, que fornecem resumos de informações
preciosas sobre certa(s) sociedade. Tudo isto obtido com o auxílio da análise
científica baseada em informações que, muitas vezes, as pessoas comuns (nós!)
colocamos de boa vontade na internet, por exemplo.
No
mundo atual, não colocar demasiadas informações pessoais e de grupos pequenos
na internet, por exemplo, pode ser um bom meio de se evitar manipulação, além
de outros riscos, como roubo de informações por hackers.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor)
3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 17
de fev. de 2021.
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