segunda-feira, 1 de março de 2021

AULA ZOOM 5 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS: FILOSOFIA ESCOLÁSTICA: (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – SEGUNDO ANO

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 5 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS:

FILOSOFIA CRISTÃ E MEDIEVAL (Parte 4) (Prof. José Antônio Brazão.)

IMAGENS INICIAIS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_medieval

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Medieval_philosophy#/media/File:Septem-artes-liberales_Herrad-von-Landsberg_Hortus-deliciarum_1180.jpg

FILOSOFIA ESCOLÁSTICA (séculos IX – XV d.C.):  

(Prof. José Antônio Brazão.)

*Influência muçulmana no pensamento e na cultura da Europa: via cruzadas (guerras de cristãos contra muçulmanos/islamitas) e contatos comerciais e culturais. (Prof. José Antônio.)

*Feudalismo: modo de produção baseado na terra – grandes extensões de terras (FEUDOS) dominadas por senhores ligados entre si uma série de promessas e compromissos fundamentados, especialmente, diante da igreja. Estrutura social (de modo simples): Igreja Católica e reis – senhores feudais (chefes militares e donos dos feudos) – servos (camponeses e agregados, ligados ao feudo em que viviam, não eram escravos, mas deviam obrigações ao senhor feudal e à Igreja Católica). Havia ainda os comerciantes, artesãos que moravam e outros que moravam em pequenas cidades (que, ao longo dos séculos, tiveram crescimento). Os servos constituíam a base econômica do feudalismo. (Prof. José Antônio.)

*FEUDALISMO (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo

*Em slides (conjunto 1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo#/media/Ficheiro:Les_Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_octobre_detail.jpg

*Em slides (conjunto 2):

https://it.wikipedia.org/wiki/Feudalesimo#/media/File:BNF_Fr_4274_8v_knight_detail.jpg

*Cruzadas (séculos XI e seguintes): guerras levadas adiante por cristãos europeus (papas e reis, além de outros senhores feudais) motivadas pela libertação da Terra Santa (Israel/Palestina) das mãos dos muçulmanos (islamitas ou maometanos, adoradores de Alá). Mas também e, particularmente, pela ambição e o aumento de poder de reis e da Igreja medieval, aumento de terras, entre outras motivações, com certeza. (Prof. José Antônio.)

*CRUZADAS : https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada

*Em slides (conjunto 1):

https://en.wikipedia.org/wiki/Crusades#/media/File:Combat_deuxi%C3%A8me_croisade.jpg

*Em slides (conjunto 2):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada#/media/Ficheiro:Carte_croisade.png

*ESCOLÁSTICA: O nome ESCOLÁSTICA, como o próprio nome indica, advém de ESCOLA, referindo-se às escolas monacais, catedrais e universidades da Idade Média, por volta dos séculos IX, X, XI e seguintes. No caso das universidades, a partir do século XII, aproximadamente. Fruto dos choques de novas ideias que foram surgindo com as traduções e o acesso a livros de diferentes pensadores gregos (principalmente Platão e Aristóteles)  e muçulmanos (ver aula anterior). Se as ideias esquentaram debates durante séculos, agora novas ideias iam pôr fogo nos debates, especialmente as traduções de livros de Aristóteles e das ideias deste, além de comentários e estudos de filósofos islamitas, como Avicena (Ibn-Sina), Averróis e outros. Entre os séculos XIII e XIV, destaques para: Alberto Magno, TOMÁS DE AQUINO e William (Guilherme) de Ockham (Occam). (Prof. José Antônio.)

*Alberto Magno e Tomás de Aquino, professor e estudante (depois também professor) universitários, no século XIII, fizeram todo esforço para adaptar as ideias do filósofo grego Aristóteles às doutrinas católicas, a fim de não se perder a riqueza do pensamento do filósofo grego.  Na próxima aula falaremos, mais especificadamente, de Tomás de Aquino. (Prof. José Antônio.)

*EDUCAÇÃO MEDIEVAL:

*ESCOLAS MONACAIS (escolas de mosteiros – locais onde moram religiosos ou religiosas dedicados/as a uma vida de oração, estudo e trabalho).

*MOSTEIRO (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro

Também: https://en.wikipedia.org/wiki/Monastery

*Em slides (imagem):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro#/media/Ficheiro:Segovia_-_Real_Monasterio_de_Santa_Maria_del_Parral_01.jpg

*Em slides (conjunto):

https://en.wikipedia.org/wiki/Monastery#/media/File:Vista_aerea_del_Monasterio_de_El_Escorial.jpg

*O que faziam os monges (padres) nos mosteiros masculinos, principalmente, e as monjas, em alguns casos, nos femininos, além de orar e trabalhar para se manterem (além de receberem dízimo e parte da produção dos camponeses e senhores feudais)? ESTUDAVAM, LIAM, COPIAVAM, TRADUZIAM E CONSERVAVAM LIVROS ANTIGOS, ALÉM DA BÍBLIA E DE LIVROS SAGRADOS, DE DIFERENTES ASSUNTOS (Filosofia, Teologia, Medicina, Direito Canônico, Matemática [ex.: os Elementos, de Euclides), ENSINAVAM (escolas monacais são escolas de mosteiros), etc. O trabalho dos copistas permitiu a sobrevivência de parte considerável dos livros da antiguidade e da Idade Média ainda hoje existentes e estudados, numa época em que não havia impressoras nem copiadoras. A imprensa surgiu no século XV, com Johannes Gutenberg, ainda que já existisse o processo de impressão na China e no Japão havia séculos. (Prof. José Antônio.)

*ESCOLAS CATEDRAIS: escolas formadas junto às igrejas catedrais, especialmente nas cidades em formação e crescimento dentro da Europa.

*CATEDRAL (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral

Também: https://en.wikipedia.org/wiki/Cathedral

*Em slides (conjunto1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral#/media/Ficheiro:Cathedral_Notre-Dame_de_Reims,_France-PerCorr.jpg

*Em slides (conjunto 2):

https://en.wikipedia.org/wiki/Cathedral#/media/File:Catedral_da_S%C3%A9_em_S%C3%A3o_Paulo.jpg

*UNIVERSIDADES: Na Idade Média, inicialmente, eram ajuntamentos de professores e estudantes em certas cidades da Europa. Logo a Igreja Católica tratou de dar-lhes prédios, normas, estatutos, dividindo em faculdades, conforme os cursos em estudos. A palavra vem de uno, unidade, universo, indicando uma totalidade – um conjunto de ciências e áreas de conhecimento. Antes de existirem universidades na Europa, os muçulmanos (islamitas, maometanos) tinham centros de estudos em diversos califados (reinos onde dominam os califas). Até na Península Ibérica (Portugal e Espanha) tinham. (Prof. José Antônio.)

*UNIVERSIDADE (Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade

Também: https://en.wikipedia.org/wiki/University

*Em slides (conjunto 1):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade#/media/Ficheiro:Heidelberg_Universit%C3%A4tsbibliothek_2003.jpg

*Em slides (conjunto 2, mostra imagens do mundo medieval):

https://en.wikipedia.org/wiki/University#/media/File:Oxfordceremony.jpg

*O que se estudava nas universidades? As sete artes liberais, artes de estudo do homem livre (trivium [latim: três vias]: lógica, gramática, retórica; quadrivium [latim: quatro vias, caminhos]: aritmética, música, geometria e astronomia), que giravam em torno da FILOSOFIA. Também se estudava aí: Medicina (faculdade de Medicina), Direito e Direito Canônico (faculdade de Direito), Filosofia e Teologia (estudo das coisas divinas – theos, grego, Deus, e logia, estudo, proveniente do termo grego logos). Outros estudos surgiram ao longo do tempo, vindo a formar outras faculdades e ampliando a oferta de cursos das universidades. Na Europa, a primeira universidade foi a de Paris (1170, aproximadamente, “a partir da escola catedral de Notre-Dame” [Wikipédia, verbete Universidade de Paris], importante igreja de Paris).  (Prof. José Antônio.)

*Que língua era usada, principalmente, nos estudos? O LATIM medieval, proveniente do latim do Império Romano, conservado ainda hoje pela Igreja Católica.

*Artes Liberais (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_liberais

*Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_liberais#/media/Ficheiro:Hortus_Deliciarum,_Die_Philosophie_mit_den_sieben_freien_K%C3%BCnsten.JPG

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. A influência árabe nos nomes das estrelas. Disponível em: < http://planeta.rio/a-influencia-arabe-nos-nomes-das-estrelas/ > Acesso em 17 de fevereiro de 2021.

WIKIPÉDIA. Verbetes: Filosofia Medieval, Feudalismo, Cruzada, Islamismo, Copista, Mosteiro, Catedral, Universidade. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 01 de março de 2021.

 

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