SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO – SEGUNDO ANO
FILOSOFIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 5 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS:
FILOSOFIA CRISTÃ E
MEDIEVAL (Parte 4) (Prof. José Antônio Brazão.)
IMAGENS INICIAIS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_medieval
Em slides:
FILOSOFIA
ESCOLÁSTICA (séculos IX – XV d.C.):
(Prof.
José Antônio Brazão.)
*Influência
muçulmana no pensamento e na cultura da Europa: via cruzadas (guerras de cristãos
contra muçulmanos/islamitas) e contatos comerciais e culturais. (Prof. José Antônio.)
*Feudalismo:
modo de produção baseado na terra – grandes extensões de terras (FEUDOS)
dominadas por senhores ligados entre si uma série de promessas e compromissos
fundamentados, especialmente, diante da igreja. Estrutura social (de modo simples):
Igreja Católica e reis – senhores feudais (chefes militares e donos dos feudos)
– servos (camponeses e agregados, ligados ao feudo em que viviam, não eram
escravos, mas deviam obrigações ao senhor feudal e à Igreja Católica). Havia
ainda os comerciantes, artesãos que moravam e outros que moravam em pequenas cidades
(que, ao longo dos séculos, tiveram crescimento). Os servos constituíam a base
econômica do feudalismo. (Prof. José Antônio.)
*FEUDALISMO
(Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo
*Em
slides (conjunto 1):
*Em slides
(conjunto 2):
https://it.wikipedia.org/wiki/Feudalesimo#/media/File:BNF_Fr_4274_8v_knight_detail.jpg
*Cruzadas (séculos XI e seguintes):
guerras levadas adiante por cristãos europeus (papas e reis, além de outros senhores
feudais) motivadas pela libertação da Terra Santa (Israel/Palestina) das mãos
dos muçulmanos (islamitas ou maometanos, adoradores de Alá). Mas também e,
particularmente, pela ambição e o aumento de poder de reis e da Igreja medieval,
aumento de terras, entre outras motivações, com certeza. (Prof. José Antônio.)
*CRUZADAS
: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada
*Em
slides (conjunto 1):
https://en.wikipedia.org/wiki/Crusades#/media/File:Combat_deuxi%C3%A8me_croisade.jpg
*Em
slides (conjunto 2):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada#/media/Ficheiro:Carte_croisade.png
*ESCOLÁSTICA:
O nome ESCOLÁSTICA, como o próprio nome indica, advém de ESCOLA, referindo-se às
escolas monacais, catedrais e universidades da Idade Média, por volta dos séculos
IX, X, XI e seguintes. No caso das universidades, a partir do século XII,
aproximadamente. Fruto dos choques de novas ideias que foram surgindo com as
traduções e o acesso a livros de diferentes pensadores gregos (principalmente
Platão e Aristóteles) e muçulmanos (ver aula
anterior). Se as ideias esquentaram debates durante séculos, agora novas ideias
iam pôr fogo nos debates, especialmente as traduções de livros de Aristóteles e
das ideias deste, além de comentários e estudos de filósofos islamitas, como
Avicena (Ibn-Sina), Averróis e outros. Entre os séculos XIII e XIV, destaques
para: Alberto Magno, TOMÁS DE AQUINO e William (Guilherme) de Ockham (Occam).
(Prof. José Antônio.)
*Alberto
Magno e Tomás de Aquino, professor e estudante (depois também professor)
universitários, no século XIII, fizeram todo esforço para adaptar as ideias do
filósofo grego Aristóteles às doutrinas católicas, a fim de não se perder a
riqueza do pensamento do filósofo grego. Na próxima aula falaremos, mais
especificadamente, de Tomás de Aquino. (Prof. José Antônio.)
*EDUCAÇÃO
MEDIEVAL:
*ESCOLAS MONACAIS (escolas de
mosteiros – locais onde moram religiosos ou religiosas dedicados/as a uma vida
de oração, estudo e trabalho).
*MOSTEIRO
(Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro
Também:
https://en.wikipedia.org/wiki/Monastery
*Em
slides (imagem):
*Em
slides (conjunto):
https://en.wikipedia.org/wiki/Monastery#/media/File:Vista_aerea_del_Monasterio_de_El_Escorial.jpg
*O que faziam os monges (padres)
nos mosteiros masculinos, principalmente, e as monjas, em alguns casos, nos
femininos, além de orar e trabalhar para se manterem (além de receberem dízimo
e parte da produção dos camponeses e senhores feudais)? ESTUDAVAM, LIAM,
COPIAVAM, TRADUZIAM E CONSERVAVAM LIVROS ANTIGOS, ALÉM DA BÍBLIA E DE LIVROS
SAGRADOS, DE DIFERENTES ASSUNTOS (Filosofia, Teologia, Medicina, Direito Canônico,
Matemática [ex.: os Elementos, de Euclides), ENSINAVAM (escolas monacais são
escolas de mosteiros), etc. O trabalho dos copistas permitiu a sobrevivência de
parte considerável dos livros da antiguidade e da Idade Média ainda hoje
existentes e estudados, numa época em que não havia impressoras nem copiadoras.
A imprensa surgiu no século XV, com Johannes Gutenberg, ainda que já existisse
o processo de impressão na China e no Japão havia séculos. (Prof. José Antônio.)
*ESCOLAS CATEDRAIS: escolas
formadas junto às igrejas catedrais, especialmente nas cidades em formação e
crescimento dentro da Europa.
*CATEDRAL
(Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral
Também:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cathedral
*Em
slides (conjunto1):
*Em
slides (conjunto 2):
https://en.wikipedia.org/wiki/Cathedral#/media/File:Catedral_da_S%C3%A9_em_S%C3%A3o_Paulo.jpg
*UNIVERSIDADES: Na Idade Média,
inicialmente, eram ajuntamentos de professores e estudantes em certas cidades
da Europa. Logo a Igreja Católica tratou de dar-lhes prédios, normas,
estatutos, dividindo em faculdades, conforme os cursos em estudos. A palavra
vem de uno, unidade, universo, indicando uma totalidade – um conjunto de ciências
e áreas de conhecimento. Antes de existirem universidades na Europa, os
muçulmanos (islamitas, maometanos) tinham centros de estudos em diversos
califados (reinos onde dominam os califas). Até na Península Ibérica (Portugal
e Espanha) tinham. (Prof. José Antônio.)
*UNIVERSIDADE
(Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade
Também:
https://en.wikipedia.org/wiki/University
*Em
slides (conjunto 1):
*Em slides (conjunto 2, mostra
imagens do mundo medieval):
https://en.wikipedia.org/wiki/University#/media/File:Oxfordceremony.jpg
*O que se estudava nas universidades?
As sete artes liberais, artes de estudo do homem livre (trivium [latim: três vias]: lógica, gramática, retórica; quadrivium [latim: quatro vias,
caminhos]: aritmética, música, geometria e astronomia), que giravam em torno da
FILOSOFIA. Também se estudava aí: Medicina (faculdade de Medicina), Direito e
Direito Canônico (faculdade de Direito), Filosofia e Teologia (estudo das
coisas divinas – theos, grego, Deus, e logia, estudo, proveniente do termo
grego logos). Outros estudos surgiram
ao longo do tempo, vindo a formar outras faculdades e ampliando a oferta de
cursos das universidades. Na Europa, a primeira universidade foi a de Paris (1170,
aproximadamente, “a partir da escola catedral de Notre-Dame” [Wikipédia,
verbete Universidade de Paris], importante igreja de Paris). (Prof. José Antônio.)
*Que
língua era usada, principalmente, nos estudos? O LATIM medieval, proveniente do
latim do Império Romano, conservado ainda hoje pela Igreja Católica.
*Artes
Liberais (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_liberais
*Em
slides:
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO
RIO DE JANEIRO. A influência árabe nos
nomes das estrelas. Disponível em: < http://planeta.rio/a-influencia-arabe-nos-nomes-das-estrelas/
> Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
WIKIPÉDIA. Verbetes: Filosofia Medieval, Feudalismo, Cruzada,
Islamismo, Copista, Mosteiro, Catedral, Universidade. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 01 de março de 2021.
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