SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 5 DE FILOSOFIA 2021
HERÁCLITO DE ÉFESO E PARMÊNIDES DE ELEIA
HERÁCLITO DE ÉFESO: (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo
interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.
QUADRO COMPARATIVO:
ASPECTOS
CENTRAIS DAS IDEIAS DE: |
HERÁCLITO DE
ÉFESO (Século VI/V
a.C.) |
HERÁCLITO
(WIKIPÉDIA): https://en.wikipedia.org/wiki/Heraclitus Em
slides (Ingl.): https://en.wikipedia.org/wiki/Heraclitus#/media/File:Heraklit.jpg
Em
slides (Port.): https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito#/media/Ficheiro:Heraclitus,_Johannes_Moreelse.jpg
|
Existe
uma unidade fundamental de todas as coisas: fragmentos 10, 50, 89, 103. (Resumo
de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) |
Universo
(unidade do universo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Universo
Em
slides: Obs.:
Heráclito e os antigos não faziam nem ideia da existência de galáxias. Os
antigos conheciam bem os céus (constelações, estrelas, planetas, etc.), mas
para eles o universo era fechado na esfera das estrelas fixas (constelações e
estrelas visíveis do céu à noite). O universo foi mostrado aqui para se
entender a ideia de UNIDADE DE TODAS AS COISAS, segundo Heráclito. Unidade
harmônica (equilibrada, ordenada, organizada). (Prof. José Antônio.) |
Todas as coisas estão
em movimento: fragmentos 12, 49 a, 88. (Resumo de Gerd
Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) |
O
movimento existe. Tudo encontra-se em contínuo devir (vir a ser): mudança,
transformação, movimento de um lugar para outro, deslocamento, deterioração,
etc. Nada permanece o mesmo, com o passar do tempo. (Prof. José Antônio.) |
Movimento
(Wikipédia): slides. https://es.wikipedia.org/wiki/Movimiento_(f%C3%ADsica)#/media/Archivo:Leaving_Yongsan_Station.jpg
Decomposição
(apodrecimento...) (Wikipédia – slides): https://en.wikipedia.org/wiki/Decomposition#/media/File:Rotten_apple_under_the_tree.jpg
|
O
movimento se processa através dos contrários: frags. 8, 10, 23, 48, 51, 52,
53, 54, 62, 65, 67, 76, 80, 88, 126. (Resumo de Gerd
Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) |
Contrários
(exemplos): dia/noite; calor/frio; embaixo/no alto; alto/baixo; verão/inverno;
seca/chuva; período chuvoso/período de seca; vida/morte; jovem/idoso; etc.
(Prof. José Antônio.) |
Exemplos
em imagens: Dia
(slides): https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia#/media/Ficheiro:Nasce_o_dia_em_Beberibe,_Cear%C3%A1,_Brasil.jpg Noite
(slides): https://en.wikipedia.org/wiki/Night#/media/File:View_across_the_bay_of_Naples_at_night.jpg
Criança: Jovem: https://en.wikipedia.org/wiki/Youth#/media/File:1970sgirls.jpg
Idoso: https://es.wikipedia.org/wiki/Tercera_edad#/media/Archivo:Rubens_old_man_dsc01655.jpg
|
O
logos é compreendido como
inteligência divina que governa o real: frags. 1, 2, 16, 30, 32, 41, 64, 67,
93, 94, 102, 108, 112, 113, 114, 115. (Resumo de Gerd
Bornheim – em: BORNHEIM, 1998, p.35.) |
O
cosmos (harmonia, ordem, organização) – Wikipédia: https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmos
Em
slides: https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmos#/media/Archivo:Universum.jpg
|
A
sabedoria humana liga-se ao Logos: frags. 19, 23, 34, 35, 45, 72, 108, 112,
113, 115, 116. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM,
1998, p.35.) |
Sabedoria
(slides) – Wikipédia: |
O
conhecimento sensível é enganador e dever ser superado pela razão: frags. 7,
9, 78 101a, 107, 123. (Resumo de Gerd Bornheim – em: BORNHEIM,
1998, p.36.) |
Exemplos
de engano dos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão): MIRAGEM
(fenômeno ótico [de visão] de desvio da luz, que provoca uma ilusão de ótica
[de visão]): https://en.wikipedia.org/wiki/Mirage Em
slides: REFRAÇÃO
(desvio de raios luminosos, de luz): https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o Em
slides: https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:Refraction_of_a_pencil.svg
|
Segundo
Heráclito de Éfeso, o FOGO é o PRINCÍPIO ORIGINÁRIO E FUNDANTE DE TODAS AS
COISAS. (Prof. José Antônio.) |
FOGO
(na Wikipédia): https://en.wikipedia.org/wiki/Fire Em
slides: https://en.wikipedia.org/wiki/Fire#/media/File:Large_bonfire.jpg VULCÃO
(na Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o Em
slides: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o#/media/Ficheiro:MtCleveland_ISS013-E-24184.jpg
|
Só
para lembrar, a respeito do fogo. O fogo: Queima. Cozinha. Destrói. Devasta. Aquece. Entre
outras tantas ações do fogo. |
Para mais
detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São
Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
WIKIPÉDIA. Verbetes: Sagrado,
Templo, Ciência, Laboratório. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 07 de fevereiro de 2021.
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