quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

JOSÉ ANTÔNIO - FILOSOFIA. Primeiros anos. Atividade 2.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA.

OBJETIVO: Compreender como ocorreu a passagem do pensamento mítico ao pensamento filosófico, entre os séculos VII e VI a.C.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 2: Cosmos Carl Sagan Ep. 7 - A Espinha Dorsal da Noite Dublado. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=V2B0ofcckIc

2)      Assista ao vídeo 2: O Primeiro Computador do Mundo Mecanismo de Antikythera. Em: https://www.youtube.com/watch?v=uWNBRnuzsTg

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:  AS ORIGENS DA FILOSOFIA OCIDENTAL.

TEXTO: O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS? (Marilena Chauí)

Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de um ser humano nasce uma criança? Por que os diferentes também fazem surgir os diferentes: o dia faz nascer a noite, o inverno faz surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, enquanto um objeto claro escurece?

Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece. Por que um dia luminoso e ensolarado, de céu azul e brisa suave, repentinamente se torna sombrio, coberto de nuvens, varrido por ventos furiosos, tomado pela tempestade, pelos raios e trovões? Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Por que o alimento que antes me agradava, agora, que estou doente, me causa repugnância?

Por que o que parecia uno se multiplica em tantos outros? De uma só árvore, quantas flores e quantos frutos nascem! De uma só gata, quantos gatinhos nascem!

Por que as coisas se tornam opostas ao que eram? A brasa vermelha e quente se torna um carvão negro e frio. A água tépida pode tornar-se uma barra dura e gelada, deixando de ser líquida e transparente para tornar-se sólida e opaca.

Por que nada permanece idêntico a si mesmo? De onde vêm os seres? Para onde vão, quando desaparecem? Por que se transformam? Por que se diferenciam uns dos outros? Mas, também, por que tudo parece repetir-se? Depois do dia, a noite; depois da noite, o dia. Depois do inverno, a primavera, depois da primavera, o verão, depois deste, o outono, e depois deste, novamente o inverno. De dia, o sol; à noite, a lua e as estrelas. O calor leva as águas para o céu e as traz de volta pelas chuvas. Ninguém nasce adulto ou velho, mas sempre criança, que se torna adulto e velho.

Foram perguntas como essas que os primeiros filósofos fizeram e, para elas, buscaram respostas. A religião, as tradições e os mitos explicavam todas as coisas, mas suas preocupações e respostas já não satisfaziam a quem desejava conhecer as causas da mudança, da permanência, da repetição da desaparição e do ressurgimento dos seres.

(CHAUÍ, Marilena. Cap. 3: A Origem da Filosofia. In: ___________________. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática , 2017. Pp. 33-34.)

QUESTÃO 1: Entre as perguntas que os primeiros filósofos faziam não se encontra a seguinte:

a)(     ) Por que os seres nascem e morrem?

b)(     ) Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de um ser humano nasce uma criança?

c)(     ) Por que os deuses e as deusas criaram o mundo?

d)(     ) Por que os diferentes também fazem surgir os diferentes: o dia faz nascer a noite, o inverno faz surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, enquanto um objeto claro escurece?

e)(     ) Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece.

 

 

QUESTÃO 2: Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Essa pergunta não apela para a explicação mítica (dada pelos mitos), mas busca o entendimento da natureza, que pode ser entendida pela razão, das doenças. Nesse sentido, ela diferencia-se radicalmente da explicação dada por meio:

a)(     ) Da observação do corpo humano.

b)(     ) Do uso de ervas e remédios curativos tirados da natureza.

c)(     ) Do tratamento baseado em terapias indicadas pelos médicos.

d)(     ) Da busca de conhecimento maior dos processos que regem o funcionamento do corpo e dos males que o atacam.

e)(     ) Da abertura de uma caixa onde existiam todos os males (Pandora).

 

 

QUESTÃO 3: “Depois do dia, a noite; depois da noite, o dia. Depois do inverno, a primavera, depois da primavera, o verão, depois deste, o outono, e depois deste, novamente o inverno. De dia, o sol; à noite, a lua e as estrelas.” Questionamentos e estudos acerca dessas repetições dos movimentos celestiais, sempre da mesma maneira, com regularidade, além da filosofia, contribuíram para o desenvolvimento do seguinte instrumento no mundo ocidental antigo:

a)(     ) O Mecanismo de Antikythera (século I a.C.).

b)(     ) Computadores de última geração (século XXI d.C.).

c)(     ) Telégrafo (século XIX d.C.).

d)(     ) Telescópios capazes de permitirem ver objetos a longínquas distâncias.

e)(     ) O androide de Alberto Magno (século XIII d.C.).

 

 

QUESTÃO 4: “A religião, as tradições e os mitos explicavam todas as coisas, mas suas preocupações e respostas já não satisfaziam a quem desejava conhecer as causas da mudança, da permanência, da repetição da desaparição e do ressurgimento dos seres.” A filosofia contribuiu:

a)(     ) Para o fim das religiões no mundo, tendo em vista que elas já não satisfaziam mais o entendimento mais preciso a respeito do mundo.

b)(     ) Para a destruição de todos os mitos e a declaração de sua inutilidade completa, pondo também um fim nos mesmos.

c)(     ) Para reforçar o entendimento mítico da natureza, do cosmos e até mesmo da realidade humana.

d)(     ) Para o desenvolvimento de uma reflexão a respeito da natureza baseada no logos (palavra, discurso, razão).

e)(     ) Para se poder entender melhor a realidade a partir das verdades sagradas imutáveis e perfeitas contidas nas diferentes mitologias e religiões antigas.

 

 

QUESTÃO 5: “A religião, as tradições e os mitos explicavam todas as coisas, mas suas preocupações e respostas já não satisfaziam a quem desejava conhecer as causas da mudança, da permanência, da repetição da desaparição e do ressurgimento dos seres.” A mudança, a permanência, a repetição da desaparição e do ressurgimento dos seres referem-se, por exemplo, aos seguintes fatos, com exceção de:

a)(     ) O nascimento, morte de seres vivos e nascimento de outros.

b)(     ) O nascimento e renascimento das plantas pelo poder de Deméter e Perséfone.

c)(     ) O nascimento e do pôr do Sol, diariamente, dia após dia.

d)(     ) A passagem e repetição anual das quatro estações naturais: verão, outono, inverno, primavera.

e)(     ) O movimento repetido dos astros nos céus.


 

 

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