Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD PRIMEIRO ANO DO
ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 1º |
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Primeira. |
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PERÍODO: DE 08/02 A 21/02/2021. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA.
OBJETIVO: Compreender como ocorreu a
passagem do pensamento mítico ao pensamento filosófico, entre os séculos VII e
VI a.C.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista
ao vídeo 2: Cosmos
Carl Sagan Ep. 7 - A Espinha Dorsal da Noite Dublado.
Em: https://www.youtube.com/watch?v=V2B0ofcckIc
2) Assista
ao vídeo 2: O Primeiro Computador do
Mundo Mecanismo de Antikythera. Em: https://www.youtube.com/watch?v=uWNBRnuzsTg
3) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: AS ORIGENS DA FILOSOFIA OCIDENTAL.
TEXTO: O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS?
(Marilena Chauí)
Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes
dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce
outro cão, de um ser humano nasce uma criança? Por que os diferentes também
fazem surgir os diferentes: o dia faz nascer a noite, o inverno faz surgir a
primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, enquanto um objeto
claro escurece?
Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece,
envelhece e desaparece. Por que um dia luminoso e ensolarado, de céu azul e
brisa suave, repentinamente se torna sombrio, coberto de nuvens, varrido por
ventos furiosos, tomado pela tempestade, pelos raios e trovões? Por que a
doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Por que o alimento que
antes me agradava, agora, que estou doente, me causa repugnância?
Por que o que parecia uno se multiplica em tantos outros?
De uma só árvore, quantas flores e quantos frutos nascem! De uma só gata,
quantos gatinhos nascem!
Por que as coisas se tornam opostas ao que eram? A
brasa vermelha e quente se torna um carvão negro e frio. A água tépida pode
tornar-se uma barra dura e gelada, deixando de ser líquida e transparente para
tornar-se sólida e opaca.
Por que nada permanece idêntico a si mesmo? De onde
vêm os seres? Para onde vão, quando desaparecem? Por que se transformam? Por
que se diferenciam uns dos outros? Mas, também, por que tudo parece repetir-se?
Depois do dia, a noite; depois da noite, o dia. Depois do inverno, a primavera,
depois da primavera, o verão, depois deste, o outono, e depois deste, novamente
o inverno. De dia, o sol; à noite, a lua e as estrelas. O calor leva as águas
para o céu e as traz de volta pelas chuvas. Ninguém nasce adulto ou velho, mas
sempre criança, que se torna adulto e velho.
Foram perguntas como essas que os primeiros filósofos
fizeram e, para elas, buscaram respostas. A religião, as tradições e os mitos
explicavam todas as coisas, mas suas preocupações e respostas já não
satisfaziam a quem desejava conhecer as causas da mudança, da permanência, da
repetição da desaparição e do ressurgimento dos seres.
(CHAUÍ,
Marilena. Cap. 3: A Origem da Filosofia. In: ___________________. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática , 2017. Pp. 33-34.)
QUESTÃO 1: Entre as perguntas que os primeiros filósofos faziam
não se encontra a seguinte:
a)( ) Por
que os seres nascem e morrem?
b)( ) Por
que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra
árvore, de um cão nasce outro cão, de um ser humano nasce uma criança?
c)( ) Por
que os deuses e as deusas criaram o mundo?
d)( ) Por
que os diferentes também fazem surgir os diferentes: o dia faz nascer a noite,
o inverno faz surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do
tempo, enquanto um objeto claro escurece?
e)( ) Por
que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece.
QUESTÃO 2: Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor,
a força? Essa pergunta não apela para a explicação mítica (dada pelos mitos),
mas busca o entendimento da natureza, que pode ser entendida pela razão, das
doenças. Nesse sentido, ela diferencia-se radicalmente da explicação dada por
meio:
a)( ) Da
observação do corpo humano.
b)( ) Do uso
de ervas e remédios curativos tirados da natureza.
c)( ) Do
tratamento baseado em terapias indicadas pelos médicos.
d)( ) Da
busca de conhecimento maior dos processos que regem o funcionamento do corpo e
dos males que o atacam.
e)( ) Da
abertura de uma caixa onde existiam todos os males (Pandora).
QUESTÃO 3: “Depois do dia, a noite; depois da noite, o dia.
Depois do inverno, a primavera, depois da primavera, o verão, depois deste, o
outono, e depois deste, novamente o inverno. De dia, o sol; à noite, a lua e as
estrelas.” Questionamentos e estudos acerca dessas repetições dos movimentos
celestiais, sempre da mesma maneira, com regularidade, além da filosofia,
contribuíram para o desenvolvimento do seguinte instrumento no mundo ocidental
antigo:
a)( ) O
Mecanismo de Antikythera (século I a.C.).
b)( ) Computadores
de última geração (século XXI d.C.).
c)( ) Telégrafo
(século XIX d.C.).
d)( ) Telescópios
capazes de permitirem ver objetos a longínquas distâncias.
e)( ) O
androide de Alberto Magno (século XIII d.C.).
QUESTÃO 4: “A religião, as tradições e os mitos explicavam
todas as coisas, mas suas preocupações e respostas já não satisfaziam a quem
desejava conhecer as causas da mudança, da permanência, da repetição da
desaparição e do ressurgimento dos seres.” A filosofia contribuiu:
a)( ) Para o
fim das religiões no mundo, tendo em vista que elas já não satisfaziam mais o
entendimento mais preciso a respeito do mundo.
b)( ) Para a
destruição de todos os mitos e a declaração de sua inutilidade completa, pondo
também um fim nos mesmos.
c)( ) Para
reforçar o entendimento mítico da natureza, do cosmos e até mesmo da realidade
humana.
d)( ) Para o
desenvolvimento de uma reflexão a respeito da natureza baseada no logos
(palavra, discurso, razão).
e)( ) Para
se poder entender melhor a realidade a partir das verdades sagradas imutáveis e
perfeitas contidas nas diferentes mitologias e religiões antigas.
QUESTÃO 5: “A religião, as tradições e os mitos explicavam
todas as coisas, mas suas preocupações e respostas já não satisfaziam a quem
desejava conhecer as causas da mudança, da permanência, da repetição da
desaparição e do ressurgimento dos seres.” A mudança, a permanência, a
repetição da desaparição e do ressurgimento dos seres referem-se, por exemplo,
aos seguintes fatos, com exceção de:
a)( ) O nascimento,
morte de seres vivos e nascimento de outros.
b)( ) O
nascimento e renascimento das plantas pelo poder de Deméter e Perséfone.
c)( ) O
nascimento e do pôr do Sol, diariamente, dia após dia.
d)( ) A
passagem e repetição anual das quatro estações naturais: verão, outono,
inverno, primavera.
e)( ) O
movimento repetido dos astros nos céus.
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