SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E
EP1
SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 3 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
SOCIEDADE E
CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
(Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.)
CONHECIMENTO DA
RELIGIÃO: (Prof. José Antônio Brazão.)
Na
aula anterior vimos e discutimos a diferença entre o conhecimento do senso
comum e o da ciência. Agora iremos apresentar e discutir um outro tipo de
conhecimento: o conhecimento religioso. Afrânio Silva e outros dizem o
seguinte:
“O
fato de a ciência ser um meio de produção de conhecimento mais amplamente
aceito nas sociedades industrializadas não significa que outros meios tenham
desaparecido. Quando o conhecimento sobre o sentido da vida ou sobre como
proceder diante da inevitabilidade da morte é fundamentado na crença em Deus ou
em um livro sagrado, ele é chamado conhecimento teológico ou religioso.” (SILVA
et alii, 2017: p. 20).
RELIGIÃO
(Wikipédia – imagens): https://en.wikipedia.org/wiki/Religion
Em slides:
https://es.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B3n#/media/Archivo:Religion_collage_updated.jpg
Mesmo
com o nascimento e a expansão da filosofia e das ciências, hoje, com tantas
tecnologias e descobertas feitas ao longo do tempo histórico, as religiões não
tiveram um fim e, com muita probabilidade, não terão. As religiões representam
um desejo humano de buscar algo mais elevado que dê sentido à vida, elevando-a
a um patamar muito mais acima da realidade meramente material, apontando para a
continuidade da vida na eternidade, geralmente, em outro ambiente (o Céu, o
Paraíso, o Hades, etc. etc.).
No
início, antes das religiões estruturadas, as pessoas, em bandos ou tribos,
adoravam os deuses e as deusas ao ar livre ou em locais determinados, tidos
como sagrados (separados, por conta de seu caráter divino, ligado a Deus ou aos
deuses e deusas). Na Bíblia, por exemplo, fala-se dos altares feitos por
Abraão, nos quais sacrificava animais a Deus (o Deus único, em sua crença). Nas
tribos indígenas, ao redor de fogueiras, por exemplo, com danças e certos
rituais. Na época de secas, faziam a dança da chuva, para atrair chuvas. Tribos
africanas, por meio de danças, atabaques (tipo de tambores), cantos. E assim
por diante.
DANÇA DA CHUVA
(Wikipédia imagens):
https://de.wikipedia.org/wiki/Regentanz
Em slides:
https://de.wikipedia.org/wiki/Regentanz#/media/Datei:Harar_Dance.jpg
LITURGIA
(sequência de ritos ou rituais em uma celebração):
https://en.wikipedia.org/wiki/Liturgy
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Liturgy#/media/File:Bhikku_Upasampata.JPG
As religiões são fatores de agregação de pessoas em torno de crenças e
celebrações.
O tempo das religiões é um tempo cíclico, que comemora os ciclos dos
eventos passados entre os deuses e outros seres divinos: cíclico, por se fazer
na forma de ciclo (círculo) – o ano litúrgico da Igreja Católica é um excelente
exemplo: a cada ano, começa no Advento (tempo de preparação para a chegada
[advento] de Cristo ao mundo), estende-se até a Páscoa e vai além, até o final
do ano, com o fim do ano litúrgico, uma semana antes do início do novo Advento,
celebrando mundo e o julgamento final da
humanidade). Em outras religiões também: os evangélicos, por exemplo, seguem os
elementos presentes no ano litúrgico; os judeus e os islamitas têm, em suas
respectivas crenças, festas que se celebram anualmente, ano após ano; etc. São
festas e celebrações (ritos, rituais) que rememoram o passado sagrado, dos
tempos primordiais.
No campo social, as religiões prestam grandes serviços às sociedades. Por
conta dos valores que pregam, de suas leis (um bom exemplo são os Deus
Mandamentos, da Bíblia judaico-cristã), definem, de fato, normas de condutas
que devem ser seguidas pelos seus seguidores e seguidoras. Muitas dessas normas
são comuns à imensa maioria das religiões, com pequenas variações em termos de
interpretação, possivelmente.
DEZ MANDAMENTOS
(Wikipédia – imagens):
https://en.wikipedia.org/wiki/Ten_Commandments
Em slides:
Além
das normas, muitas religiões prestam outros serviços assistenciais às
sociedades: (1)Asilos. (2)Hospitais. (3)Escolas. (4)Etc.
O
conhecimento religioso (teológico – estudo de Deus [theós, em grego], das
coisas divinas) encontra-se entre as demais formas de conhecimento. No que diz
respeito a conhecimento, as religiões foram e são responsáveis pela conservação
de conhecimentos antigos e até mesmo pelo desenvolvimento de outros, que
antecederam a filosofia e as ciências como as conhecemos hoje. Na Idade Média,
por exemplo, os padres da Igreja Católica, em mosteiros e outros locais, por
estarem entre os poucos alfabetizados, copiaram e recopiaram textos antigos.
Graças a esse trabalho, dispomos de muitos desses textos e outras informações
ainda hoje. Textos que, com a impressora de Gutenberg, chegaram a muitas
pessoas.
Os
islamitas, durante a Idade Média, fizeram algo similar. Muitos textos de
filósofos ocidentais antigos chegaram de volta ao Ocidente através deles,
inclusive.
SCRIPTORIUM
[Escritório – local da escrita] (Wikipédia – imagens):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Scriptorium
Em slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Scriptorium#/media/Ficheiro:Scriptorium_Of_T%C3%A1bara.jpg
Budistas
também puseram por escrito suas crenças.
Em
outras religiões, a tradição (transmissão) se deu na forma oral. Por exemplo:
entre as religiões afro-brasileiras.
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