Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
RECUPERAÇÃO
FINAL |
|
Segunda. |
|
|||
AVALIAÇÃO
DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA DE 14 A 15 DE DEZEMBRO DE 2020. SEGUNDOS ANOS.
Prof. José Antônio. |
||||
ATIVIDADE:
MUNDO DO TRABALHO E
DESIGUALDADE SOCIAL:
OBJETIVO:
Apresentar
as ideias principais de Marx, Weber e Durkheim
sobre o trabalho.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assista
ao vídeo 1: Trabalho: Conceito, História e Sociologia do Trabalho - Brasil
Escola – Em: https://www.youtube.com/watch?v=igRSkgPZwrI
2)
Assista
ao vídeo 2: TEORIA DO TRABALHO: DURKHEIM, MARX E WEBER Resumo de Sociologia
para o Enem. Em: https://www.youtube.com/watch?v=UG6PTnPpYrM
3)
Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
4)
Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TRABALHO E SOCIEDADE.
EXERCÍCIO
LEIA O TEXTO E
RESPONDA AS QUESTÕES:
MAX WEBER E A
ÉTICA DO TRABALHO (Afrânio Silva e outros):
“Ao analisar o
tema trabalho, Max Weber partiu de pontos de vista diferentes dos de Marx.
Weber propõe uma compreensão do capitalismo que parte do âmbito cultural em vez
do econômico. Para ele, o capitalismo industrial tem sua gênese na ideologia
puritana e calvinista. No século XVI, com o advento da Reforma Protestante, a
Igreja Católica perdeu o monopólio religioso na Europa e surgiram diferentes
vertentes do protestantismo. Weber analisou os puritanos e calvinistas,
seguidores da reformulação da doutrina cristã que ocorreu na Inglaterra no
século XVI.
Havia uma presença
muito significativa de protestantes entre os empresários e os trabalhadores
qualificados nos países capitalistas mais industrializados. Weber imaginou que
deveria existir uma relação entre certos valores calvinistas e puritanos e a gênese
do capitalismo moderno.” (SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, pp. 219-220)
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU
FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:
QUESTÃO 1: Ao analisar o tema
trabalho, Max Weber partiu de pontos de vista diferentes dos de Marx. Weber
propõe uma compreensão do capitalismo que parte do âmbito econômico.
1)
( ) VERDADEIRO.
2) ( )
FALSO.
QUESTÃO 2: Para Max Weber, o
capitalismo industrial tem sua gênese na ideologia (conjunto de ideias e
valores) católica romana medieval.
1)
( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 3: No século XVI, com o
advento da Contrarreforma, a Igreja Católica pôde manter o monopólio religioso
na Europa, apesar de terem surgido diferentes vertentes do protestantismo.
1)
( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 4: Havia uma presença muito
significativa de protestantes entre os empresários e os trabalhadores qualificados
nos países capitalistas mais industrializados.
1)
( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 5: Weber imaginou que
deveria existir uma relação entre certos valores calvinistas e puritanos e a
gênese do capitalismo moderno.
1)
( ) VERDADEIRO.
2) ( )
FALSO.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA
EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém
muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio
quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de
conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos
estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário