quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA DE 14 A 15 DE DEZEMBRO DE 2020. TERCEIROS ANOS. Prof. José Antônio Brazão.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

RECUPERAÇÃO FINAL

 

Terceira.

 

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA DE 14 A 15 DE DEZEMBRO DE 2020. TERCEIROS ANOS. Prof. José Antônio.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – FILOSOFIA POLÍTICA.

GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL:

OBJETIVO: Contextualizar o pensamento político de Hegel em seu tempo e analisar o impacto das principais ideias no pensamento  e na história posteriores.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo Grandes Filósofos Hegel . Em:

 https://www.youtube.com/watch?v=FVnQWWXJ0dQ

2)      Ver e rever os vídeos e responder as questões que seguem.

3)      Responder as questões propostas no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

POLÍTICA

Vídeo: Grandes Filósofos Hegel . Em: https://www.youtube.com/watch?v=FVnQWWXJ0dQ

EXERCÍCIO:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO:

“— Comum a todos os sistemas filosóficos antes de Hegel era a tentativa de estabelecer critérios eternos para o que os homens podem saber sobre o mundo. Isso valia indistintamente para Descartes, Espinosa, Hume e Kant, por exemplo. Cada um deles havia tentado investigar quais são os fundamentos do conhecimento humano. Mas eles sempre se expressaram com pressupostos atemporais para o conhecimento do homem sobre o mundo. — Mas não é esse o dever do filósofo? — Hegel dizia que isso não é possível. Ele achava que os fundamentos do conhecimento humano mudam de geração para geração. Portanto, não existem “verdades eternas”. Não existe uma razão atemporal. O único ponto fixo em que a filosofia pode se apoiar é a própria história. — Não, é melhor você explicar isso aí. Se a história está em permanente transformação, como pode ser um ponto fixo? — Um rio também está em permanente transformação. Mas isso não significa que você não possa falar sobre ele. Contudo, não pode afirmar em que local do vale o rio seria “mais verdadeiro”. — Não, porque o rio será sempre um rio ao longo de todo o seu leito. — Para Hegel, a história era como o curso de um rio. Cada mínimo movimento da água em algum ponto do fluxo é na verdade determinado pela correnteza e pelo movimento das águas rio acima. Mas também são importantes as pedras e as curvas do trecho que você estiver observando. — Acho que compreendi. — Até a história do pensamento, ou a história da razão, é como o curso de um rio. Lá estão contidas as “cachoeiras” de pensamentos tradicionais de pessoas que viveram antes do nosso tempo, assim como as condições vigentes na nossa contemporaneidade, que determinam a nossa maneira de pensar. Você não pode, portanto, sustentar que um determinado pensamento esteja certo para sempre, por toda a eternidade. Mas ele pode estar correto aqui e agora.” (GAARDER, Jostein. Hegel. In: ______________________. O Mundo de Sofia. Disponível em: < http://files.portuguesnoenem.webnode.com.br/200000334-a3534a44cb/O%20Mundo%20de%20Sofia%20-%20Jostein%20Gaarder.pdf > Acesso em 11 de agosto de 2020.)

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

QUESTÃO 1: Comum a todos os sistemas filosóficos antes de Hegel era a tentativa de estabelecer critérios provisórios para o que os homens podem saber sobre o mundo. Isso valia distintamente para Descartes e Espinosa, mas não para Hume e Kant, por exemplo. Cada um deles havia tentado investigar quais são os fundamentos do conhecimento humano. Mas eles sempre se expressaram com pressupostos temporais para o conhecimento do homem sobre o mundo.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 2: Hegel achava que os fundamentos do conhecimento humano não mudam de geração para geração. Portanto, existem “verdades eternas”. Existe uma razão atemporal. O único ponto fixo em que a filosofia pode se apoiar na metafísica.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 3: Para Hegel, a história era como o curso de um rio. Cada mínimo movimento da água em algum ponto do fluxo é na verdade determinado pela correnteza e pelo movimento das águas rio acima. Mas também são importantes as pedras e as curvas do trecho que você estiver observando.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 4: Até a história do pensamento, ou a história da razão, é como o curso de um rio. Lá estão contidas as “cachoeiras” de pensamentos tradicionais de pessoas que viveram antes do nosso tempo, assim como as condições vigentes na nossa contemporaneidade, que determinam a nossa maneira de pensar. Você não pode, portanto, sustentar que um determinado pensamento esteja certo para sempre, por toda a eternidade. Mas ele pode estar correto aqui e agora.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 5: Entre os pensadores (filósofos) citados no texto, Isaac Newton é enfatizado, por conta de mostrar os fundamentos da natureza e do universo. Hume era metafísico e concordava, por meio de Descartes, nas descobertas de Newton.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

Nenhum comentário: