quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Atividade de Recuperação de Sociologia – Segunda série – de 07 a 13/12/2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

RECUPERAÇÃO FINAL

 

Segunda.

 

Atividade de Recuperação de Sociologia – Segunda série – de 07 a 13/12/2020.

ATIVIDADE:

RELAÇÕES DE PODER E MOVIMENTOS SOCIAIS:

PODER, POLÍTICA E ESTADO

OBJETIVO: Perscrutar, analisar e compreender como o poder ideológico faz parte fundamental do poder político no mundo atual e, particularmente, no Brasil.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1:

2)      Assista ao vídeo 2:

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:

O PODER IDEOLÓGICO:

O poder ideológico consiste na capacidade de influenciar a formação de ideias e práticas sociais para construir padrões de comportamento que reproduzam determinado modo de perceber o mundo. Nas sociedades contemporâneas, esse poder é mais facilmente percebido nos meios de comunicação de massa e nas diferentes formas de educação assim como nos discursos científico e religioso. Como elementos centrais no processo de construção das identidades sociais, eles influenciam o modo como indivíduos e grupos interpretam os fatos e agem em seu cotidiano. (Livro SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, 2017, p. 141.)

QUESTÃO 1: “O poder ideológico consiste na capacidade de influenciar a formação de ideias e práticas sociais para construir padrões de comportamento que reproduzam determinado modo de perceber o mundo.” (padrões = modelos a serem copiados e seguidos) Dentre os elementos ideológicos que ditam padrões, hoje, estão os seguintes, exceto:

(a)(     )A moda.

(b)(     )A televisão.

(c)(     )A educação e até a religião.

(d)(     )A indústria cultural.

(e)(     )Nenhum dos anteriores.

 

QUESTÃO 2: A palavra massa, no texto, tem os seguintes significados, menos:

(a)(     )Mistura indistinta de pessoas que seguem padrões sociais e outros de modo irreflexivo e acrítico.

(b)(     )Um grupo muito esclarecido de pessoas, capaz de observar e analisar criticamente os fatos sociais.

(c)(     )Multidão.

(d)(     )Mescla de pessoas que são manipuláveis e incentivadas a seguir os valores da classe dominante econômica e politicamente.

(e)(     )A população massificada.

 

QUESTÃO 3: É verdadeiro dizer que:

(a)( )O poder ideológico consiste na incapacidade de influenciar a formação de ideias e práticas sociais para construir padrões de comportamento que reproduzam determinado modo de perceber o mundo.

(b)(     )As religiões encontram-se num nível que se coloca fora de qualquer discurso ideológico.

(c)(     )Nas sociedades contemporâneas, o poder ideológico é impossível de ser percebido nos meios de comunicação de massa.

(d)(     )O poder ideológico pode ser percebido tanto na educação quanto no discurso científico.

(e)(     )O poder ideológico constrói padrões de comportamento incapazes de  reproduzir modos de perceber o mundo.

 

QUESTÃO 4: A televisão é um meio de comunicação de massa muito comum. Ela transmite valores ideológicos através dos seguintes elementos, com exceção de:

(a)(     )Propagandas.

(b)(     )Programas de auditórios.

(c)(     )Novelas e comerciais.

(d)(     )Livros didáticos.

(e)(     )Jornais locais e nacionais televisivos.

 

QUESTÃO 5: MARQUE CERTO ou ERRADO. A ideologia (conjunto de ideias da classe economicamente dominante), tem por fim acabar ou reduzir ao máximo a capacidade e de análise das pessoas, tornando-as passivas diante da realidade na qual vivem, mantendo o status quo (a situação como aí está) dos privilégios e da riqueza de quem domina em detrimento da maioria dominada.

(     ) CERTO.         \\         (     ) ERRADO.

 

APRENDA SEMPRE!

 

Nenhum comentário: