Secretaria de Educação do Estado de
Goiás Colégio Estadual Deputado José de Assis Estudo Orientado EaD TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA:
FILOSOFIA. |
DATA:
_____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ
ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
RECUPERAÇÃO
FINAL |
|
Terceira. |
|
|||
Atividade de
Recuperação de Filosofia – Terceira série – de 07 a 13/12/2020. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR:
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA.
O PODER NA ERA DA INFORMAÇÃO:
OBJETIVO: Analisar, avaliar e problematizar a
questão do poder na era da informação, discutindo seus riscos e seus efeitos,
buscando entender como a informática é extremamente útil e, ao mesmo tempo,
usada para o poder, pode servir a interesses políticos determinados.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista ao vídeo 1: A HISTÓRIA DA INFORMAÇÃO -
Documentário (2012). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ppNCQ5cC5uA
2) Assista ao vídeo 2: Profissão Repórter
28/11/2018 Perigos na internet – Completo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D6aZZRHZwTM
3) Em cada questão escolha uma alternativa que a
responda devidamente.
4) Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O PODER NA ERA DA
INFORMAÇÃO.
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO
A SEGUIR:
O PODER INFORMÁTICO:
(Marilena Chauí)
Alguns estudiosos propõem
a expressão “sociedade informática” para designar a sociedade contemporânea, na
qual todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por
processos informatizados e por inteligências artificiais. O problema é saber
quem tem a gestão de toda a massa de informações que controla a sociedade, quem
utiliza essas informações, como e para que as utiliza. Em outras palavras, o
problema não está em quem sabe e quem não sabe operar um computador (isso se
resolve facilmente com treinamento), e sim em quem tem e quem não tem o poder
para armazenar e utilizar informações adequadas. (CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017. P.254.)
QUESTÃO
1:
O poder informático evidencia, com muita clareza que:
(a)( )A ciência é um instrumento a serviço de
toda a humanidade, sem distinções de classe, raça, cor ou outra.
(b)( )A ciência que fez os computadores os fez
tão somente para fins pacíficos.
(c)( )A ciência não se põe em defesa do grupo
A, B, C, D ou E, mas é universal.
(d)( )A ciência é apolítica.
(e)( ) A ciência não é neutra e anda em
conformidade com o poder econômico dominante.
QUESTÃO
2:
Todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos
informatizados e por inteligências artificiais. Isto implica os seguintes
elementos, com exceção de:
(a)( )Há processos informatizados em fábricas.
(b)( )Na televisão que se vê em casa o poder
informático encontra-se presente.
(c)( )A relação do ser humano com o mundo passa
também pela presença de máquinas fundamentais à comunicação e à produção do
conhecimento.
(d)( )A liberdade humana e o livre arbítrio
chegaram a um completo fim, tendo claro que as máquinas pensam pelas pessoas.
(e)( )O cuidado para evitar a ação de hackers é
de grande importância para evitar roubo de informações pessoais e públicas.
QUESTÃO
3:
No ano 2013, o analista Edward Snowden, denunciou a invasão e o roubo de
informações de milhões de pessoas, de empresas e de (quase) todos os países do
mundo por uma agência norte-americana de espionagem, a serviço do governo e de
empresas, por meio de computadores avançados. Isto reforça a tese de que:
(a)( )Edward Snowden foi um traidor de seu
país, pondo em risco a vida de seu povo.
(b)( )Não é possível ler o conteúdo de
computadores que estão em língua chinesa e que estão muito distantes.
(c)( )O uso de inteligências artificiais tem
fins político-militares e econômicos.
(d)( )A inteligência artificial é uma
inteligência fruto do trabalho de milhões de anos do mundo natural.
(e)( )Os governos não estão preocupados com o
bate-papo de pessoas comuns no Facebook nem no Whatsapp, mas tão somente com
outros governos, instituições e grandes empresas.
QUESTÃO
4:
CERTO ou ERRADO: Inteligência Artificial é a inteligência que é inata aos seres
humanos e é capaz de desenvolver-se com a aprendizagem, como se pode ver no
filme Exterminador do Futuro.
( ) CERTO.
( )
ERRADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário