quarta-feira, 21 de outubro de 2020

BENEFÍCIOS DA LEITURA DE LIVROS E MATERIAIS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS, LITERÁRIOS, CIENTÍFICOS E OUTROS (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO – TODAS AS SÉRIES

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

BENEFÍCIOS DA LEITURA DE LIVROS E MATERIAIS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS, LITERÁRIOS, CIENTÍFICOS E OUTROS (Prof. José Antônio Brazão.)

*A leitura de livros, textos de revistas, jornais e outros materiais de leitura de boa qualidade, de cunho filosófico, sociológico, literário, científico ou outro, carrega consigo imensos benefícios, entre os quais podem ser citados:

1)     A leitura diária e/ou frequente traz consigo o ACESSO AO CONHECIMENTO do mundo e da realidade.

2)     A leitura diária e/ou frequente contribui para o ampliar da CULTURA, aqui no sentido específico de informações, conhecimentos e ideias produzidos ao longo do tempo.

3)     A leitura diária e/ou frequente AUMENTA O VOCABULÁRIO (conhecimento de novas palavras; arcabouço de palavras) de quem lê.

4)     A leitura contribui para o desenvolvimento da HABILIDADE DE ESCREVER BEM E DE FORMA CORRETA.

5)     A leitura diária e/ou frequente ajuda no desenvolvimento da HABILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E DO MUNDO.

6)     A leitura diária e/ou frequente contribui para o AMPLIAR DE HORIZONTES da visão que se tem do mundo e para além da realidade cotidiana. (Boas leituras, é claro.)

7)     A leitura diária e/ou frequente ajuda no desenvolvimento da HABILIDADE DE FALAR CORRETA E PRECISAMENTE.

8)     A leitura diária e/ou frequente ajuda no desenvolvimento da HABILIDADE DE EXPRESSAR IDEIAS.

9)     A leitura diária e/ou frequente ajuda na PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. Quem lê escreve bem, fala bem e se expressa bem, muito geralmente.

10)A leitura diária e/ou frequente ajuda no desenvolvimento da SEGURANÇA INTERNA. Uma pessoa que lê, dispondo de conhecimentos e ideias, sente-se mais segura diante dos desafios a enfrentar e pode, inclusive, ajudar outras pessoas.

11)A leitura diária e/ou frequente permite que a ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, principalmente quando se busca ler coisas novas e variadas.

12)A leitura diária e/ou frequente contribui significativamente para se PREPARAR PARA O ENEM, para CONCURSOS e outros tipos de provas.

13)A leitura diária e/ou frequente contribui para um PREPARO MUITO BOM PARA A UNIVERSIDADE e, para muito além desta, para a VIDA presente e futura.

14)A leitura diária e/ou frequente abre possibilidades inimagináveis para a vida futura de uma pessoa, pois fornece-lhe instrumentos e ferramentas teóricas e até mesmo práticas para o dia a dia, agora e no futuro.

15)A leitura diária e/ou frequente LIBERTA DA PRISÃO DA IGNORÂNCIA.

16)A leitura diária e/ou frequente pode contribuir para abrir portas para quem lê.

17)A leitura diária e/ou frequente dá instrumentos e ferramentas de apoio a outras pessoas, pensando-se numa dimensão maior, coletiva.

18)A leitura diária e/ou frequente pode contribuir para se ABRIR OS OLHOS e EVITAR POSSÍVEIS PERIGOS diante de um mundo desafiador.

19)A leitura diária e/ou frequente, junto e concomitante com a leitura do mundo, pode libertar as pessoas e as comunidades (Paulo Freire).

20)A leitura diária e/ou frequente EVITA O ANALFABETISMO. No dizer de Mário Quintana, escritor brasileiro do século XX: “O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.” (Mário Quintana, citado em: https://www.pensador.com/frase/MzM0ODU/ )

21)A leitura diária e/ou frequente pode, com certeza, APONTAR CAMINHOS EM HORAS INCERTAS DA VIDA.

22)Boas leituras LIBERTAM! Libertam de medos, de ansiedades, entre outros possíveis males. Às vezes, até curam.

23)Etc. Etc. Etc.

*Estes e outros tantos estão entre os imensos benefícios que a leitura diária e/ou frequente traz para as pessoas.

*Se você não tem hábito, comece lendo aos poucos, assuntos de seu interesse, e vá ampliando e variando a quantidade e os tipos de leituras no decorrer do tempo e de sua vida.

*O importante é LER: ler bons livros e textos de diferentes tipos e aprender a ler o mundo, para aproveitar ideia de Paulo Freire, que foi um grande educador brasileiro.

*Descubra o prazer de ler diária e/ou frequentemente. Não veja a leitura como obrigação escolar ou mera exigência da vida. Descubra-a como um meio de crescimento humano, espiritual, ético, etc., individual e coletivo, sempre pensando em si e nos outros – a leitura é um dever sim, um dever para consigo e para com a sociedade na qual a pessoa vive.

*Comece lendo de dez a quinze minutos todos os dias, bons materiais de leitura, e vá ampliando, aos poucos, ao longo do tempo, até, se possível, criar uma média diária de leituras, conforme seus interesses.

*Comece lendo O QUE VOCÊ GOSTA ou PODE GOSTAR. Aos poucos, varie, a fim de ampliar a visão do mundo e os horizontes. Se você gosta de ler a Bíblia, aprenda a gostar de ler assuntos científicos, literários, filosóficos e outros, ou vice-versa. O importante é variar, com o tempo. Se gosta, por exemplo, de ler gastronomia, leia, e vá variando com o tempo, ainda que mantenha o gosto pelas ciências gastronômicas e as leituras concernentes.

*”Ah, mas eu não tenho tempo para ler. Trabalho muito!” Isto não é desculpa. Com certeza, se você se acostumar a tirar dez minutinhos de boa leitura diária isto lhe trará imensos benefícios. Ache um tempinho e se habitue a ler diariamente, que sejam dez, quinze, vinte, trinta minutos, etc.

*Como disse, o importante é ler. Veja o que Mário Quintana diz acima.

*Boas leituras!

Nenhum comentário: