quinta-feira, 1 de outubro de 2020

AULA: 05/10 A 11/10/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

AULA: 05/10 A 11/10/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA – O HELENISMO.

OBJETIVO: Abordar as origens da filosofia helenística greco-romana, que se seguiu a partir do século IV, com o domínio macedônico, até o período romano (Império Romano), situando-a no tempo, no espaço e na cultura de seu tempo.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo: PERÍODO HELENISTA – QUER QUE DESENHE – MAPA MENTAL – DESCOMPLICA  . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0KNCPY-aiRM

2)      Assistir também: FILOSOFIA HELENISTA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cV4uIR-Spd0

3)      Responder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.

4)      Fazer atividade no Google Classroom.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FILOSOFIA GREGA – O HELENISMO:

EXERCÍCIO:

Preste atenção no texto do filósofo estoico romano SÊNECA e responda as questões a seguir:

“Podes me indicar alguém que dê valor ao seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente? Nisso, pois, falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte.

Então, caro Lucílio, procura fazer aquilo que me escreves: aproveita todas as horas; serás menos dependente do amanhã se te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai. Todas as coisas, Lucílio, nos são alheias; só o tempo é nosso. A natureza deu-nos posse de uma única coisa fugaz e escorregadia, da qual um que queira pode nos privar. E é tanta a estupidez dos mortais que, por coisas insignificantes e desprezíveis, as quais certamente se podem recuperar, concordam em contrair dívidas de bom grado, mas ninguém pensa que alguém lhe deva algo ao tomar o seu tempo, quando, na verdade, ele é único, e mesmo aquele que reconhece que o recebeu não pode devolver esse tempo de quem tirou.” (Trechos de Aprendendo a Viver, de Sêneca, pp. 15 – 16, da editora L e PM, 2011.)

QUESTÃO 1: O texto do filósofo estoico Sêneca trata dos seguintes pontos, EXCETO: (1,5)

(a)               (     ) Morte.

(b)              (     ) Tempo.

(c)               (     ) Perda do tempo.

(d)              (     ) Lucílio, sua biografia.

(e)               (     ) O escoar da vida.

QUESTÃO 2: A mensagem essencial que Sêneca deseja transmitir aos seus leitores é: (1,5)

(1)              (  ) Aproveitar com sabedoria o tempo que se tem durante a vida é fundamental para bem vive-la e aproveita-la.

(2)              (     ) Perder tempo à toa faz parte da vida e é fundamental a ela, pois ninguém é de ferro.

(3)              (    ) Incorrer na mediocridade por conta do mal aproveitamento do tempo não prejudica a vida.

(4)              (     ) Lucílio deve buscar, a cada momento, o prazer na vida, sabendo que ela é passageira  e que o prazer é imprescindível na vida.

(5)              (     ) O aproveitamento de cada momento de tempo da vida é algo a que se deve agarrar obrigatória e aferradamente, sem jamais fugir dele, ainda que possa sufocar o prazer de viver.

QUESTÃO 3: O pensamento exposto no texto do estoico Sêneca é atual e com ele pode concordar a seguinte ação: (1,5)

(A) (     ) Ficar assistindo televisão o dia inteiro e não estudar.

(B)  (     ) Deixar tarefas escolares para depois, inclusive para serem feitas em sala de aula, não tem importância, pois é melhor aproveitar o tempo batendo papo com os colegas no Facebook.

(C)  (     ) Televisão e Facebook por largas horas e dias, uso constante do celular onde quer que se esteja (inclusive na escola), games nos computadores, “ninguém pensa que alguém lhe deva algo ao tomar o seu tempo”, mas que aceitamos de bom grado, pois contêm mais atrativos que os livros escolares.

(D) (     ) Ser relapso(a) com relação a todos os tempos é normal e faz parte da vida.

(E)  (     ) N.D.A. (Nenhuma das respostas anteriores.)

QUESTÃO 4: Veja as escolas helenísticas a seguir:

(1)   CETICISMO: põe em dúvida a possibilidade da verdade.

(2)   CINISMO: grupo de filósofos que punha desprezo pelas convenções sociais, buscando ao máximo uma vida simples, tendo sido comparados, inclusive, com os cães (kino: cão, em grego).

(3)   ESTOICISMO: observando o perigo das paixões e dos impulsos, o estoicismo propõe a busca do controle destes e a busca da tranquilidade e da imperturbabilidade da alma (ATARAXIA, em grego).

(4)   EPICURISMO: escola filosófica que defendia a busca do prazer, mesmo nas pequenas coisas, devendo ser buscado com equilíbrio, tendo em vista o caráter passageiro da vida. Os seres humanos não devem se preocupar com os deuses. Tudo é feito de átomos(partículas invisíveis) e tudo se desfaz em átomos.

(5)   NEOPLATONISMO: retomando o pensamento platônico e o revisando, afirma que o uno é a hipóstase (ser) originária(o) e deve ser buscado pela razão e pela elevação da alma.

Entre as alternativas seguintes, é incorreta:

(a)(     ) De acordo com o neoplatonismo, é mister a alma elevar-se para além da realidade mutável, desprendendo-se e desapegando-se dessa realidade.

(b)(     ) O epicurismo assemelha-se ao cinismo pelo fato de que é preciso controlar rigorosamente os desejos e não dar vazão aos prazeres do corpo e da alma, contrapondo-se às convenções sociais, aos desejos e impulsos.

(c)(     ) Ataraxia é um termo grego que significa, basicamente, a imperturbabilidade da alma. Os estoicos buscavam esse ideal.

(d)(     ) Diógenes, o cínico, levava tão a sério a proposta de sua filosofia que optou por viver em um barril, assemelhando-se a um cão.

(e)(     ) Se alguém lhe disser que é um cético é por ser uma pessoa que põe em dúvida a possibilidade de universalidade da verdade. Uma pessoa que não aceita verdades dogmáticas sem questionamento e sem pôr em dúvida. Acha perigo, inclusive, o dogmatismo.

QUESTÃO 5: LEIA O POEMA A SEGUIR:

INSTANTES (Poesia de Jorge Luiz Borges)

Se eu pudesse viver novamente a minha vida na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênico.

Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida:

Claro que tive momentos de alegria.

Mas, se pudesse voltar a viver trataria de ter somente bons momentos.

Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora.

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um paraquedas: se voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais entardeceres, brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.

(O argentino Jorge Luiz Borges, falecido na Suíça, em 1987, é considerado um dos maiores escritores do século XX.)


O poeta defende as seguintes ideias, EXCETO: (2,0)

A)    (     ) A vida passa.

B)    (     ) É preciso aproveitar bem, ainda que de maneira simples, cada momento da vida.

C)    (     ) Pequenas coisas na vida bem vividas fazem diferença ao longo dela e ao seu final.

D)    (     ) É preciso buscar e saber viver muitos bons momentos na vida.

E)     (     ) Para viver a vida são necessárias e imprescindíveis, sobretudo, coisas grandiosas.

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