Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
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Primeira. |
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AULA: 05/10 A 11/10/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA –
PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA – O HELENISMO.
OBJETIVO:
Abordar as origens da filosofia helenística greco-romana, que se seguiu a
partir do século IV, com o domínio macedônico, até o período romano (Império
Romano), situando-a no tempo, no espaço e na cultura de seu tempo.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assistir
ao vídeo: PERÍODO HELENISTA – QUER QUE
DESENHE – MAPA MENTAL – DESCOMPLICA .
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0KNCPY-aiRM
2)
Assistir
também: FILOSOFIA HELENISTA.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cV4uIR-Spd0
3)
Responder
as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
4)
Fazer
atividade no Google Classroom.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA – O
HELENISMO:
EXERCÍCIO:
Preste
atenção no texto do filósofo estoico romano SÊNECA e responda as questões a
seguir:
“Podes me indicar alguém que dê valor ao
seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente? Nisso, pois,
falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do
passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte.
Então, caro Lucílio, procura fazer aquilo
que me escreves: aproveita todas as horas; serás menos dependente do amanhã se
te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai. Todas as coisas,
Lucílio, nos são alheias; só o tempo é nosso. A natureza deu-nos posse de uma
única coisa fugaz e escorregadia, da qual um que queira pode nos privar. E é
tanta a estupidez dos mortais que, por coisas insignificantes e desprezíveis,
as quais certamente se podem recuperar, concordam em contrair dívidas de bom
grado, mas ninguém pensa que alguém lhe deva algo ao tomar o seu tempo, quando,
na verdade, ele é único, e mesmo aquele que reconhece que o recebeu não pode
devolver esse tempo de quem tirou.” (Trechos de Aprendendo a Viver, de Sêneca, pp. 15 – 16, da editora L e PM,
2011.)
QUESTÃO
1: O texto do filósofo estoico Sêneca trata dos seguintes pontos, EXCETO: (1,5)
(a)
( ) Morte.
(b)
( ) Tempo.
(c)
( ) Perda do tempo.
(d)
( ) Lucílio, sua biografia.
(e)
( ) O escoar da vida.
QUESTÃO
2: A
mensagem essencial que Sêneca deseja transmitir aos seus leitores é: (1,5)
(1)
( ) Aproveitar com sabedoria o tempo que se tem
durante a vida é fundamental para bem vive-la e aproveita-la.
(2)
( ) Perder tempo à toa faz parte da vida e é
fundamental a ela, pois ninguém é de ferro.
(3)
( ) Incorrer na mediocridade por conta do mal
aproveitamento do tempo não prejudica a vida.
(4)
( ) Lucílio deve buscar, a cada momento, o
prazer na vida, sabendo que ela é passageira
e que o prazer é imprescindível na vida.
(5)
( ) O aproveitamento de cada momento de
tempo da vida é algo a que se deve agarrar obrigatória e aferradamente, sem
jamais fugir dele, ainda que possa sufocar o prazer de viver.
QUESTÃO
3: O pensamento exposto no texto do estoico Sêneca é atual e com ele pode concordar
a seguinte ação: (1,5)
(A) ( ) Ficar assistindo televisão o dia inteiro
e não estudar.
(B) ( ) Deixar tarefas escolares para depois,
inclusive para serem feitas em sala de aula, não tem importância, pois é melhor
aproveitar o tempo batendo papo com os colegas no Facebook.
(C) ( ) Televisão e Facebook por largas horas e
dias, uso constante do celular onde quer que se esteja (inclusive na escola), games
nos computadores, “ninguém pensa que alguém lhe deva algo ao tomar o seu
tempo”, mas que aceitamos de bom grado, pois contêm mais atrativos que os
livros escolares.
(D) ( ) Ser relapso(a) com relação a todos os
tempos é normal e faz parte da vida.
(E) ( ) N.D.A. (Nenhuma das respostas anteriores.)
QUESTÃO
4: Veja as escolas helenísticas a seguir:
(1)
CETICISMO:
põe em dúvida a possibilidade da verdade.
(2)
CINISMO:
grupo de filósofos que punha desprezo pelas convenções sociais, buscando ao
máximo uma vida simples, tendo sido comparados, inclusive, com os cães (kino:
cão, em grego).
(3)
ESTOICISMO:
observando o perigo das paixões e dos impulsos, o estoicismo propõe a busca do
controle destes e a busca da tranquilidade e da imperturbabilidade da alma
(ATARAXIA, em grego).
(4)
EPICURISMO:
escola filosófica que defendia a busca do prazer, mesmo nas pequenas coisas,
devendo ser buscado com equilíbrio, tendo em vista o caráter passageiro da
vida. Os seres humanos não devem se preocupar com os deuses. Tudo é feito de
átomos(partículas invisíveis) e tudo se desfaz em átomos.
(5)
NEOPLATONISMO:
retomando o pensamento platônico e o revisando, afirma que o uno é a hipóstase
(ser) originária(o) e deve ser buscado pela razão e pela elevação da alma.
Entre
as alternativas seguintes, é incorreta:
(a)( ) De acordo com o neoplatonismo, é mister
a alma elevar-se para além da realidade mutável, desprendendo-se e
desapegando-se dessa realidade.
(b)( ) O epicurismo assemelha-se ao cinismo
pelo fato de que é preciso controlar rigorosamente os desejos e não dar vazão aos prazeres do corpo e
da alma, contrapondo-se às convenções sociais, aos desejos e impulsos.
(c)( ) Ataraxia é um termo grego que significa,
basicamente, a imperturbabilidade da alma. Os estoicos buscavam esse ideal.
(d)( ) Diógenes, o cínico, levava tão a sério a
proposta de sua filosofia que optou por viver em um barril, assemelhando-se a
um cão.
(e)( ) Se alguém lhe disser que é um cético é
por ser uma pessoa que põe em dúvida a possibilidade de universalidade da
verdade. Uma pessoa que não aceita
verdades dogmáticas sem questionamento e sem pôr em dúvida. Acha perigo,
inclusive, o dogmatismo.
QUESTÃO
5: LEIA O POEMA A SEGUIR:
INSTANTES (Poesia de Jorge Luiz Borges)
Se eu pudesse viver novamente a
minha vida na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito,
relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho
sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria
mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais
rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos
problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu
sensata e produtivamente cada minuto da sua vida:
Claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver
trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita
a vida, só de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a
parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um
paraquedas: se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim
do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais entardeceres, brincaria com mais crianças, se tivesse outra
vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e sei
que estou morrendo.
(O argentino Jorge
Luiz Borges, falecido na Suíça, em 1987, é considerado um dos maiores
escritores do século XX.)
O
poeta defende as seguintes ideias, EXCETO: (2,0)
A)
( ) A vida passa.
B)
( ) É
preciso aproveitar bem, ainda que de maneira simples, cada momento da vida.
C)
( ) Pequenas coisas na vida bem vividas
fazem diferença ao longo dela e ao seu final.
D)
( ) É preciso buscar e saber viver muitos
bons momentos na vida.
E)
( ) Para viver a vida são necessárias e
imprescindíveis, sobretudo, coisas grandiosas.
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