quarta-feira, 23 de setembro de 2020

AULA: 28/09 A 04/10 DE 2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

AULA: 28/09 A 04/10 DE 2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA.

IMMANUEL KANT: O QUE É ILUMINISMO?

OBJETIVO: Averiguar e discutir como Immanuel Kant discute e interpreta o significado de Iluminismo, bem como entender o contexto sócio-econômico-cultural que deu origem à discussão em torno do Iluminismo e as questões éticas aí subjacentes.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      VÍDEO: AudioBook: O que é o Iluminismo? de Immanuel Kant / Filosofia. Em: https://www.youtube.com/watch?v=8bYWRtuYezg

2)      Veja e reveja o vídeo (ouça e reouça o áudio-livro).

3)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O QUE É ILUMINISMO?

IMMANUEL KANT:

VÍDEO: AudioBook: O que é o Iluminismo? de Immanuel Kant / Filosofia. Em: https://www.youtube.com/watch?v=8bYWRtuYezg

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

TRECHO DE O QUE É ILUMINISMO?, DE IMMANUEL KANT:

Se, pois, se fizer a pergunta - Vivemos nós agora numa época esclarecida? - a resposta e: não. Mas vivemos numa época do iluminismo. Falta ainda muito para que os homens tomados em conjunto, da maneira como as coisas agora estão, se encontrem já numa situação ou nela se possam apenas vir a por de, em matéria de religião, se servirem bem e com segurança do seu próprio entendimento, sem a orientação de outrem. Temos apenas claros indícios de que se lhes abre agora o campo em que podem atuar livremente, e diminuem pouco a pouco os obstáculos à ilustração geral, ou a saída dos homens da menoridade de que são culpados. Assim considerada, esta época é a época do iluminismo, ou o século de Frederico.

Um príncipe que não acha indigno de si dizer que tem por dever nada prescrever aos homens em matéria de religião, mas deixar-lhes aí a plena liberdade, que, por conseguinte, recusa o arrogante nome de tolerância. É efetivamente esclarecido e merece ser encomiado pelo mundo grato e pela posteridade como aquele que, pela primeira vez, libertou o gênero humano da menoridade, pelo menos por pane do governo, e deu a cada qual a liberdade de se servir da própria razão em tudo o que é assunto da consciência.

Sob o seu auspicio, clérigos veneráveis podem, sem prejuízo do seu dever ministerial e na qualidade de eruditos, expor livre e publicamente ao mundo para que este examine os seus juízos e ideias que, aqui ou além, se afastam do símbolo admitido; mas, mais ainda é permitido a quem não está limitado por nenhum dever de ofício. Este espírito de liberdade difunde-se também no exterior, mesmo onde entra em conflito com obstáculos externos de um governo que a si mesmo se compreende mal. Com efeito, perante tal governo brilha um exemplo de que, no seio da liberdade não há o mínimo a recear pela ordem pública e pela unidade da comunidade. Os homens libertam-se pouco a pouco da brutalidade, quando de nenhum modo se procura intencionalmente nela os conservar.

(KANT, Immanuel. O que é Iluminismo? Disponível em: < http://www.uel.br/cch/his/arqdoc/kantPDEHIS.pdf > Acesso em 23/09/2020.)

QUESTÃO 1: Se, pois, se fizer a pergunta - Vivemos nós agora numa época esclarecida? - a resposta é: não. Vivemos numa época do obscurantismo. Nada falta para que os homens tomados em conjunto, da maneira como as coisas agora estão, se encontrem já numa situação de subjugação ou nela se possam apenas se manterem obedientes, em matéria de religião, e não servirem bem e com segurança do seu próprio entendimento, mas sempre sob a orientação de outrem.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 2: Temos apenas claros indícios de que se lhes abre [se abre aos seres humanos] agora o campo em que podem atuar livremente, e diminuem pouco a pouco os obstáculos à ilustração geral, ou a saída dos homens da menoridade de que são culpados. Assim considerada, esta época é a época do iluminismo, ou o século de Frederico. (O que está entre chaves é só para clarear a frase.)

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 3: Um príncipe que acha indigno de si dizer que tem por dever nada prescrever aos homens em matéria de religião, mas impor-lhes a opressão, que, por conseguinte, não se recusa o arrogante nome de tolerância. É efetivamente esclarecido e merece ser encomiado pelo mundo grato e pela posteridade como aquele que, pela primeira vez, escravizou o gênero humano da menoridade, pelo menos por pane do governo, e não deu a cada qual a liberdade de se servir da própria razão, a fim de controlar-lhes a consciência.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 4: Sob o seu auspicio [Sob o auspício do príncipe], clérigos veneráveis podem, sem prejuízo do seu dever ministerial e na qualidade de eruditos, expor livre e publicamente ao mundo para que este examine os seus juízos e ideias que, aqui ou além, se afastam do símbolo admitido; mas, mais ainda é permitido a quem não está limitado por nenhum dever de ofício. Este espírito de liberdade difunde-se também no exterior, mesmo onde entra em conflito com obstáculos externos de um governo que a si mesmo se compreende mal. (O que está entre chaves é só para clarear a frase.)

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 5: Com efeito, perante tal governo, a serviço dos donos de escravos, brilha um exemplo de que, no seio da escravidão não há o mínimo a recear pela ordem pública e pela unidade da comunidade. Os homens nunca libertam-se da brutalidade, nem mesmo quando de nenhum modo se procura intencionalmente nela os conservar.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

Nenhum comentário: