quarta-feira, 2 de setembro de 2020

AULA - 07 A 11/09/2020. 2 SEMESTRE. TERCEIROS ANOS E EP3. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

PERÍODO: 07 A 11/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – FILOSOFIA POLÍTICA.

KARL MARX:

OBJETIVO: Estudar as principais ideias do pensador Karl Marx e a revisão que fez da dialética hegeliana no entendimento da história.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao Filme O JOVEM KARL MARX. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y. 

2)      Ver e rever o vídeo e responder as questões que seguem.

3)      Responder as questões propostas no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

POLÍTICA

Vídeo: O JOVEM KARL MARX. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y .  

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR: Trecho do MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA, de Karl Marx e Friedrich Engels (séc. XIX):

“A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações especiais. A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado. Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado. Dos servos da Idade Média nasceram os burgueses livres das primeiras cidades; desta população municipal, saíram os primeiros elementos da burguesia. A descoberta da América, a circunavegação  da África ofereceram à burguesia em assenso um novo campo de ação. (...) A grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América (...). O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Média. Vemos, pois, que a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca. Cada etapa da evolução percorrida, pela burguesia era acompanhada de um progresso político correspondente. Classe oprimida pelo despotismo feudal, associação armada administrando-se a si própria na comuna ; aqui, república urbana independente, ali, terceiro estado, tributário da monarquia; depois, durante o período manufatureiro, contrapeso da nobreza na monarquia feudal ou absoluta, pedra angular das grandes monarquias, a burguesia, desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania política exclusiva no Estado representativo moderno. O governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.” ( Em: http://www.psb40.org.br/bib/b30.pdf )       

QUESTÃO 1: De acordo com o texto, a luta de classes tem as seguintes características, exceto:

(a)(     ) É o motor que move a evolução dos seres vivos.

(b)(     ) Encontra-se presente na história de todas as sociedades.

(c)(     ) Ora é aberta, ora é camuflada.

(d)(     ) No decorrer da história, classes dominantes foram derrubadas por outras que passaram a dominar.

(e)(     ) Está fundamentada na opressão (exploração) das classes dominadas pela classe dominante economicamente.

QUESTÃO 2: Na Roma antiga, entre as classes que ali se encontravam, estavam as seguintes, com exceção de:

(a)(     ) Patrícios.

(b)(     ) Plebeus.

(c)(     ) Cavaleiros.

(d)(     ) Servos medievos.

(e)(     ) Escravos.

QUESTÃO 3: Dentre os grupos que fazem parte da classe burguesa não se encontram:

(a)(     ) Os grandes comerciantes.

(b)(     ) Os grandes banqueiros.

(c)(     ) Os grandes industriais.

(d)(     ) Os grandes senhores feudais.

(e)(     ) Os grandes empresários.

QUESTÃO 4: A dialética que aparece nas contradições mostradas no texto advém da releitura materialista das ideias racionalistas de:

(a)(     ) Friedrich Nietzsche.

(b)(     ) Georg W. Friedrich Hegel.

(c)(     ) Immanuel Kant.

(d)(     ) Friedrich Engels.

(e)(     ) Augusto Comte.

QUESTÃO 5: A EXPLORAÇÃO DE TRABALHADORES(AS)  e a LUTA DE CLASSES são algo elementar no capitalismo e continuam muito presentes. Entre os exemplos citados por Marx encontra-se um, presente aqui nas alternativas. Nos EUA, uma série de manifestações costumam ocorrer ocorrem assassinatos de negros por policiais, comprováveis por câmeras e outros aparatos de gravação. No Brasil, o grande número de jovens negros mortos Isto evidencia uma herança que vem do período em que havia relação de exploração e conflito (luta de classes) entre:

(a)(     ) Patrícios e plebeus.

(b)(     ) Barões e servos

(c)(      ) Mestre de corporação e companheiro.

(d)(     ) Capitalistas e proletários.

(e)(     ) Homens livres e escravos.

“A sabedoria é a coisa principal, portanto adquire a sabedoria. Com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.” (Provérbios 4:7).

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

Nenhum comentário: