Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD TERCEIRA
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Terceira. |
|
|||
PERÍODO:
07 A 11/09 DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – FILOSOFIA POLÍTICA.
KARL MARX:
OBJETIVO:
Estudar as principais ideias do pensador Karl Marx e a revisão que fez da
dialética hegeliana no entendimento da história.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assistir
ao Filme O JOVEM KARL MARX. Em: https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y.
2) Ver
e rever o vídeo e responder as questões que seguem.
3) Responder
as questões propostas no Google Classroom.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
POLÍTICA
Vídeo:
O JOVEM KARL MARX.
Em: https://www.youtube.com/watch?v=2M5vo2n6G7Y
.
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
LEIA ATENTAMENTE O
TEXTO A SEGUIR: Trecho do MANIFESTO DO
PARTIDO COMUNISTA, de Karl Marx e Friedrich Engels (séc. XIX):
“A história de todas as sociedades
que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem
livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e
companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm
vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que
terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira,
ou pela destruição das duas classes em luta. Nas primeiras épocas históricas,
verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes
distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos
patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos,
mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações especiais.
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não
aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas
condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado.
Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter
simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em
dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a
burguesia e o proletariado. Dos servos da Idade Média nasceram os burgueses
livres das primeiras cidades; desta população municipal, saíram os primeiros
elementos da burguesia. A descoberta da América, a circunavegação da África ofereceram à burguesia em assenso
um novo campo de ação. (...) A grande indústria criou o mercado mundial
preparado pela descoberta da América (...). O mercado mundial acelerou
prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de
comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão
da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio, a navegação, as vias
férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e
relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Média. Vemos, pois, que
a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de
desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca.
Cada etapa da evolução percorrida, pela burguesia era acompanhada de um
progresso político correspondente. Classe oprimida pelo despotismo feudal,
associação armada administrando-se a si própria na comuna ; aqui, república
urbana independente, ali, terceiro estado, tributário da monarquia; depois,
durante o período manufatureiro, contrapeso da nobreza na monarquia feudal ou
absoluta, pedra angular das grandes monarquias, a burguesia, desde o
estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou,
finalmente, a soberania política exclusiva no Estado representativo moderno. O
governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a
classe burguesa.” ( Em: http://www.psb40.org.br/bib/b30.pdf
)
QUESTÃO 1: De acordo com o texto, a
luta de classes tem as seguintes características, exceto:
(a)( ) É o motor que move a evolução dos seres
vivos.
(b)( ) Encontra-se presente na história de
todas as sociedades.
(c)( ) Ora é aberta, ora é camuflada.
(d)( ) No decorrer da história, classes
dominantes foram derrubadas por outras que passaram a dominar.
(e)( ) Está fundamentada na opressão
(exploração) das classes dominadas pela classe dominante economicamente.
QUESTÃO 2: Na Roma antiga, entre as
classes que ali se encontravam, estavam as seguintes, com exceção de:
(a)( ) Patrícios.
(b)( ) Plebeus.
(c)( ) Cavaleiros.
(d)( ) Servos medievos.
(e)( ) Escravos.
QUESTÃO 3: Dentre os grupos que
fazem parte da classe burguesa não se encontram:
(a)( ) Os grandes comerciantes.
(b)( ) Os grandes banqueiros.
(c)( ) Os grandes industriais.
(d)( ) Os grandes senhores feudais.
(e)( ) Os grandes empresários.
QUESTÃO 4: A dialética que aparece
nas contradições mostradas no texto advém da releitura materialista das ideias
racionalistas de:
(a)( ) Friedrich Nietzsche.
(b)( ) Georg W. Friedrich Hegel.
(c)( ) Immanuel Kant.
(d)( ) Friedrich Engels.
(e)( ) Augusto Comte.
QUESTÃO 5: A EXPLORAÇÃO DE
TRABALHADORES(AS) e a LUTA DE CLASSES
são algo elementar no capitalismo e continuam muito presentes. Entre os
exemplos citados por Marx encontra-se um, presente aqui nas alternativas. Nos
EUA, uma série de manifestações costumam ocorrer ocorrem assassinatos de negros
por policiais, comprováveis por câmeras e outros aparatos de gravação. No
Brasil, o grande número de jovens negros mortos Isto evidencia uma herança que
vem do período em que havia relação de exploração e conflito (luta de classes)
entre:
(a)( ) Patrícios e plebeus.
(b)( ) Barões e servos
(c)( ) Mestre de corporação e companheiro.
(d)( ) Capitalistas e proletários.
(e)( ) Homens livres e escravos.
“A sabedoria é a coisa principal,
portanto adquire a sabedoria. Com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.”
(Provérbios 4:7).
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário