quarta-feira, 2 de setembro de 2020

AULA - 07 A 11/09/2020. 2 SEMESTRE. SEGUNDO ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EP2. OTEP - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ÉTICA PROFISSIONAL. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EP2

NOTA

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ÉTICA PROFISSIONAL.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

EP2

PERÍODO: 07 A 11/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

O MUNDO DO TRABALHO:

OBJETIVO: Discutir a questão do trabalho e da profissionalização nas últimas décadas e o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho, bem como a questão dos direitos trabalhistas.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: ECCE HOMO – TRABALHO. Em: https://www.youtube.com/watch?v=MPB83diYqGw

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TRABALHO E TECNOLOGIAS - DIREITO AO FGTS:

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Por que o FGTS foi criado

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

O trabalhador pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda.

A importância dos recursos do Fundo para o desenvolvimento do país ultrapassa os benefícios da moradia digna, pois financiam, também, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.

O FGTS tem sido a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e o Saneamento Básico.

Como foi criado o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, acrescidos de atualização monetária e juros.

(Em: http://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/o-que.aspx )

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

QUESTÃO 1: A lei trabalhista que define 8 (oito) horas de trabalho ao dia tem as seguintes finalidades, exceto:

(a)(     ) Proteger o trabalhador e a trabalhadora contra o excesso de tempo de trabalho.

(b)(     ) Dar possibilidade de um descanso e um contato um pouco maior com a família durante parte do dia, após o trabalho.

(c)(     ) Evitar a exploração excessiva do trabalho pelos patrões.

(d)(     ) Defender exclusivamente os interesses dos patrões, permitindo que estes façam o que queiram.

(e)(     ) Contribuir para que cada trabalhador(a) tenha um tempo adequado para restaurar forças, após o trabalho.

QUESTÃO 2: A definição legal (por lei) do salário mínimo nacional, em muitos países do mundo, surgiu para evitar os seguintes pontos, menos:

(a)(     ) Que trabalhadores e trabalhadoras recebessem e recebam salário menor que o definido pela lei.

(b)(     ) Que, por conta do desemprego, trabalhadores e trabalhadoras, se sujeitem a qualquer valor salarial baixo.

(c)(     ) Que a família toda, inclusive as crianças, com seus pais, tenha que sujeitar-se ao trabalho para dar condições mínimas de sobrevivência a seus membros.

(d)(     ) Que estados dos países tenham definições salariais díspares, abaixo do mínimo federal.

(e)(     ) Que trabalhadores e trabalhadoras, de modo algum, tenham de fazer horas-extras e que nunca mais sejam explorados(as).

QUESTÃO 3: Com relação ao FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ele tem as seguintes características, com exceção de:

(a)(     ) Possibilitar que cada trabalhador(a), ao perder seu emprego, tenha recursos para manter-se e manter sua família por algum tempo, até arrumar outro emprego.

(b)(     ) É depositado, mês a mês, em uma conta do trabalhador, parceladamente.

(c)(     ) Pode ser retirado a qualquer hora, quando o(a) trabalhador(a) quiser.

(d)(     ) Pode ser retirado para construir ou comprar casa própria.

(e)(     ) É retirável no momento da aposentadoria.

QUESTÃO 4: Dentre os elementos seguintes, com relação aos(às) trabalhadores(as), estes são direitos:

(a)(     ) Salário e pagamento a cada mês, permitindo-lhes que paguem suas contas e comprem bens para si e suas famílias.

(b)(     ) Chegada na hora no trabalho, polidez e conhecimento técnico para realizar sua função.

(c)(     ) Aprimoramento e aprendizado constantes.

(d)(     ) Não faltar ao trabalho por motivo fútil (à toa).

(e)(     ) Cumprir as normas positivas e definidas em lei da empresa em que trabalha.

QUESTÃO 5: Como a exploração de trabalhadores(as) ocorre no mundo capitalista, hoje?

 (a)(     ) Por meio da perda ou cortes de direitos trabalhistas conquistados anteriormente.

(b)(     ) Por meio do uso de máquinas que aceleram a produção, em menos tempo.

(c)(      ) Por meio da mais valia, trabalho extra não pago devidamente.

(d)(     ) Em caso de home offices de grandes empresas, em que o(a) trabalhador(a) realiza um trabalho separado de outros(as), o que pode reforçar sua desarticulação como classe.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

Nenhum comentário: