quarta-feira, 2 de setembro de 2020

AULA - 07 A 11/09/2020. 2 SEMESTRE - PRIMEIROS ANOS - FILOSOFIA (Prof.José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: 07 A 11/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - ARISTÓTELES.

OBJETIVO: Investigar as principais ideias do filósofo Aristóteles de Estagira e sua influência duradoura sobre o mundo ocidental.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assistir ao vídeo: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES – A FILOSOFIA NASCE DO ESPANTO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rHp5GXpbd0Q

2)      Assistir também: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES E A LÓGICA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5HMOjM2lirE

3)      Responder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.

4)      Fazer atividade no Google Classroom.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FILOSOFIA GREGA – ARISTÓTELES:

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS DE ARISTÓTELES.

“…temos que examinar as causas, quais e quantas são. Dado que o objeto desta investigação é o conhecer e não acreditamos conhecer algo se antes não estabelecemos em cada caso o “por quê” (que significa captar a causa primeira), é evidente que teremos que examinar tudo que se  refere à geração e à destruição e a toda mudança natural, a fim de que, conhecendo seus princípios, possamos tentar fazer referência a eles em cada uma de nossas investigações. Neste sentido se diz que é causa (1) aquele constitutivo interno de que algo é feito, como por exemplo o bronze a respeito da estátua ou a prata a respeito da taça, e os gêneros do bronze ou da prata. [É a causa material.] Em outro sentido (2) é a forma ou o modelo, isto é, a definição da essência e seus gêneros (…) e as partes da definição. [É a causa formal.] Em outro sentido (3) é o princípio primeiro de onde vem a mudança ou o repouso, como o que quer algo é causa, como é também o pai é causa de seu filho, e de modo geral o que faz algo é causa do que é feito, e o que faz mudar é causa do que é mudado. [É a causa eficiente.] E em outro sentido (4) causa é o fim, isto é, aquilo para o qual é algo, por exemplo: o caminhar é a causa da saúde. Pois por que caminhamos? Ao que respondemos: para ficar saudáveis, e ao dizer isso cremos ter indicado a causa. E também qualquer coisa que, sendo movida por outra coisa, chega a ser um meio para obter um fim, como os medicamentos e os instrumentos cirúrgicos são meios para obter a saúde. Todas essas coisas são para um fim, e se diferenciam entre si em que umas são atividades e outras, instrumentos. [É a causa final.] Tais são, portanto, os sentidos em que diz que algo é causa. Mas, como se diz causa em vários sentidos, ocorre também que uma mesma coisa tem várias causas, e não por acaso. Assim, no caso de uma estátua, tanto a arte do escultor [a causa eficiente] quanto o bronze [a causa material] são causas dela, e causas da estátua enquanto estátua e não causas de outra coisa; pois não são do mesmo modo: um é a causa como matéria, outra aquilo de onde provêm o movimento. Há também coisas que são reciprocamente causas; assim, o exercício é causa do bom estado do corpo, e este é causa do exercício, ainda que não do mesmo modo: o bem estar do corpo é causa como fim, o exercício é causa como princípio do movimento [causa eficiente].” (ARISTÓTELES. Física)  (Em: http://oficinadefilosofia.com/2012/11/16/a-teoria-das-quatro-causas-de-aristoteles/  )

QUESTÃO 1: Aristóteles, filósofo grego de origem macedônica, do século IV a.C., buscou entender as causas do movimento e acabou criando uma teoria que, por muito tempo, foi aceita. Dentre as causas não se encontra a:

(a)(     ) Causa eficiente.

(b)(     ) Causa formal.

(c)(     ) Causa divina.

(d)(     ) Causa final.

(e)(     ) Causa material.

QUESTÃO 2: O objeto da investigação contida no texto de Aristóteles é:

(a)(     ) O duvidar.

(b)(     ) A curiosidade.

(c)(     ) O intuir.

(d)(     ) O concluir.

(e)(     ) O conhecer.

QUESTÃO 3: Uma mesma coisa, como uma estátua, por exemplo:

(a)(     ) Tem apenas uma causa.

(b)(     ) Tem várias causas.

(c)(     ) Tem duas causas.

(d)(     ) Tem cinco causas.

(e)(     ) Tem três causas.

QUESTÃO 4: O exercício físico e o bom estado do corpo são:

(a)(     ) Causas análogas.

(b)(     ) Causas recíprocas.

(c)(     ) Causas materiais.

(d)(     ) Causas superficiais.

(e)(     ) Causas conjunturais.

QUESTÃO 5: Cada causa tem um número no texto. Encontre, abaixo e marque a numeração correta para o seguinte exemplo: (A)(     ) Arte do escultor.    (B)(     ) Bronze.    (C)(     )Estátua para honrar Zeus.     (D)(     )Forma da estátua. Os números correspondentes às letras são, respectivamente:

(a)(     ) 1, 2, 3, 4.

(b)(     ) 4, 2, 1, 3.

(c)(     ) 2, 4, 3, 1.

(d)(     ) 3, 1, 4, 2.

(e)(     ) 4, 3, 2, 1.

“A SABEDORIA É A COISA PRINCIPAL, PORTANTO ADQUIRA A SABEDORIA”. (Provérbios 4:7)

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

Nenhum comentário: