Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Primeira. |
|
|||
PERÍODO:
07 A 11/09 DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - ARISTÓTELES.
OBJETIVO:
Investigar as principais ideias do filósofo Aristóteles de Estagira e sua
influência duradoura sobre o mundo ocidental.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
Assistir
ao vídeo: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES – A FILOSOFIA NASCE DO ESPANTO.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rHp5GXpbd0Q
2)
Assistir
também: SER OU NÃO SER – ARISTÓTELES E A LÓGICA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5HMOjM2lirE
3)
Responder
as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
4)
Fazer
atividade no Google Classroom.
5)
Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA –
ARISTÓTELES:
EXERCÍCIO:
LEIA O TEXTO E RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:
A
TEORIA DAS QUATRO CAUSAS DE ARISTÓTELES.
“…temos que examinar as
causas, quais e quantas são. Dado que o objeto desta investigação é o conhecer
e não acreditamos conhecer algo se antes não estabelecemos em cada caso o “por
quê” (que significa captar a causa primeira), é evidente que teremos que examinar
tudo que se refere à geração e à
destruição e a toda mudança natural, a fim de que, conhecendo seus princípios,
possamos tentar fazer referência a eles em cada uma de nossas investigações.
Neste sentido se diz que é causa (1)
aquele constitutivo interno de que algo é feito, como por exemplo o bronze a
respeito da estátua ou a prata a respeito da taça, e os gêneros do bronze ou da
prata. [É a causa material.] Em outro sentido (2)
é a forma ou o modelo, isto é, a definição da essência e seus gêneros (…) e as
partes da definição. [É a causa formal.] Em outro sentido (3)
é o princípio primeiro de onde vem a mudança ou o repouso, como o que quer algo
é causa, como é também o pai é causa de seu filho, e de modo geral o que faz
algo é causa do que é feito, e o que faz mudar é causa do que é mudado. [É a
causa eficiente.] E em outro sentido (4)
causa é o fim, isto é, aquilo para o qual é algo, por exemplo: o caminhar é a
causa da saúde. Pois por que caminhamos? Ao que respondemos: para ficar
saudáveis, e ao dizer isso cremos ter indicado a causa. E também qualquer coisa
que, sendo movida por outra coisa, chega a ser um meio para obter um fim, como
os medicamentos e os instrumentos cirúrgicos são meios para obter a saúde.
Todas essas coisas são para um fim, e se diferenciam entre si em que umas são
atividades e outras, instrumentos. [É a causa final.] Tais são, portanto, os
sentidos em que diz que algo é causa. Mas, como se diz causa em vários
sentidos, ocorre também que uma mesma coisa tem várias causas, e não por acaso.
Assim, no caso de uma estátua, tanto a arte do escultor [a causa eficiente]
quanto o bronze [a causa material] são causas dela, e causas da estátua
enquanto estátua e não causas de outra coisa; pois não são do mesmo modo: um é
a causa como matéria, outra aquilo de onde provêm o movimento. Há também coisas
que são reciprocamente causas; assim, o exercício é causa do bom estado do
corpo, e este é causa do exercício, ainda que não do mesmo modo: o bem estar do
corpo é causa como fim, o exercício é causa como princípio do movimento [causa
eficiente].” (ARISTÓTELES. Física) (Em: http://oficinadefilosofia.com/2012/11/16/a-teoria-das-quatro-causas-de-aristoteles/ )
QUESTÃO 1: Aristóteles, filósofo grego de origem
macedônica, do século IV a.C., buscou entender as causas do movimento e acabou
criando uma teoria que, por muito tempo, foi aceita. Dentre as causas não se
encontra a:
(a)( ) Causa
eficiente.
(b)( ) Causa
formal.
(c)( ) Causa
divina.
(d)( ) Causa
final.
(e)( ) Causa
material.
QUESTÃO 2: O objeto da investigação contida no texto
de Aristóteles é:
(a)( ) O
duvidar.
(b)( ) A
curiosidade.
(c)( ) O
intuir.
(d)( ) O
concluir.
(e)( ) O
conhecer.
QUESTÃO 3: Uma mesma coisa, como uma estátua, por
exemplo:
(a)( ) Tem
apenas uma causa.
(b)( ) Tem
várias causas.
(c)( ) Tem
duas causas.
(d)( ) Tem
cinco causas.
(e)( ) Tem
três causas.
QUESTÃO 4: O exercício físico e o bom estado do corpo
são:
(a)( )
Causas análogas.
(b)( )
Causas recíprocas.
(c)( )
Causas materiais.
(d)( )
Causas superficiais.
(e)( )
Causas conjunturais.
QUESTÃO 5: Cada causa tem um número no texto.
Encontre, abaixo e marque a numeração correta para o seguinte exemplo: (A)( ) Arte do escultor. (B)(
) Bronze. (C)( )Estátua para honrar Zeus. (D)(
)Forma da estátua. Os números correspondentes às letras são,
respectivamente:
(a)( ) 1, 2,
3, 4.
(b)( ) 4, 2,
1, 3.
(c)( ) 2, 4,
3, 1.
(d)( ) 3, 1,
4, 2.
(e)( ) 4, 3,
2, 1.
“A SABEDORIA É A COISA
PRINCIPAL, PORTANTO ADQUIRA A SABEDORIA”. (Provérbios 4:7)
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário