quinta-feira, 20 de agosto de 2020

SEGUNDO ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EP2 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ÉTICA PROFISSIONAL - ATIVIDADE 3/II SEM.2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EP2

NOTA

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ÉTICA PROFISSIONAL.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

EP2

PERÍODO: DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020.

ATIVIDADE:

O MUNDO DO TRABALHO:

OBJETIVO: Discutir a questão do trabalho e da profissionalização nas últimas décadas e as mudanças trabalhistas.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: ECCE HOMO – TRABALHO. Em: https://www.youtube.com/watch?v=MPB83diYqGw

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O MUNDO DO TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA:

“A propagação da COVID-19, exigiu que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho e adotassem o regime de home office de forma rápida e compulsória. Além de, literalmente, levarem o trabalho para casa em tempo integral, muitas pessoas tiveram que assumir, sem ajudas externas, as atividades de cuidado de seus familiares e de suas casas; o que aumentou consideravelmente a quantidade e diversidade de demandas. No entanto, esse contexto, não é exclusivo dos profissionais que foram orientados a trabalhar em home office. Aqueles que continuam frequentando seus locais de trabalho (ex. profissionais de saúde, colaboradores de supermercados, motoristas de transporte público e serviços de delivery), também enfrentam fatores estressantes, como as preocupações relacionadas à exposição à COVID-19, e precisam se adaptar para conviver com as mudanças na rotina de seus familiares.” (PSICOVIDA. Bem-estar no trabalho em tempos de pandemia: um guia para profissionais em Home Office. Em: < http://www.pucrs.br/coronavirus/wp-content/uploads/sites/258/2020/06/2020_06_02-coronavirus-cartilhas-psicovida-bem-estar_no_trabalho_em_tempos_de_pandemia.pdf > Acesso em 20 de agosto de 2020.)

EXERCÍCIO

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

QUESTÃO 1: “A propagação da COVID-19, exigiu que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho e adotassem o regime de home office de forma rápida e compulsória.” O trabalho home office, basicamente, foi exigido pelo seguinte motivo:

(a)(     ) Dispor-se de mais tempo para ficar mais tempo em casa.

(b)(     ) Férias prolongadas.

(c)(     ) Evitar a queda na produção dos trabalhadores e das trabalhadoras que trabalham com tecnologias da informação.

(d)(     ) Reduzir os gastos com água, energia e transporte da parte de todos, tanto patrões quanto trabalhadores(as).

(e)(     ) Evitar o contágio por conta da aglomeração de pessoas no espaço de trabalho.

QUESTÃO 2: “Além de, literalmente, levarem o trabalho para casa em tempo integral, muitas pessoas tiveram que assumir, sem ajudas externas, as atividades de cuidado de seus familiares e de suas casas (...).” Isto quer dizer que:

(a)(     ) Houve uma valorização maior do tempo, evitando que fosse desperdiçado no trânsito.

(b)(     ) Ganhou-se com a possibilidade de trabalhar em casa, tendo mais tempo para ficar à toa.

(c)(     ) Aumentou-se o tempo de lazer.

(d)(     ) Houve um aumento considerável da quantidade e da diversidade de demandas.

(e)(     ) O convívio com a família ampliou-se, trazendo tão-somente benefícios para trabalhadores e trabalhadoras.

QUESTÃO 3: “No entanto, esse contexto, não é exclusivo dos profissionais que foram orientados a trabalhar em home office.” O contexto mencionado é:

(a)(     ) O contexto de convívio com a família, tendo mais tempo para se dedicar a ela.

(b)(     ) O contexto do trabalho direto com colegas, no dia a dia.

(c)(     ) O contexto de estresse ocasionado pelo aumento considerável de demandas.

(d)(     ) O contexto de trabalho indireto com colegas, por meio das tecnologias.

(e)(     ) O contexto da superação, a cada dia, dos desafios impostos pela pandemia.

QUESTÃO 4: “Aqueles que continuam frequentando seus locais de trabalho (ex. profissionais de saúde, colaboradores de supermercados, motoristas de transporte público e serviços de delivery), também enfrentam fatores estressantes,...”

(a)(     ) ...como ter que viajar todos os dias para seus locais de trabalho, em espaços demasiadamente limpos.

(b)(     ) ...como as preocupações relacionadas à exposição à COVID-19, e precisam se adaptar para conviver com as mudanças na rotina de seus familiares

(c)(     ) ...como a sensação de que seu trabalho é um trabalho de fundamental importância para o bem de toda a nação.

(d)(     ) ...como a percepção de que o momento é momento de recolhimento e de ficar em casa.

(e)(     )...como o poder ver os filhos e as filhas crescendo em um mundo sem COVID.

QUESTÃO 5: Home office (lit.: escritório em casa) tem exigido o conhecimento e até o aprendizado do uso de tecnologias. Isto aponta para o fato de que estas estarão cada vez mais presentes no mundo de trabalho. Oportunidades que exigem e exigirão de Técnicos(as) em Tecnologias:

(a)(     ) Dedicação, treino, empenho no aprendizado, determinação na hora de estudar, a fim de obter o domínio das tecnologias e das técnicas a elas ligadas.

(b)(     ) Um momento de reflexão e repensamento de suas vidas.

(c)(     ) Compreensão de que outras pandemias ocorrerão no mundo.

(d)(     ) Avaliação do tempo dedicado à família, que precisa ser muito aproveitado agora.

(e)(     ) O aprendizado de língua hebraica, fundamental para entender os computadores e outras ferramentas tecnológicas.

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

 

Nenhum comentário: