Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDO
ANO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO
TRABALHO E ÉTICA PROFISSIONAL. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Segunda. |
EP2 |
|||
PERÍODO:
DE 24 A 28 DE AGOSTO DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
O MUNDO DO TRABALHO:
OBJETIVO:
Discutir
a questão do trabalho e da profissionalização nas últimas décadas e as mudanças
trabalhistas.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista
ao vídeo 1: ECCE HOMO – TRABALHO. Em: https://www.youtube.com/watch?v=MPB83diYqGw
2) Em
cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.
3) Responda-as
no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
O MUNDO DO TRABALHO EM
TEMPOS DE PANDEMIA:
“A propagação da COVID-19, exigiu
que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho e adotassem o
regime de home office de forma rápida e compulsória. Além de, literalmente,
levarem o trabalho para casa em tempo integral, muitas pessoas tiveram que
assumir, sem ajudas externas, as atividades de cuidado de seus familiares e de suas
casas; o que aumentou consideravelmente a quantidade e diversidade de demandas.
No entanto, esse contexto, não é exclusivo dos profissionais que foram
orientados a trabalhar em home office. Aqueles que continuam frequentando seus
locais de trabalho (ex. profissionais de saúde, colaboradores de supermercados,
motoristas de transporte público e serviços de delivery), também enfrentam
fatores estressantes, como as preocupações relacionadas à exposição à COVID-19,
e precisam se adaptar para conviver com as mudanças na rotina de seus
familiares.” (PSICOVIDA.
Bem-estar no trabalho em tempos de
pandemia: um guia para profissionais em Home Office. Em: < http://www.pucrs.br/coronavirus/wp-content/uploads/sites/258/2020/06/2020_06_02-coronavirus-cartilhas-psicovida-bem-estar_no_trabalho_em_tempos_de_pandemia.pdf
> Acesso em 20 de agosto de 2020.)
EXERCÍCIO
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU
FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:
QUESTÃO 1: “A propagação da
COVID-19, exigiu que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho
e adotassem o regime de home office de forma rápida e compulsória.” O trabalho
home office, basicamente, foi exigido pelo seguinte motivo:
(a)( ) Dispor-se de mais tempo para ficar mais
tempo em casa.
(b)( ) Férias prolongadas.
(c)( ) Evitar a queda na produção dos
trabalhadores e das trabalhadoras que trabalham com tecnologias da informação.
(d)( ) Reduzir os gastos com água, energia e
transporte da parte de todos, tanto patrões quanto trabalhadores(as).
(e)( ) Evitar o contágio por conta da
aglomeração de pessoas no espaço de trabalho.
QUESTÃO 2: “Além de, literalmente,
levarem o trabalho para casa em tempo integral, muitas pessoas tiveram que
assumir, sem ajudas externas, as atividades de cuidado de seus familiares e de
suas casas (...).” Isto quer dizer que:
(a)( ) Houve uma valorização maior do tempo,
evitando que fosse desperdiçado no trânsito.
(b)( ) Ganhou-se com a possibilidade de
trabalhar em casa, tendo mais tempo para ficar à toa.
(c)( ) Aumentou-se o tempo de lazer.
(d)( ) Houve um aumento considerável da
quantidade e da diversidade de demandas.
(e)( ) O convívio com a família ampliou-se,
trazendo tão-somente benefícios para trabalhadores e trabalhadoras.
QUESTÃO 3: “No entanto, esse
contexto, não é exclusivo dos profissionais que foram orientados a trabalhar em
home office.” O contexto mencionado é:
(a)( ) O contexto de convívio com a família,
tendo mais tempo para se dedicar a ela.
(b)( ) O contexto do trabalho direto com
colegas, no dia a dia.
(c)( ) O contexto de estresse ocasionado pelo
aumento considerável de demandas.
(d)( ) O contexto de trabalho indireto com
colegas, por meio das tecnologias.
(e)( ) O contexto da superação, a cada dia, dos
desafios impostos pela pandemia.
QUESTÃO 4: “Aqueles que continuam
frequentando seus locais de trabalho (ex. profissionais de saúde, colaboradores
de supermercados, motoristas de transporte público e serviços de delivery),
também enfrentam fatores estressantes,...”
(a)( ) ...como ter que viajar todos os dias
para seus locais de trabalho, em espaços demasiadamente limpos.
(b)( ) ...como as preocupações relacionadas à
exposição à COVID-19, e precisam se adaptar para conviver com as mudanças na
rotina de seus familiares
(c)( ) ...como a sensação de que seu trabalho é
um trabalho de fundamental importância para o bem de toda a nação.
(d)( ) ...como a percepção de que o momento é
momento de recolhimento e de ficar em casa.
(e)( )...como o poder ver os filhos e as filhas
crescendo em um mundo sem COVID.
QUESTÃO 5: Home office (lit.:
escritório em casa) tem exigido o conhecimento e até o aprendizado do uso de
tecnologias. Isto aponta para o fato de que estas estarão cada vez mais
presentes no mundo de trabalho. Oportunidades que exigem e exigirão de
Técnicos(as) em Tecnologias:
(a)( ) Dedicação, treino, empenho no
aprendizado, determinação na hora de estudar, a fim de obter o domínio das
tecnologias e das técnicas a elas ligadas.
(b)( ) Um momento de reflexão e repensamento de
suas vidas.
(c)( ) Compreensão de que outras pandemias
ocorrerão no mundo.
(d)( ) Avaliação do tempo dedicado à família,
que precisa ser muito aproveitado agora.
(e)( ) O aprendizado de língua hebraica,
fundamental para entender os computadores e outras ferramentas tecnológicas.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário