terça-feira, 2 de junho de 2020

EAD CEDJA - FILOSOFIA - SEGUNDOS ANOS - ATIVIDADE DE REVISÃO GERAL (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2
NOTA
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Segunda.

PERÍODO: De 08 a 10 de junho de 2020.

ATIVIDADE DE REVISÃO GERAL:
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO: Atentar para relação que existe entre o pensamento empirista e a Revolução Científica, buscando entender a inter-relação entre teoria do conhecimento e ciência na Idade Moderna.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      VÍDEO 1: David Hume – Brasil Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3ZxP6dTrfCI
2)      VÍDEO 2: Galileu Galilei desenho animado (FILME [curto]). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L_yUPezUd8o
3)      Veja e reveja os vídeos.
4)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.
5)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO CONHECIMENTO
DAVID HUME:
VÍDEOS:
1)         VÍDEO 1: David Hume – Brasil Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3ZxP6dTrfCI  
2)         VÍDEO 2: Galileu Galilei desenho animado (FILME [curto]). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L_yUPezUd8o
EXERCÍCIO DE REVVISÃO GERAL:
COMENTÁRIO INTRODUTÓRIO (Prof. José Antônio Brazão.)
Um dos grandes momentos da era renascentista e no andar da Idade Moderna, por volta dos séculos XV, XVI e XVII, até o XVIII, foi a Revolução Científica. No campo da astronomia, como já foi visto anteriormente (com o vídeo Cosmos, episódio 3: A Harmonia dos Mundos, de Carl Sagan, e o resumo-comentário apresentado), grandes astrônomos e matemáticos, cientistas, se empenharam em compreender o universo e as leis naturais que nele existem, que o regem e regem a natureza, como o próprio nome indica. Entre eles encontraram-se Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes (João) Kepler, Christian Huygens, culminando nas descobertas de Isaac Newton).
As descobertas novas puseram em cheque crenças, até então tidas como inabaláveis, acerca do universo! Junto com elas, questionamentos sobre os fundamentos do conhecimento humano. E aqui entra a filosofia empirista, com pensadores de destaque como Francis Bacon, John Locke e David Hume. A ciência, agora, era mais prática, empírica, sem deixar de lado a razão (capacidade humana de pensar, refletir, duvidar [Descartes, racionalista, e Hume, empirista, souberam usar a dúvida], imaginar, abstrair e formular ideias e pensamentos). Como assim? Como se poderá ver bem no desenho sobre Galileu: observações, uso de instrumentos (a luneta-telescópio), experimentos (as bolas de pesos diferentes lançadas da torre), etc. Junto com os experimentos e as observações, a mensuração (ação de medir, de calcular) de informações obtidas, no uso da razão que reflete, abstrai, calcula, entre outras ações que realiza.
Veja os dois vídeos e busque perceber ligações entre os modos de pensar do empirista Hume e de Galileu Galilei. As questões a seguir focam o segundo vídeo, de Galileu Galilei e, em alguma, um paralelo entre este e o pensar de Hume.
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR, RELACIONADAS AO VÍDEO 2 (Galileu Galilei):
QUESTÃO 1: Galileu Galilei foi um astrônomo e matemático que viveu entre os séculos XVI e XVII da era cristã (poucos séculos atrás). O vídeo mostra, desde o início, uma  defesa do sistema astronômico geocêntrico:
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 2: O sistema astronômico efetivamente defendido por Galileu Galilei foi fruto das observações, dos cálculos e recálculos, além de muitas reflexões de Cláudio Ptolomeu (grande geógrafo e astrônomo do século II d.C.), que viveu boa parte de sua vida em Alexandria, no Egito.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 3: Curioso, Galileu Galilei quis saber se a crença aristotélica (de Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C.) de que dois corpos de pesos diferentes caem sobre a terra em tempos diferentes. Para tanto, fez, entre outras, a experiência das bolas de pesos diferentes, lançadas da torre. Com isto Galileu Galilei descobriu que, apesar das diferenças de pesos (p. ex.: um de 10 kg e outro de 5 kg), dois objetos caem ao mesmo tempo no solo, derrubando, assim, a crença milenar que vinha de Aristóteles.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 4: Ao descobrir, com ajuda de um amigo (no vídeo), um brinquedo chamado luneta, inventado pelos holandeses, que usava duas lentes capazes de, juntas, ampliarem as imagens, Galileu Galilei resolveu fazer um instrumento similar, criando assim o primeiro telescópio a apontar para os céus.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 5: Com o telescópio, Galileu observou buracos (crateras) na Lua, luas ao redor de Júpiter, manchas no Sol e até anéis em Saturno, o que punha, mais uma vez, ideias aristotélicas em xeque. Ora, para Aristóteles os céus seriam perfeitos, puros, sem manchas, sem defeitos. Ninguém imaginaria, até então, manchas no Sol! Fazendo um paralelo com Hume: Galileu fez uso da experiência sensorial, de forma repetida  muitas vezes (hábito ou costume), até ter certezas científicas. Fez correções, cálculos e recálculos, e chegou a conclusões que contribuíram para mudar o pensamento advindo da Idade Média, ainda preso às ideias de Cláudio Ptolomeu (modelo geocêntrico com epiciclos) e de Aristóteles, além de outros pensadores antigos, como Platão, a Bíblia e os santos, as bulas papais, tidos como autoridades.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.


Nenhum comentário: