terça-feira, 2 de junho de 2020

EAD CEDJA - FILOSOFIA - PRIMEIROS ANOS - ATIVIDADE DE REVISÃO GERAL (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
NOTA
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Primeira.

PERÍODO: 08 A 10 DE JUNHO DE 2020.

ATIVIDADE DE REVISÃO GERAL:
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - SÓCRATES.
OBJETIVO: Avaliar o peso do dever, no cumprimento das justas leis, a partir do diálogo de Sócrates e o amigo Críton (Critão), fazendo uma comparação com o que Sócrates acreditava ser verdadeiro e digno e o que se pode aprender disto ainda hoje, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      (RE)VER O VÍDEO (filme): SÓCRATES, de Roberto Rossellini. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5TaaT30L8yg . E\OU Leia o opúsculo (pequena obra) de Platão chamada CRÍTON OU O DEVER. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf  Tem apenas treze páginas e as letras são grandes. Mostra Sócrates na prisão, em um momento em que Críton (ou Critão) (e amigos) lhe oferecia(m) uma possível fuga. Sócrates resolve ficar e cumprir sua sentença em nome de suas crenças mais profundas. E\OU, se quiser, ouça o áudio book (áudio-livro) Críton, de Platão, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-OEG3CdCdis .
2)      Reponder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
3)      Fazer atividade no Google Classroom.
4)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA – SÓCRATES:
EXERCÍCIO DE REVISÃO GERAL:
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, LIGADAS A MOMENTO EM QUE SÓCRATES ESTAVA NA PRISÃO E AÍ, À NOITE OU PELA MADRUGADA, RECEBEU O AMIGO CRÍTON (CRITÃO): (Valor: 1,0 [um ponto] cada.)
QUESTÃO 1: A morte de Sócrates, por conta da condenação, ocorreria entre o dia do julgamento e o dia seguinte?
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 2: Críton (ou Critão) foi simplesmente despedir-se do amigo, sabendo que ele morreria logo?
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 3: Críton (ou Critão), ao ir visitar o amigo, passou por uma experiência de reaprendizado: o reaprendizado da tristeza diante da morte.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 4: Sócrates, ao ouvir a proposta de fuga de Críton, não a aceitou de maneira alguma, preocupado com o cumprimento do dever.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 5: Críton diz a Sócrates que, tendo conseguido dinheiro também de outros amigos de Sócrates, havia subornado os guardas da prisão e preparado um barco para a fuga de Sócrates.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 6: De imediato, Sócrates levantou-se e decidiu seguir o amigo Críton, sabendo que havia sido condenado injustamente e que não concordava com a morte que viria dentro de um tempo.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 7: Sócrates era um profundo respeitador das leis da cidade de Atenas, cidade em que nascera e na qual foi criado desde a mais tenra infância. Deste modo, não quis desrespeitá-las mesmo sabendo que o julgamento foi injusto. Preferia a morte ao descumprimento do dever de obediência às leis.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 8: Sócrates comenta com Críton que, mesmo não morrendo por aqueles dias, acabaria morrendo um dia e teria que dar conta às leis eternas de sua ofensa cometida contra as leis de Atenas. Portanto, mais uma razão para cumprir o dever para com as leis.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 9: Críton rebate Sócrates dizendo que não aceitaria os argumentos do amigo, tendo em vista que levantou uma boa soma de dinheiro que viria a ser desperdiçada ou perdida caso este não fugisse.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.
QUESTÃO 10: Por conta da sentença e de sua teimosia, Sócrates acaba morrendo sozinho e abandonado, por não ter aceitado a ajuda dos amigos, através de Critão, e fugido quando teve oportunidade.
1)      (     ) CERTO.
2)      (     ) ERRADO.

Nenhum comentário: