domingo, 6 de janeiro de 2019

FILOSOFIA NO IN OUR TIME DA BBC (Prof. José Antônio Brazão.)


Um material muito interessante e valioso para o aprendizado de Filosofia e Língua Inglesa, em áudio, é o programa In Our Time, conduzido pelo repórter Melvyn Bragg, da BBC.. É um programa de rádio que reúne professores e professoras de universidades, principalmente da Inglaterra. Bragg é o mediador dos debates.
Há várias áreas de debate, com destaque para Filosofia, História, Ciências e Arte, envolvendo descobertas e outros estudos e realizações da humanidade no transcurso de milênios da história desta. As discussões podem envolver das ideias e descobertas de um(a) pensador (filósofo ou filósofa, cientista, artista, matemático/matemática, etc.) até temas determinados (ex.: Bóson de Higgs, ondas gravitacionais, liberdade, bem/mal, etc.) e acontecimentos históricos que exerceram influência(s) no transcurso dos séculos.
Os programas são passados via rádio e internet (Rádio 4 da BBC), gravados e postos como downloads gratuitos para quem os desejar ouvir e estudar. Para quem ensina Filosofia, História, Ciências, Arte e outras áreas afins (Matemática, por exemplo) e estuda a língua inglesa é um material, sem margem de dúvida, muitíssimo rico.
Dentro da Filosofia podem ser citados, além de muitos outros:
Al-Ghazali. – Referência: Filosofia árabe (de língua árabe) medieval.
Al-Kindi. – Idem.
Alchemy. Discussão sobre a Alquimia.
Archimedes. Discussão sobre o matemático e cientista grego antigo Arquimedes de Siracura.
Artificial Inteligence. Discussão a respeito da Inteligência Artificial – computadores e outras máquinas.
Averroes. – Referência: Filosofia árabe medieval.
Avicenna. – Ref.: Filosofia árabe medieval.
Chemical Elements. Além da tabela periódica, faz uma passagem histórica que vai até os quatro elementos de Empédocles e Aristóteles.
Cogito Ergo Sum. Discussão sobre o pensamento de René Descartes e sua famosa frase “Penso, logo existo” (Cogito Ergo Sum).
Cynicism. Discussão sobre o pensamento helenístico dos filósofos cínicos, da antiguidade.
Empiricism. Discussão sobre o Empirismo, filosofia que fundamenta o conhecimento na experiência sensorial e na formação de ideias a partir daí.
Hannah Arendt. Discussão sobre a filósofa judia Hannah Arendt e suas reflexões sobre temas como o totalitalismo, o poder, entre outros.
Ibn Khaldun. – Referência: Filosofia árabe medieval.
Johannes Kepler. Discussão sobre as ideias e descobertas do astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler.
Karl Marx. Discussão sobre as ideias e descobertas do pensador alemão Karl Marx e sobre a repercussão de seu pensamento.
Logic. Discussão sobre Lógica, desde a lógica formal aristotélica até a lógica contemporânea.
Logical Positivism. Discussão sobre as ideias de filósofos do positivismo lógico, de suas reflexões sobre a ciência, a política e outras.
Machiavelli and the Italian City States. Discussão sobre o pensamento do filósofo italiano Nicolau Maquiavel.
Maxwell (James C. Maxwell). Discussão sobre as ideias do cientista, matemático e pensador escocês James Clerk Maxwell. (Tema interessante para Filosofia da Ciência.)
Moses Ben Maimonides. Discussão sobre o filósofo judeu medieval Moisés Ben Maimônides.
Neoplatonism. Discussão sobre o pensamento dos filósofos neoplatônicos, com destaque para Plotino, além de outros. Também sobre a influência posterior do neoplatonismo.
Nietzsche. Discussão sobre o pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e seus questionamentos aos valores predominantes na moral ocidental.
Nihilism. Retoma o debate sobre Nietzsche, enfocando o tema Niilismo.
Phenomenology. Discussão sobre as ideias de Edmund Husserl e da Fenomenologia.
Popper. Discussão sobre o filósofo austríaco de cidadania britânica Karl Popper, suas reflexões sobre ciência, sociedade, política e outros temas.
Ptolemy. Discussão sobre o astrônomo e matemático Cláudio Ptolomeu, do século II (2) da era cristã, que condensou e fundamentou o geocentrismo. (Filosofia da Ciência.)
Saint Thomas Aquinas. Discussão sobre as ideias de São Tomás de Aquino, teólogo e filósofo medieval que, com seu mestre Alberto Magno, adequou a filosofia aristotélica ao pensamento cristão (católico) medieval.
Science in the 20th century. Discussão sobre a presença e o impacto da ciência e de suas descobertas ao longo do século XX (20).
Simone Weil. Discussão sobre as ideias e a pessoa da filósofa francesa Simone Weil, suas reflexões éticas e políticas.
Socrates. Discussão sobre o filósofo grego Sócrates, que foi mestre de Platão, na antiguidade.
Spinoza. Discussão sobre o filósofo judeu luso-holandês Baruch Spinoza (Benedito Espinosa).
The Calendar. Discussão interessante sobre a origem e a formação dos calendários. Temas como o tempo e a temporalidade aí aparecem.
The Continental Analitic Split. Discussão sobre o modo de pensar analítico da filosofia continental europeia (francesa, alemã, etc.).
The Frankfurt School. Discussão sobre as ideias e os pensadores da Escola de Frankfurt, surgida na primeira metade do século XX (20).
The Greek Myths. Discussão interessante sobre os mitos e a mitologia (conjunto de mitos) gregos e seu impacto no pensamento ocidental.
The Medieval University. Discussão sobre o surgimento e a estruturação das universidades no mundo medieval europeu.
The Scientific Method. Discussão sobre o método científico.
The Translation Movement. Discussão sobre o movimento de tradução, surgido no mundo árabe medieval, que traduziu muitíssimas obras de pensadores antigos e outros.
Wittgenstein. Discussão sobre a vida e, principalmente, sobre as ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein.
Há muitos e muitos outros programas, com temas riquíssimos, utilíssimos a professoras e professores de Filosofia no ensino médio, os quais podem enriquecer a compreensão da Filosofia e até, de repente, servir de modelo(s) para discussões em sala de aula (Quem sabe?!). Para outros professores e professoras, de outras áreas, também! O importante é garimpar bem o que há de interessante nesse site e saber usar bem todo esse material. Como diz o dito: “Professor é aquele que, de repente, aprende.” Professor(a): aprenda sempre! Aprenda todos os dias! Ao longo da vida toda.
ONDE ENCONTRAR:
IN OUR TIME PODCASTS:
IN OUR TIME DOWNLOADS:
Podem ser acessados através de computador comum (PC), notebook, telefones celulares e outros (ex.: tablets).


Nenhum comentário: