Ideologia
é um conjunto de ideias, valores e ensinamentos próprios da classe dominante de
uma sociedade, que os generaliza para as demais classes, a fim de que, com sua
assimilação, estas aceitem as relações de exploração como naturais e
verdadeiras, não conseguindo enxerga-las em sua realidade de classe(s) e os
reais interesses que estão por trás delas. A ideologia, portanto, é um
instrumento fundamental à dominação da classe dominante. Ela é transmitida por
diferentes meios. Hoje, por exemplo, os meios de comunicação social (TV, rádio,
revistas...), a família, a escola, entre outros meios de transmissão
ideológica.
A
ideologia dá certas explicações para a realidade, buscando esconder seus reais
fundamentos. Um pequeno exemplo: a expressão errônea e aviltante “serviço de
preto”, comum quando se fala do trabalho não bem realizado por alguém, além de
extremamente ofensiva, é racista e esconde o fato histórico do qual ela se
originou: a escravidão negra, por cerca de quatro séculos, no Brasil colônia e
império. A classe que dominava, então, eram os donos de terras, de engenhos
(ciclo da cana de açúcar), de minas (ciclo do ouro), junto com a Coroa
Portuguesa, e, posteriormente, também, os cafeicultores (ciclo do café).
A
ideologia mexe na mente das pessoas de modo sutil (refinado, não claramente
perceptível) e as leva a crerem em falsas ideias com a aparência de
verdadeiras, e em verdades de uma classe (a classe dominante de cada época),
como se fossem verdades universais.
E
o totalitarismo fascista e nazista?
Totalitarismo
é uma palavra que designa governos ou regimes políticos cujo poder, dentro da
sociedade, encontra-se concentrado nas mãos de um partido ou grupo único, que
usa de todos os meios possíveis para mantê-lo, exercendo um amplo domínio sobre
aquela sociedade. São bons exemplos o totalitarismo fascista, na Itália, o
totalitarismo nazista, na Alemanha, e o totalitarismo stalinista, na antiga
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Aqui serão tratados os dois
primeiros.
E
quais são as principais características e ideias (ideologias) do totalitarismo
fascista e nazista? A seguir, vão algumas
das principais características:
(1)A
concentração do poder nas mãos do partido central (Partido Fascista, na
Itália, e o Partido Nazista, na Alemanha).
(2)A presença de
um representante central (o LÍDER) do partido, com grande poder, como
foi o caso de Benito Mussolini, representante do Partido Fascista Italiano, e
Adolf Hitler, representante supremo do Partido Nazista Alemão.
(3)A criação da imagem
de poder, de beneficência e de segurança do líder central, com a finalidade
de obter e manter o respeito a ele e ao partido central.
(4)O
armamentismo, aumento, cada vez maior, da produção de armas e a preocupação
com o fortalecimento dos exércitos, sob o controle do partido central. Preparo para a guerra expansionista.
(5)O
anticomunismo e o antissocialismo, isto é, a oposição radical, neste caso,
dos fascistas e nazistas a toda forma de socialismo e comunismo. Isto provocou,
inclusive, prisões e mortes de pessoas ligadas a partidos socialistas e
comunistas, tanto na Itália, quanto na Alemanha, quanto em países que estas
vieram a dominar.
(6)O
antissemitismo, isto é, a oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os
como um mal a ser eliminado e uma raça inferior.
(7)A ideia da
superioridade da raça ariana, vista como superior a outras. Por conta desta
ideia, houve perseguições severas e impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais
e outras pessoas, de raças e grupos sociais de diferentes tipos.
(8)O
extermínio das raças consideradas inferiores, do qual os campos de
concentração podem ser citados como os mais claros exemplos. Pessoas eram presas
em campos de concentração (a maioria de judeus) e, muitas delas, assassinadas
absurdamente.
(9)A defesa
incondicional do capitalismo, em oposição direta ao socialismo. Com isto,
fascistas e nazistas conseguiram apoio e muito dinheiro por parte de grandes
capitalistas, como industriais, banqueiros, latifundiários e outros, que viam o
perigo do socialismo e queriam se livrar deste.
(10)Perseguição
a todos os opositores do regime. Fascistas e nazistas perseguiram,
sem dó, assassinaram e prenderam muitos opositores dos seus regimes
totalitários.
(11)Montagem de
sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)
(12)Vigilância,
com o uso, inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve
um papel relevante).
(13)Busca de uniformização
das pessoas e do pensamento coletivo.
(14)Uso da
ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos (exemplos:
experimentos feitos com judeus e pessoas de outras raças, além de pessoas e até
crianças com problemas ou defeitos).
(15)Banimento da
ciência considerada judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão e até
mortes de cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert Einstein
teve que exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de
Frankfurt, de origem judaica, tiveram que também fazer o caminho na direção dos
Estados Unidos!
(16)A política econômica de expansão advinda
do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas terras e
colônias. De fato, fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale lembrar
que a invasão da Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra, definiu
o início da II Guerra Mundial!
Outros.
Meios de transmissão da ideologia
nazifascista:
(1)Rádio.
Fascistas e nazistas souberam explorar imensamente bem os recursos do rádio de
seu tempo.
(2)Jornais
escritos.
(3)Revistas.
(4)Desfiles e
paradas militares.
(5)Sistema
educacional: desde a formação de professores(as), passando pelo uso de símbolos
identificadores do regime, até os livros didáticos.
(6)Formação de
grupos masculinos e femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude
Hitlerista.
(7)Uniformes: no
exército, nas escolas, nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos
outros lugares e pessoas.
(8)Bandeiras,
estandartes e outros símbolos de transmissão do pensamento do partido único.
Por exemplo: a suástica nazista e a machadinha enfeixada dos fascistas.
(9)Arquitetura. Construções
de prédios e grandes monumentos, com clara mostra de poder e aparência de
grandeza.
(10)Arte. A arte
foi um grande meio de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P. ex.:
estátuas, quadros e diferentes meios artísticos possíveis.
(11)Cartazes.
(12)Panfletos.
(13)Cinema.
(14)Família. Fascistas
e nazistas sabiam muito bem que a família seria um instrumento ou meio
fundamental para a divulgação e o reforço de suas ideias, de sua ideologia – mães,
pais, filhos e filhas, parentes. Outros...
Nazistas e fascistas souberam fazer uso de todos os
meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e reforça-las no
entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para levar avante até
mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II Guerra Mundial (1939 –
1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas tinham sido
mortas, fora as que morreram depois, em razão das consequências nefastas da
guerra para a vida de outras tantas.
Antes da guerra: mortes em campos de concentração,
assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e prédios destes,
com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades, como as mortes de
crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não eram consideradas
adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes dentro destas – o filósofo
italiano Gramsci, que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi libertado
pelos fascistas depois de pressões da opinião internacional e, mesmo assim, por
conta do enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.
Para saber mais, clique em:
http://plato.stanford.edu/search/searcher.py?page=1&query=totalitarianism
(Em
inglês – podem ser usados tradutores online, como o Google Tradutor, além de
outros.) Totalitarianism [Totalitarismo]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo
Totalitarismo, na Wikipédia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo
Nazismo, na Wikipédia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo
Fascismo, na Wikipédia.
http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf
Livro As Origens do Totalitarismo, de
Hannah Arendt, online.
Aplicação didática deste texto e de outros sobre o assunto, em Filosofia, em sala de aula:
Professor(a) de Filosofia, traga IMAGENS que mostrem bem a constituição do nazismo e do fascismo e a face terrível do que veio a ocorrer com eles na primeira metade do século XX! Podem oferecer excelentes discussões, aprofundando o aprendizado dessas ideologias, um aprendizado crítico, problematizador, filosófico!
Aplicação didática deste texto e de outros sobre o assunto, em Filosofia, em sala de aula:
Professor(a) de Filosofia, traga IMAGENS que mostrem bem a constituição do nazismo e do fascismo e a face terrível do que veio a ocorrer com eles na primeira metade do século XX! Podem oferecer excelentes discussões, aprofundando o aprendizado dessas ideologias, um aprendizado crítico, problematizador, filosófico!
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