domingo, 11 de outubro de 2015

A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS: (Prof. José Antônio Brazão.)


Ideologia é um conjunto de ideias, valores e ensinamentos próprios da classe dominante de uma sociedade, que os generaliza para as demais classes, a fim de que, com sua assimilação, estas aceitem as relações de exploração como naturais e verdadeiras, não conseguindo enxerga-las em sua realidade de classe(s) e os reais interesses que estão por trás delas. A ideologia, portanto, é um instrumento fundamental à dominação da classe dominante. Ela é transmitida por diferentes meios. Hoje, por exemplo, os meios de comunicação social (TV, rádio, revistas...), a família, a escola, entre outros meios de transmissão ideológica.

A ideologia dá certas explicações para a realidade, buscando esconder seus reais fundamentos. Um pequeno exemplo: a expressão errônea e aviltante “serviço de preto”, comum quando se fala do trabalho não bem realizado por alguém, além de extremamente ofensiva, é racista e esconde o fato histórico do qual ela se originou: a escravidão negra, por cerca de quatro séculos, no Brasil colônia e império. A classe que dominava, então, eram os donos de terras, de engenhos (ciclo da cana de açúcar), de minas (ciclo do ouro), junto com a Coroa Portuguesa, e, posteriormente, também, os cafeicultores (ciclo do café).

A ideologia mexe na mente das pessoas de modo sutil (refinado, não claramente perceptível) e as leva a crerem em falsas ideias com a aparência de verdadeiras, e em verdades de uma classe (a classe dominante de cada época), como se fossem verdades universais.

E o totalitarismo fascista e nazista?

Totalitarismo é uma palavra que designa governos ou regimes políticos cujo poder, dentro da sociedade, encontra-se concentrado nas mãos de um partido ou grupo único, que usa de todos os meios possíveis para mantê-lo, exercendo um amplo domínio sobre aquela sociedade. São bons exemplos o totalitarismo fascista, na Itália, o totalitarismo nazista, na Alemanha, e o totalitarismo stalinista, na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Aqui serão tratados os dois primeiros.

E quais são as principais características e ideias (ideologias) do totalitarismo fascista e nazista? A seguir, vão algumas das principais características:

(1)A concentração do poder nas mãos do partido central (Partido Fascista, na Itália, e o Partido Nazista, na Alemanha).

(2)A presença de um representante central (o LÍDER) do partido, com grande poder, como foi o caso de Benito Mussolini, representante do Partido Fascista Italiano, e Adolf Hitler, representante supremo do Partido Nazista Alemão.

(3)A criação da imagem de poder, de beneficência e de segurança do líder central, com a finalidade de obter e manter o respeito a ele e ao partido central.

(4)O armamentismo, aumento, cada vez maior, da produção de armas e a preocupação com o fortalecimento dos exércitos, sob o controle do partido central. Preparo para a guerra expansionista.

(5)O anticomunismo e o antissocialismo, isto é, a oposição radical, neste caso, dos fascistas e nazistas a toda forma de socialismo e comunismo. Isto provocou, inclusive, prisões e mortes de pessoas ligadas a partidos socialistas e comunistas, tanto na Itália, quanto na Alemanha, quanto em países que estas vieram a dominar.

(6)O antissemitismo, isto é, a oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os como um mal a ser eliminado e uma raça inferior.

(7)A ideia da superioridade da raça ariana, vista como superior a outras. Por conta desta ideia, houve perseguições severas e impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais e outras pessoas, de raças e grupos sociais de diferentes tipos.

(8)O extermínio das raças consideradas inferiores, do qual os campos de concentração podem ser citados como os mais claros exemplos. Pessoas eram presas em campos de concentração (a maioria de judeus) e, muitas delas, assassinadas absurdamente.

(9)A defesa incondicional do capitalismo, em oposição direta ao socialismo. Com isto, fascistas e nazistas conseguiram apoio e muito dinheiro por parte de grandes capitalistas, como industriais, banqueiros, latifundiários e outros, que viam o perigo do socialismo e queriam se livrar deste.

(10)Perseguição a todos os opositores do regime. Fascistas e nazistas perseguiram, sem dó, assassinaram e prenderam muitos opositores dos seus regimes totalitários.

(11)Montagem de sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)

(12)Vigilância, com o uso, inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve um papel relevante).

(13)Busca de uniformização das pessoas e do pensamento coletivo.

(14)Uso da ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos (exemplos: experimentos feitos com judeus e pessoas de outras raças, além de pessoas e até crianças com problemas ou defeitos).

(15)Banimento da ciência considerada judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão e até mortes de cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert Einstein teve que exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de Frankfurt, de origem judaica, tiveram que também fazer o caminho na direção dos Estados Unidos!

(16)A política econômica de expansão advinda do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas terras e colônias. De fato, fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale lembrar que a invasão da Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra, definiu o início da II Guerra Mundial!

Outros.

Meios de transmissão da ideologia nazifascista:

(1)Rádio. Fascistas e nazistas souberam explorar imensamente bem os recursos do rádio de seu tempo.

(2)Jornais escritos.

(3)Revistas.

(4)Desfiles e paradas militares.

(5)Sistema educacional: desde a formação de professores(as), passando pelo uso de símbolos identificadores do regime, até os livros didáticos.

(6)Formação de grupos masculinos e femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude Hitlerista.

(7)Uniformes: no exército, nas escolas, nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos outros lugares e pessoas.

(8)Bandeiras, estandartes e outros símbolos de transmissão do pensamento do partido único. Por exemplo: a suástica nazista e a machadinha enfeixada dos fascistas.

(9)Arquitetura. Construções de prédios e grandes monumentos, com clara mostra de poder e aparência de grandeza.

(10)Arte. A arte foi um grande meio de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P. ex.: estátuas, quadros e diferentes meios artísticos possíveis.

(11)Cartazes.

(12)Panfletos.

(13)Cinema.

(14)Família. Fascistas e nazistas sabiam muito bem que a família seria um instrumento ou meio fundamental para a divulgação e o reforço de suas ideias, de sua ideologia – mães, pais, filhos e filhas, parentes. Outros...

Nazistas e fascistas souberam fazer uso de todos os meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e reforça-las no entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para levar avante até mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II Guerra Mundial (1939 – 1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas tinham sido mortas, fora as que morreram depois, em razão das consequências nefastas da guerra para a vida de outras tantas.

Antes da guerra: mortes em campos de concentração, assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e prédios destes, com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades, como as mortes de crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não eram consideradas adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes dentro destas – o filósofo italiano Gramsci, que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi libertado pelos fascistas depois de pressões da opinião internacional e, mesmo assim, por conta do enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.

Para saber mais, clique em:

http://plato.stanford.edu/search/searcher.py?page=1&query=totalitarianism (Em inglês – podem ser usados tradutores online, como o Google Tradutor, além de outros.) Totalitarianism [Totalitarismo]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo Totalitarismo, na Wikipédia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo Nazismo, na Wikipédia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo Fascismo, na Wikipédia.

http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf Livro As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt, online.

Aplicação didática deste texto e de outros sobre o assunto, em Filosofia, em sala de aula:
Professor(a) de Filosofia, traga IMAGENS que mostrem bem a constituição do nazismo e do fascismo e a face terrível do que veio a ocorrer com eles na primeira metade do século XX! Podem oferecer excelentes discussões, aprofundando o aprendizado dessas ideologias, um aprendizado crítico, problematizador, filosófico!

Nenhum comentário: