CRUZADINHA
FILOSÓFICA E GERAL:
PRIMEIRO
FILÓSOFO GREGO
|
T
|
A
|
L
|
O QUINTO
ELEMENTO (abaixo)
|
S
|
RELATO
SAGRADO SOBRE OS DEUSES à
|
M
|
I
|
T
|
O
|
|||||||
LETRA GREGA
FINAL
(abaixo)
|
E
|
TRAGÉDIA DE
SHAKESPEARE (abaixo)
|
RIO DO
EGITO (abaixo)
|
CÉLULA
emCASCA|
|
|||||||||||||
O
|
ESTUDI-OSO
DOS ASTROS
|
A
|
S
|
T
|
R
|
O
|
N
|
O
|
M
|
O
|
|||||||
M
|
DECLARAÇÃO
OU AFIRMAÇÃO (abaixo)
|
PREPOSIÇÃO
|
ALCOOLICOS
ANÔNIMOS
(acima)
|
CONSOANTES
DE “SOL”
(acima)
|
E
|
A
|
T
|
I
|
V
|
MATO GROSSO
(acima)
|
V
|
||||||
E
|
CONJUNTO DE
MITOS DE UM POVO
|
VIDA, EM
LATIM
|
|||||||||||||||
E
|
N
|
INSTRUMENTO
DO DEUS THOR à
|
M
|
A
|
R
|
T
|
E
|
L
|
O
|
LEMBRE-SE:
APRENDA SEMPRE, LEIA MAIS E CONHEÇA O MUNDO!
|
HABILIDADE
DA CORUJA DE MINERVA (acima)
|
||||||
CONDUZ
|
G
|
U
|
I
|
A
|
LENTAMENTE,
EM INGLÊS
|
S
|
L
|
O
|
SociólogoMAX
|
L
|
Y
|
||||||
W
|
|||||||||||||||||
SÉCULO
VI _?_ DE CRISTO à
|
A
|
N
|
T
|
E
|
S
|
ESTRELAS,
EM INGLÊS (aci-ma)
|
O
|
MÃE DA
HUMANIDADE à
|
E
|
V
|
A
|
||||||
TIPO DE
ESTRELA EXPLOSIVA: SUPER...?
|
INTELIGÊNCIA
ORDENADORA, CONFORME ANAXÁGORAS(abaixo)
|
||||||||||||||||
N
|
|||||||||||||||||
XENÓFANES
DE... (FILÓSOFO GREGO)
|
C
|
O
|
L
|
O
|
F
|
O
|
N
|
ANTÔNIMO DE
MAUà
|
B
|
O
|
M
|
||||||
FEMININO DE DEUSES (abaixo)
|
V
|
||||||||||||||||
LIVRO DE
HOMERO
|
I
|
L
|
I
|
A
|
D
|
A
|
O
|
E
|
N
|
NOVOß
|
O 5º MÊS,
EM INGLÊS (acima)
|
||||||
SAUDÁVEL
|
S
|
A
|
O
|
MORADA
DIVINA à
|
C
|
E
|
UNIDADE
(abaixo)
|
CONSTELAÇÃO
|
U
|
R
|
S
|
A
|
|||||
U
|
|||||||||||||||||
O
|
D
|
G
|
GÓRGIAS,
DEMÓCRITO, ORÁCULO – LETRAS INICIAIS
|
ESTAVA NA
ORIGEM DO UNIVERSO, SEGUNDO OS GREGOS ANTIGOS (acima)
|
U
|
N
|
SEM ROUPA
|
S
|
QUARTA
VOGAL (abaixo)
|
VOCÊ SABIA
QUE, DE ACORDO COM EMPÉDOCLES, 4 ELEMENTOS COMPÕEM O MUNDO? AR, ÁGUA, FOGO E
TERRA!
|
O UNIVERSO
ORDENADO (abaixo)
|
||||||
PRIMEIIRAS
LETRAS DE LOGOS, FENÔ-MENO, TESE, NATUREZA (abaixo)
|
|||||||||||||||||
R
|
SAUDAÇÃO
|
O
|
I
|
O
|
S
|
S
|
O
|
L
|
O
|
C
|
-?- DE
RODES
|
C
|
|||||
E
|
PRINCÍPIO
ORIGINÁRIO, SEGUNDO TALES
|
A
|
G
|
U
|
A
|
PRINCÍPIO
ORIGINÁRIO SEGUNDO HERÁCLITO à
|
F
|
G
|
O
|
||||||||
O
|
|||||||||||||||||
M
|
PARTE DA SEMANA DA CRIAÇÃO BIBLICA (abaixo)
|
TIPO DE LUZ
(abaixo)
|
E
|
S
|
E
|
T
|
N
|
I
|
S
|
RESUMO
|
|||||||
N
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|||||||||||||||||
U
|
D
|
E
|
DEUSA GREGA
|
D
|
A
|
N
|
A
|
LETRA QUE SEGUE AO “L” à
|
M
|
||||||||
I
|
365 DIAS
(acima)
|
||||||||||||||||
N
|
I
|
O
|
CRIADOR DO
MUN-DO, SEGUN-DO A BÍBLIA
|
DEUS GRE-GO
DOS CÉUS
|
U
|
R
|
A
|
N
|
O
|
||||||||
PRINCÍPIO
DE TUDO SEGUNDO PITÁGORAS (acima)
|
A
|
N
|
A
|
X
|
I
|
M
|
E
|
N
|
E
|
S
|
|||||||
FILÓSOFO DE
MILETO
|
|||||||||||||||||
A
CRUZADINHA ACIMA VAZIA, A SER PREENCHIDA:
PRIMEIRO
FILÓSOFO GREGO à
|
O QUINTO
ELEMENTO (abaixo)
|
RELATO
SAGRADO SOBRE OS DEUSES
|
|||||||||||||||
LETRA GREGA
FINAL
(abaixo)
|
TRAGÉDIA DE
SHAKESPEARE (abaixo)
|
RIO DO
EGITO (abaixo)
|
CÉLULA
em CASCA|
|
||||||||||||||
ESTUDI-OSO
DOS ASTROS
|
|||||||||||||||||
DECLARAÇÃO
OU AFIRMAÇÃO (abaixo)
|
PREPOSIÇÃO
|
ALCOOLICOS
ANÔNIMOS
(acima)
|
CONSOANTES
DE “SOL”
(acima)
|
MATO GROSSO
(acima)
|
|||||||||||||
CONJUNTO DE
MITOS DE UM POVO
|
VIDA, EM
LATIM
|
||||||||||||||||
INSTRUMENTO
DO DEUS THOR
|
LEMBRE-SE:
APRENDA SEMPRE, LEIA MAIS E CONHEÇA O MUNDO!
|
HABILIDADE
DA CORUJA DE MINERVA (acima)
|
|||||||||||||||
CONDUZ
|
LENTAMENTE,
EM INGLÊS
|
Sociólogo
MAX
|
|||||||||||||||
SÉCULO
VI _?_ DE CRISTO
|
ESTRELAS,
EM INGLÊS (aci-ma)
|
MÃE DA
HUMANIDADE à
|
|||||||||||||||
TIPO DE
ESTRELA EXPLOSIVA: SUPER...?
|
INTELIGÊNCIA
ORDENADORA, CONFORME ANAXÁGORAS(abaixo)
|
||||||||||||||||
XENÓFANES
DE... (FILÓSOFO GREGO)
|
ANTÔNIMO DE
MAU
|
||||||||||||||||
FEMININO DE DEUSES (abaixo)
|
|||||||||||||||||
LIVRO DE
HOMERO
|
NOVO
|
O 5º MÊS,
EM INGLÊS (acima)
|
|||||||||||||||
SAUDÁVEL
|
MORADA
DIVINA
|
UNIDADE
(abaixo)
|
CONSTELAÇÃO
|
||||||||||||||
GÓRGIAS,
DEMÓCRITO, ORÁCULO – LETRAS INICIAIS
|
ESTAVA NA
ORIGEM DO UNIVERSO, SEGUNDO OS GREGOS ANTIGOS (acima)
|
SEM ROUPA
|
QUARTA
VOGAL (abaixo)
|
VOCÊ SABIA
QUE, DE ACORDO COM EMPÉDOCLES, 4 ELEMENTOS COMPÕEM O MUNDO? AR, ÁGUA, FOGO E
TERRA!
|
O UNIVERSO
ORDENADO (abaixo)
|
||||||||||||
PRIMEIIRAS
LETRAS DE LOGOS, FENÔ-MENO, TESE, NATUREZA (abaixo)
|
|||||||||||||||||
-?- DE
RODES
|
|||||||||||||||||
PRINCÍPIO
ORIGINÁRIO, SEGUNDO TALES
|
PRINCÍPIO
ORIGINÁRIO SEGUNDO HERÁCLITO
|
||||||||||||||||
PARTE DA SEMANA DA CRIAÇÃO BIBLICA (abaixo)
|
TIPO DE LUZ
(abaixo)
|
RESUMO
|
|||||||||||||||
DEUSA GREGA
|
LETRA QUE
SEGUE AO “L”
|
||||||||||||||||
365 DIAS
(acima)
|
|||||||||||||||||
CRIADOR DO
MUN-DO, SEGUNDO A BÍBLIA
|
DEUS GRE-GO
DOS CÉUS
|
||||||||||||||||
PRINCÍPIO
DE TUDO SEGUNDO PITÁGO-RAS (acima)
|
|||||||||||||||||
FILÓSOFO DE
MILETO
|
|||||||||||||||||
A
cruzadinha filosófica acima é apenas um modelo, que pode ser muito melhorado e
aprimorado. Dá muito trabalho para ser feita deste jeito, porém há uma
vantagem: pode ser arquivada e aproveitada, juntamente com outras, ao longo do
ano e com diferentes turmas. Use o recurso tabela e defina o número de colunas
e linhas. Enfim, preencha! A cruzadinha filosófica pode ser um meio
interessante de introduzir ou concluir um conteúdo de estudo em Filosofia.
Ademais, muita gente gosta de fazer palavras cruzadas. Sem dúvida, as e os
estudantes também devem gostar. Aproveite!
A
cruzadinha (palavras cruzadas), como a acima proposta, pode ser feita em
trabalho conjunto com outros conteúdos escolares, como a Língua Portuguesa, a
História, a Língua Inglesa, a Língua Espanhola, Matemática, Física, Geografia,
Sociologia, Arte, dentre outras matérias. A interdisciplinaridade é, com
certeza, algo muitíssimo enriquecedor para todas as matérias escolares.
Professor(a), faça bom uso dessa ideia e aplique-a no ensino de Filosofia.
PALAVRA
CRUZADA SIMPLES COMO ATIVIDADE DIDÁTICA:
A palavra cruzada pode
ser simples, aliada (ou não) a outras atividades que a complementem, como a que
se verá como exemplo a seguir.
PRIMEIROS ANOS DO ENS. MÉDIO 1º BIM. DE 2015.
LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
Os primeiros filósofos gregos e a inquietude pelo
conhecimento do mundo: (Prof. José
Antônio Brazão.)
Ao abandonar as vias mitológico-religiosas de
explicação do mundo, os primeiros filósofos gregos deram passos importantes na
busca de uma compreensão natural do cosmos, palavra grega que traz consigo a
ideia de uma harmonia, de uma ordem que subjaz todas as coisas, de tal modo que
assim se mantêm. De onde tudo veio? De que as coisas são compostas? Que relação
existe entre sua composição e sua origem? São perguntas inquietantes,
intrigantes, que o ser humano se pôs no passado, se põe ainda hoje e, com
certeza, se porá no futuro.
No pensar dos primeiros filósofos gregos essas
perguntas são claramente percebidas nas respostas naturais que buscaram
dar-lhes. Além de dizer que tudo veio da água, Tales afirma que tudo carrega
água em sua composição e tudo forma uma unidade (“Tudo é um.”, como aparece em
um de seus fragmentos). Ademais, perguntar por aquilo que é o mundo e por suas
origens significa perguntar claramente também por aquilo que é o próprio ser
humano e de onde este veio. A compreensão do que é o mundo imbrica-se na
compreensão do ser do próprio homem, formando uma unidade, uma totalidade em
meio à multiplicidade ou pluralidade dos seres existentes.
Há múltiplos seres, porém todos convivem
harmonicamente, ainda que seja uma harmonia de contrários, como afirma
Heráclito de Éfeso. Para Pitágoras, a harmonia universal demonstra a existência
de uma precisão matemática e até musical do cosmos. De fato, as notas musicais
precisam de uma sequência e de um arranjo precisos, a fim de que haja
musicalidade. Da mesma forma, cada coisa no cosmos carrega consigo um arranjo
com outras coisas, outros seres, tornando possível a ordem necessária ao
existir harmônico do universo. Séculos mais tarde, na época do Renascimento
(séculos XV/XVI – XVII, aproximadamente), o cientista alemão Johannes Kepler
escreveu sobre a harmonia dos mundos. Seguramente, de influência pitagórica,
além da astronomia própria dos tempos modernos.
Para Leucipo, Demócrito e Anaxágoras a harmonia
universal esconde o fato de que tudo é composto por partículas microscópicas,
formadoras de todos os seres, em uma multiplicidade tremenda. Homeomerias
(Anaxágoras) ou átomos (Leucipo e Demócrito), o fato é que o universo maior
carrega consigo um universo menor, de partículas, infinito ou quase infinito.
Além do mais, de acordo com Demócrito, há um ser que é, em si, um verdadeiro
microcosmos: o homem. O macrocosmos traz em seu bojo um microcosmos que reflete
sobre ele e busca conhecê-lo.
ATIVIDADE
1: De acordo com o que se pode concluir a partir do texto, os primeiros
filósofos gregos, chamados pré-socráticos (filósofos que antecederam Sócrates)
ou físicos (estudiosos da natureza) tiveram as seguintes posições, exceto:
a)( )A natureza é uma unidade em meio à
multiplicidade de seres.
b)( )O caos é a harmonia existente no
universo, que se apresenta em todas as coisas.
c)( )De acordo com Tales, tudo é um, isto é,
tudo forma uma unidade.
d)( )As homeomerias, de Anaxágoras, e os
átomos, de Demócrito não são visíveis aos olhos, mas existem de fato,
combinando-se e formando seres dos mais diversos tipos. São visíveis apenas
abstratamente na razão e na imaginação, mas reais.
e)( ) Para Pitágoras, a harmonia universal
demonstra a existência de uma precisão matemática e até musical do cosmos.
ATIVIDADE
2: CORRIJA A ALTERNATIVA ERRADA DA QUESTÃO ANTERIOR:
______________________________________________________________________.
ATIVIDADE
3: PREENCHA AS LACUNAS (ESPAÇOS LIVRES) NA CRUZADA A SEGUIR:
2
|
10
|
|||||||||||||||||||
1
|
16
|
|||||||||||||||||||
6
|
||||||||||||||||||||
4
|
||||||||||||||||||||
9
|
||||||||||||||||||||
3
|
||||||||||||||||||||
5
|
||||||||||||||||||||
7
|
||||||||||||||||||||
12
|
||||||||||||||||||||
11
|
||||||||||||||||||||
8
|
||||||||||||||||||||
15
|
||||||||||||||||||||
13
|
||||||||||||||||||||
14
|
||||||||||||||||||||
1)Partículas.
2)Universo.
3)Filósofo e matemático de Samos.
4)Ordem.
5)Filósofo para o qual tudo originou-se
do fogo.
6)Estudiosos amantes da sabedoria.
7)Primeiro filósofo grego.
8)Organização, arrumação.
9)Multiplicidade.
10)O grande universo.
11)Princípio original, segundo Tales.
12)Opostos.
13)Começo, início, no plural.
14)Ciência que estuda o universo.
15)Está por baixo, está na base.
16)Preposição.
ATIVIDADE 4: MARQUE TODAS AS PREPOSIÇÕES QUE SE ENCONTRAM NO TERCEIRO PARÁGRAFO DO TEXTO
DA PRIMEIRA PÁGINA.(3,5)
ATIVIDADE 3: PREENCHA AS LACUNAS (ESPAÇOS
LIVRES) NA CRUZADA A SEGUIR – RESPOSTAS:
2
|
10
|
||||||||||||||||||||||
1
|
H
|
O
|
M
|
E
|
O
|
M
|
E
|
R
|
I
|
A
|
S
|
M
|
E
|
16
|
|||||||||
U
|
6
|
A
|
|||||||||||||||||||||
N
|
4
|
F
|
C
|
||||||||||||||||||||
D
|
H
|
E
|
D
|
A
|
D
|
I
|
R
|
A
|
R
|
U
|
L
|
P
|
9
|
||||||||||
S
|
A
|
R
|
O
|
G
|
A
|
T
|
I
|
P
|
3
|
L
|
O
|
||||||||||||
5
|
E
|
R
|
A
|
C
|
L
|
I
|
T
|
O
|
C
|
||||||||||||||
H
|
|||||||||||||||||||||||
M
|
7
|
T
|
A
|
L
|
E
|
S
|
O
|
||||||||||||||||
O
|
O
|
S
|
|||||||||||||||||||||
N
|
12
|
F
|
M
|
||||||||||||||||||||
11
|
I
|
C
|
O
|
O
|
|||||||||||||||||||
8
|
A
|
R
|
R
|
A
|
N
|
J
|
O
|
S
|
S
|
||||||||||||||
G
|
N
|
N
|
|||||||||||||||||||||
15
|
S
|
U
|
B
|
J
|
A
|
Z
|
T
|
E
|
|||||||||||||||
A
|
R
|
G
|
|||||||||||||||||||||
A
|
I
|
||||||||||||||||||||||
R
|
R
|
||||||||||||||||||||||
I
|
O
|
||||||||||||||||||||||
O
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13
|
||||||||||||||||||||||
14
|
A
|
S
|
T
|
R
|
O
|
N
|
O
|
M
|
I
|
A
|
|||||||||||||
1)Partículas.
2)Universo.
3)Filósofo e matemático de Samos.
4)Ordem.
5)Filósofo para o qual tudo originou-se
do fogo.
6)Estudiosos amantes da sabedoria.
7)Primeiro filósofo grego.
8)Organização, arrumação.
9)Multiplicidade.
10)O grande universo.
11)Princípio original, segundo Tales.
12)Opostos.
13)Começo, início, no plural.
14)Ciência que estuda o universo.
15)Está por baixo, está na base.
16)Preposição.
|
ATIVIDADE 4: MARQUE TODAS AS PREPOSIÇÕES QUE SE ENCONTRAM NO TERCEIRO PARÁGRAFO DO
TEXTO DA PRIMEIRA PÁGINA.
|
||||||||||||||||||||||
A
palavra cruzada proposta (atividade 3) não põe as palavras prontas, para um
simples e mero preenchimento de lacunas. Ela propõe a procura das palavras que
correspondam sinonimamente às colocadas nos números (p. ex.: no número 1,
partículas, solicita-se que seja encontrado o nome de partículas que aparecem
no texto, neste caso, as homeomerias preenchem bem as lacunas), e assim por
diante. Essa atividade pode ser um bom treino de aprendizado do significado das
palavras e de consequente ampliação do vocabulário estudantil.
A atividade
4 é um diálogo com a Língua Portuguesa. Na verdade, quando buscam as
preposições, as e os estudantes têm que prestar muita atenção no texto e,
assim, podem aprender mais do conteúdo filosófico ali presente. Ajuda
interdisciplinar!
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