SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUBSECRETARIA
METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL
DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
FILOSOFIA –
PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
CINCO FILÓSOFOS ILUMINISTAS FRANCESES (SÉC. XVIII
d.C.):
(Prof. José Antônio Brazão.)
DENIS DIDEROT
E JEAN LE RONDE D’ALEMBERT
|
MONTESQUIEU
(BARÃO)
|
VOLTAIRE
|
JEAN-JACQUES
ROUSSEAU
|
*Filósofos
e escritores.
*Coordenaram
a publicação da ENCICLOPÉDIA: obra
em vários tomos, síntese de conhecimentos gerais de seu tempo e de divulgação
destes para um público maior.
*A
Enciclopédia é uma obra marcada
pelas ciências, as técnicas, as artes e as profissões.
*A
época, século XVIII, de fato, era propícia: Revolução Industrial (iniciada na
Inglaterra e espalhada para outros lugares da Europa e do mundo), a herança
do Renascimento e da Revolução Científica Moderna, ainda em andamento nessa
época, a imprensa já bem desenvolvida, etc.
*Por
trazer críticas a instituições, a Enciclopédia
foi proibida, tendo tido os tomos finais publicados às escondidas.
|
*Charles-Louis
de Secondat.
*Nobre rico.
Filósofo.
*Propôs a
divisão do poder em: executivo, legislativo e judiciário.
*Monarquista.
*Obras
destaques: O Espírito das Leis, Cartas Persas.
Obs.: Com
relação à divisão dos poderes, consultar também o inglês John Locke.
*Suas ideias,
junto com as liberais de Locke, viriam a ter grande influência, como as de
outros iluministas, na Revolução Francesa e em revoluções burguesas que a
seguiram, além de outra que a antecedeu, a Revolução Inglesa, bem anterior.
*Também fez
uso da sátira.
|
*François
Marie Arouet. Pseudônimo: Voltaire.
*Filósofo,
escritor e teatrólogo.
*Deixou
obra muito vasta.
*Viajou
por diversos lugares ao longo da vida, vários dos quais por conta de
perseguições que sofreu.
*Fez
grande uso da sátira (gozação, deboche), criticando instituições e costumes
de seu tempo.
*Algumas
obras: Contos (ex.: Cândido) e Cartas Filosóficas.
*Satirizou
a política, a religião, as relações sociais. Sua sátira acabou rendendo-lhe
perseguições, como referido acima, e, com elas, viagens. Ex.: exílio na
Inglaterra.
*Empirista.
Divulgou ideias científicas de seu tempo, como as de Isaac Newton, que, para
Voltaire, foi um grande cientista.
*Defendeu,
como Locke antes dele, a tolerância religiosa.
|
*Filósofo e
escritor suíço.
*Viveu uma
parte de sua vida na França.
*Política: a
sociedade surgiu de um contrato imposto pelos mais fortes.
*No estado
natural, a humanidade era boa. Surgiu daí o mito do bom selvagem, que tanto
influenciou os escritores indianistas do Brasil.
*E a sociedade?
Corrompida e corruptora.
*Em O Pacto Social, Rousseau propõe um
novo contrato, cujas bases seriam: o pacto social + a vontade geral (vontade
da maioria).
*Também
escreveu Emílio ou Da Educação,
livro em que trata de uma educação natural.
*No Brasil:
literatura indianista.
|
TAREFA
PARA A TURMA TODA:
*Ler,
no livro de Língua Portuguesa, o capítulo referente à literatura indianista
brasileira de final do século XVIII e parte do século XIX.
*Ler
o poema I-Juca-Pirama, do poeta
brasileiro Gonçalves Dias. Anote, no caderno, elementos que aparecem nele e demonstram
a influência do mito rousseauniano do bom selvagem. Leia também O Guarani, de José de Alencar e faça o
mesmo, anotando no caderno.
*Ler, no livro de Filosofia, o capítulo referente ao iluminismo.
*Ler, no livro de História, o capítulo também referente ao iluminismo.
OBS.
AO(À) PROFESSOR(A) DE FILOSOFIA: Trabalhar trechos dos filósofos acima
mencionados. Também, se possível, de Immanuel Kant. Deste, a indicação de O que é Iluminismo? (ou O que é Ilustração?), texto de fácil
compreensão e muito rico de informações sobre o Iluminismo.
OBS. 2: Atividades interdisciplinares: Filosofia - Língua Portuguesa - História.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário