sábado, 30 de agosto de 2014

A CIÊNCIA MODERNA: GALILEU X ARISTÓTELES em desenhos simples (Prof. José Antônio Brazão.)

Uma atividade que pode ser feita no aprendizado de Filosofia, no Ensino Médio, são desenhos simples, usando o quadro da sala de aula, com gizes ou canetões coloridos, os quais podem permitir uma visualização do conteúdo em aprendizagem. (Em outros locais neste site você pode encontrar também outros desenhos bem simples.)
 
Uma vantagem dos desenhos simples é que eles não demandam grandes conhecimentos de arte pictórica, podendo ser feitos pelo(a) professor(a) de Filosofia (e outros conteúdos escolares) e\ou por estudantes das turmas.
 
Outra vantagem é que não se tem que falar muito, pois o desenho, por si, já fala muito. Mas exigem boa pesquisa e bom estudo! Além disto, uma boa ideia é problematizar o conteúdo em estudo, levantando questionamento e atiçando a curiosidade e a capacidade de análise das e dos estudantes.
 
Ainda outra vantagem é que podem ajudar numa melhor compreensão dos conteúdos estudados. E outros desenhos podem ser aproveitados, como os do livro didático.
 
Acrescente-se ainda a vantagem do uso de materiais comuns nas escolas, como o quadro, gizes ou canetões. Podem ser feitos, igualmente, em cadernos de desenhos. Oportunizam um trabalho interdisciplinar muito interessante e valioso com o conteúdo Arte. O conteúdo Galileu X Aristóteles pode dar um trabalho interdisciplinar, ainda, com a Física. Professor(a), converse com suas e seus colegas de trabalho. De repente, o aprendizado em uma matéria pode ajudar imensamente no aprendizado e num melhor entendimento da outra!
 
Abaixo vão alguns exemplos, bem simples, nada difíceis de se fazer, a respeito de um ponto da ciência moderna: a derrubada de várias teses científicas de Aristóteles de Estagira (século IV a.C.), tido, entre a segunda metade do mundo medieval e parte do moderno, como autoridade filosófica e científica. Galileu Galilei (séc. XVII d.C.) contribuiu muito para essa derrubada.
 
Professor(a), aproveite a ideia e faça desenhos ainda melhores. Você e suas turmas de estudantes são capazes! Se você quiser incrementar, caso sua escola disponha de um daqueles laboratórios de informática, leve os e as estudantes para que façam os desenhos, individualmente ou em pequenos grupos, no computador. Há softwares bons de desenho e até mesmo de montagem de vídeo, que pode ser feito utilizando os desenhos de cada estudante ou grupo.

Os desenhos abaixo foram feitos no quadro comum, da sala de aula, e nos cadernos de estudantes. Simples e sem muita pretensão, contudo muito ricos para o ensino-aprendizagem de Filosofia na escola. Podem servir como uma porta de entrada para um estudo mais aprofundado da filosofia! Como revisão, possivelmente, também!










 
Os desenhos acima nasceram do estudo de livros didáticos de Filosofia, como:
FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. (De Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins.)
CONVITE À FILOSOFIA. (De Marilena Chauí.)
INICIAÇÃO À FILOSOFIA.(Também de Marilena Chauí.)
FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA. (De Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes.)
Todos estes livros em edições recentes e conformes à Nova Ortografia da Língua Portuguesa.
 
E para saber mais, você pode consultar:
 
http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/galilei_galileo.shtml (Resumo sobre a vida de Galileu Galilei, em inglês. Pode ser traduzido com ajuda do Google Tradutor ou qualquer outro tradutor online. Além de Galileu, há outras figuras históricas também importantes, como Newton e outros. Você encontrará informações sobre Aristóteles procurando, no site da BBC, através de um retângulo de busca, logo acima, no site, escreva Aristotle e clique no ícone ao lado para acessar a busca. E lembre-se: use os tradutores online. São de grande ajuda.)
A respeito de Aristóteles, em inglês (use os tradutores online, como o Google Tradutor), veja o seguinte texto da Stanford Encyclopedia of Philosophy:
 Em francês, um resumo bom sobre cada um deles pode ser encontrado na enciclopédia Ágora. Basta dar baixar a barra de rolagem deste site (Filosofia no Dia a Dia) e, do lado direito, embaixo, você poderá encontrar a entrada. Novamente, aproveite os tradutores online.
Também a Wikipédia, em: www.wikipedia.org (Nela você pode encontrar, em português e em outras línguas, informações sobre Aristóteles e Galileu Galilei, dentre outros. Consulte as informações em diferentes línguas e você verá que, aqui e ali, alguém acrescenta algo interessante, alguma informação nova. E, usando-a em outra língua, novamente a dica dos tradutores online.)
Professor(a), a indicação dos sites em inglês e francês, além da Wikipédia (português e outras línguas), é proposital, pois há muitas pessoas que estudam estas e outras línguas. De repente, poder-lhe-á ser muito útil, assim como aos seus alunos e alunas. Aprender um pouco mais é sempre bom.  Bom proveito! 
 
 

ALGUMAS VANTAGENS DO USO DE DESENHOS SIMPLES NO ENSINO DE FILOSOFIA:

Os desenhos simples permitem a visualização, pelos(as) estudantes, a nível de imagens, de conteúdos em aprendizagem em Filosofia, contribuindo, assim, para sua melhor fixação na memória e no seu entendimento. Sem dúvida, não substituem textos ou falas de filósofos(as), mas podem ajudar grandemente na compreensão daqueles e destas. Aliás, os desenhos são um elemento a mais, em termos didáticos.

Ajudam na percepção e na análise, por parte dos e das estudantes, de elementos que aparecem nos livros didáticos e nos textos dos filósofos e filósofas, ampliando a compreensão daqueles.

Permitem que alunos e alunas especiais, atendidos nas escolas, como, por exemplo, surdos, possam visualizar os conteúdos ensinados, podendo ter um melhor entendimento do que é ensinado em sala de aula. Ao conversar com um professor que acompanha um estudante surdo, numa turma do primeiro ano do ensino médio, perguntei-lhe se os desenhos passados no quadro, acerca de filósofos da antiguidade (Sócrates, Platão e Aristóteles, p. ex., conforme programa de ensino da SEE – GO), o estavam ajudando no aprendizado de Filosofia. O professor me disse que sim. Isto me alegrou muito e apontou-me outro valor para o trabalho com desenhos simples em Filosofia, em sala de aula. Perguntei também à turma daquele primeiro ano, a mesma do aluno especial, se os desenhos estavam ajudando a todos e alegrei, pois, ao saber que ajudam numa compreensão mais efetiva dos conteúdos em estudo.

Com certeza, os desenhos são apenas um tipo de recurso de ensino de Filosofia. Outros precisam ser igualmente utilizados: uso do vídeo, de músicas, dos textos do livro didático, de trechos dos filósofos e filósofas, além de outros tantos, aos quais podem-se acrescentar as novas tecnologias aplicadas à educação.



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