sábado, 5 de abril de 2014

USANDO RECURSOS DE COMPUTADOR E INTERNET NO ENSINO DE FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)

BLOGS de Filosofia podem ser feitos por professores, professoras e estudantes no estudo-aprendizado filosófico. Ex.: este site, além de outros também muito ricos (procure, investigue, e você, professor, professora, descobrirá).

ENCICLOPÉDIAS ELETRÔNICAS (Ágora, Encarta, da Universidade Stanford, Wikipedia, Brittanica Escola Online, além de outras que podem ser descobertas). As que forem de línguas estrangeiras, professor(a), não tema fazer uso delas, pois costumam ser muito ricas. Para tanto, use tradutores online. Em caso de dúvida na tradução, use mais de um tradutor online. Estes podem ser encontrados através de sites de busca (Google, MSN, Yahoo, UOL, etc.).

FILMES E VÍDEOS. Por exemplo, no YOUTUBE. Há muitos filmes de filosofia e ligados a temáticas filosóficas no Youtube. No site da TV ESCOLA há também muitos vídeos em sua Videoteca. Vale a pena dar uma olhada e fazer um levantamento para se poder ver o que pode ser aproveitado no ensino de Filosofia.

IMAGENS DE FILÓSOFOS E TEMAS FILOSÓFICOS podem ser encontrados, por meio de sites de pesquisa, na internet.

JOGOS ONLINE LIGADOS À FILOSOFIA. Ex.: no Só Filosofia (www.filosofia.com.br).  

LIVROS E TRECHOS DE LIVROS ligados à filosofia podem ser encontrados na internet e em boas enciclopédias online. Há audiobooks (livros orais) de filosofia, inclusive. O site DOMÍNIO PÚBLICO, por exemplo, contém muitos textos ligados à filosofia e áreas afins, cedidos gratuitamente e expostos ao estudo e à consulta de cada cidadã e cidadão.

MAPAS ONLINE. O Google Earth contém muitos mapas virtuais que podem ser úteis no ensino de Filosofia. A vantagem deste é que podem ser feitas verdadeiras viagens virtuais. Além dele, por meio de sites de pesquisa, por meio do recurso imagens desses sites, podem ser encontrados mapas e informações cartográficas muito ricos para o ensino e a aprendizagem filosóficos. As enciclopédias citadas também têm.

MÚSICAS LIGADAS A TEMÁTICAS FILOSÓFICAS. Por exemplo: no site Vagalume, além de outros que podem ser encontrados através de sites de busca. A vantagem destes é que costumam ter as músicas e suas respectivas letras. Estas podem ser projetadas na parede da sala de aula ou do laboratório de informática ou da sala de vídeo com o auxílio de um data show.  Uma boa música pode fazer todo diferencial no aprendizado de certos conteúdos de filosofia e reforçar o aprendizado. Aparelhos de som, com CD, podem servir também.

RÁDIO ESCOLAR, com uso de recursos de áudio e som, até mesmo de imagens, do computador. Muitos assuntos e ideias que tenham relação com a filosofia podem ser apresentados e discutidos na rádio escolar, presente em muitas escolas pelo Brasil e o mundo afora.

SITES DE BUSCA, por assunto (a filosofia e sua história têm muitos assuntos). Ex.: Google, Yahoo, MSN, UOL, etc. O tema filosofia, pesquisas sobre filósofos e ideias filosóficas, dentre outros materiais.

SITES DE FILOSOFIA NA INTERNET (além deste, professora, professor, pesquise e descubra outros). Os sites de busca podem ajudar. Podem ser utilizados em pesquisas feitas pelos e pelas estudantes (ver um modelo de proposta de pesquisa simples neste site FILOSOFIA NO DIA A DIA), na exposição e discussão de conteúdos, além de outras maneiras que podem ser exploradas.

SOFTWARES (PROGRAMAS DE COMPUTADORES) DE ESCRITA (EX.: WORD, da Plataforma Windows, e BrOFFICE WRITER, da Plataforma Linux). Podem ser úteis para muitos tipos de trabalhos de estudantes e professores(as) ligados à filosofia: pequenos textos, redações filosóficas, jornalzinho filosófico, revista filosófica, tabelas,  revista em quadrinhos (gibis) filosófica(os), cartas, poesias, além de muitos outros tipos. Cabe a cada professor(a) conhecer mais e mais tal recurso e aproveitar tudo o que há de bom nele e, sem dúvida, em outros softwares.

SOFTWARES DE BILHETES E CARTAZES podem ser muito úteis na elaboração de pequenos comunicados e exposições simples e básicas de ideias filosóficas, sem perder a profundidade necessária.

SOFTWARES DE DESENHO E CORES podem ser muito úteis no trabalho de elaboração de desenhos ligados a muitas ou, talvez, todas as temáticas da filosofia.

SOFTWARES DE ELABORAÇÃO DE VÍDEO. Professores(as) e estudantes podem fazer excelente uso da elaboração de vídeos relacionados aos temas de Filosofia estudados em sala de aula e até mesmo para além deles. Um vídeo bem elaborado por professores, professoras e estudantes, em Filosofia, pode ser uma rica fonte de aprendizado, tanto na sua elaboração quanto na sua exposição, pois demanda muito trabalho: pesquisas, leituras, levantamento de imagens, de sons, de músicas possíveis de utilização, além de outros recursos que tais softwares costumam dispor. Tanto na plataforma Windows quanto na plataforma Linux podem ser encontrados softwares de elaboração de vídeos muito bons.

SOFTWARES DE SLIDES. Slides são um recurso muito rico de aprendizado dos conteúdos escolares e, particularmente, de Filosofia. Nos slides podem haver imagens, desenhos filosóficos feitos por estudantes e professores(as) escaneados, rostos, paisagens, pequenos textos, etc. Neste caso, é preciso também um data show, para se poder projetar os slides. Estudantes podem ser convidados(as) a elaborar conjuntos de slides de filosofia. O laboratório de informática escolar pode ser de muito valor e apoio para este e outros trabalhos.

SOFTWARES DE TABELAS E PLANILHAS: resumos e tabelas de filosofia podem ser feitos por professores, professoras e estudantes.

 É preciso atentar para a possibilidade de trabalhos interdisciplinares, que envolvam vários conteúdos (matérias) estudados, juntamente com a Filosofia. Ademais, professor(a), explore outros recursos de computador com potencial para o ensino de filosofia, durante as aulas (é preciso bom planejamento) e em casa, além do laboratório de informática escolar (o MEC, na última década e ainda hoje, continua fornecendo bons laboratórios para as escolas públicas, através do PROINFO; em muitas escolas particulares também há laboratórios desse tipo, além dos científicos).

Além do computador, use também outras tecnologias, como a TV, o vídeo (DVD, Blue Ray e outros aparelhos), aparelhos de som, o pen drive (gravação de imagens, textos e sons, além de outros materiais), até mesmo o telefone celular e outros podem ser utilizados no ensino de Filosofia. Professor, professora, aprenda a utilizá-los e bem aproveitá-los no trabalho de ensino-aprendizagem na escola. Nas capitais e cidades grandes costumam haver NTEs, Núcleos de Tecnologia Escolar, que dão cursos gratuitos e de excelente qualidade para docentes que queiram aprender mais sobre o uso de tecnologias no ensino, de Filosofia inclusive.

O fato é que as tecnologias estão aí e continuarão estando. Novas são e continuarão sendo criadas. Saber usá-las bem no ensino de Filosofia pode fazer grande diferencial no aprendizado das ideias filosóficas, juntamente com a interdisciplinaridade possível com outros conteúdos (matérias, disciplinas) de ensino escolares. Professor, professora, explore ao máximo todos os recursos tecnológicos possíveis, além de outros recursos de outros tipos existentes nas escolas. Use também a criatividade e explore a criatividade de cada estudante, tanto quanto for possível.

Nenhum comentário: