ENCICLOPÉDIAS ELETRÔNICAS (Ágora, Encarta,
da Universidade Stanford, Wikipedia, Brittanica Escola Online, além de outras que podem ser descobertas).
As que forem de línguas estrangeiras, professor(a), não tema fazer uso delas,
pois costumam ser muito ricas. Para tanto, use tradutores online. Em caso de
dúvida na tradução, use mais de um tradutor online. Estes podem ser encontrados
através de sites de busca (Google, MSN, Yahoo, UOL, etc.).
FILMES E VÍDEOS. Por exemplo, no
YOUTUBE. Há muitos filmes de filosofia e ligados a temáticas filosóficas no
Youtube. No site da TV ESCOLA há também muitos vídeos em sua Videoteca. Vale a
pena dar uma olhada e fazer um levantamento para se poder ver o que pode ser
aproveitado no ensino de Filosofia.
IMAGENS DE FILÓSOFOS E TEMAS FILOSÓFICOS
podem ser encontrados, por meio de sites de pesquisa, na internet.
JOGOS ONLINE LIGADOS À FILOSOFIA.
Ex.: no Só Filosofia (www.filosofia.com.br).
LIVROS E TRECHOS DE LIVROS ligados à
filosofia podem ser encontrados na internet e em boas enciclopédias online. Há
audiobooks (livros orais) de filosofia, inclusive. O site DOMÍNIO PÚBLICO, por
exemplo, contém muitos textos ligados à filosofia e áreas afins, cedidos gratuitamente e expostos ao estudo e à consulta de cada cidadã e cidadão.
MAPAS ONLINE. O Google Earth contém
muitos mapas virtuais que podem ser úteis no ensino de Filosofia. A vantagem
deste é que podem ser feitas verdadeiras viagens virtuais. Além dele, por meio
de sites de pesquisa, por meio do recurso imagens desses sites, podem ser encontrados
mapas e informações cartográficas muito ricos para o ensino e a aprendizagem
filosóficos. As enciclopédias citadas também têm.
MÚSICAS LIGADAS A TEMÁTICAS
FILOSÓFICAS. Por exemplo: no site Vagalume, além de outros que podem ser
encontrados através de sites de busca. A vantagem destes é que costumam ter as
músicas e suas respectivas letras. Estas podem ser projetadas na parede da sala de aula ou do laboratório de informática ou da sala de vídeo com o auxílio de um data show. Uma boa música pode fazer todo diferencial no aprendizado de certos conteúdos de filosofia e reforçar o aprendizado. Aparelhos de som, com CD, podem servir também.
RÁDIO ESCOLAR, com uso de recursos de
áudio e som, até mesmo de imagens, do computador. Muitos assuntos e ideias que tenham relação com a filosofia podem ser apresentados e discutidos na rádio escolar, presente em muitas escolas pelo Brasil e o mundo afora.
SITES DE BUSCA, por assunto (a
filosofia e sua história têm muitos assuntos). Ex.: Google, Yahoo, MSN, UOL,
etc. O tema filosofia, pesquisas sobre filósofos e ideias filosóficas, dentre
outros materiais.
SITES DE FILOSOFIA NA INTERNET (além deste, professora, professor, pesquise e descubra
outros). Os sites de busca podem ajudar.
Podem ser utilizados em pesquisas feitas pelos e pelas estudantes (ver um modelo de proposta de pesquisa simples neste site FILOSOFIA NO DIA A DIA), na exposição e discussão de conteúdos, além de outras maneiras que podem ser exploradas.
SOFTWARES (PROGRAMAS DE COMPUTADORES)
DE ESCRITA (EX.: WORD, da Plataforma Windows, e BrOFFICE WRITER, da Plataforma
Linux). Podem ser úteis para muitos tipos de trabalhos de estudantes e
professores(as) ligados à filosofia: pequenos textos, redações filosóficas,
jornalzinho filosófico, revista filosófica, tabelas, revista em quadrinhos (gibis) filosófica(os), cartas,
poesias, além de muitos outros tipos. Cabe a cada professor(a) conhecer mais e
mais tal recurso e aproveitar tudo o que há de bom nele e, sem dúvida, em
outros softwares.
SOFTWARES DE BILHETES E CARTAZES
podem ser muito úteis na elaboração de pequenos comunicados e exposições
simples e básicas de ideias filosóficas, sem perder a profundidade necessária.
SOFTWARES DE DESENHO E CORES podem
ser muito úteis no trabalho de elaboração de desenhos ligados a muitas ou,
talvez, todas as temáticas da filosofia.
SOFTWARES DE ELABORAÇÃO DE VÍDEO.
Professores(as) e estudantes podem fazer excelente uso da elaboração de vídeos
relacionados aos temas de Filosofia estudados em sala de aula e até mesmo para
além deles. Um vídeo bem elaborado por professores, professoras e estudantes,
em Filosofia, pode ser uma rica fonte de aprendizado, tanto na sua elaboração
quanto na sua exposição, pois demanda muito trabalho: pesquisas, leituras,
levantamento de imagens, de sons, de músicas possíveis de utilização, além de
outros recursos que tais softwares costumam dispor. Tanto na plataforma Windows
quanto na plataforma Linux podem ser encontrados softwares de elaboração de
vídeos muito bons.
SOFTWARES DE SLIDES. Slides são um
recurso muito rico de aprendizado dos conteúdos escolares e, particularmente,
de Filosofia. Nos slides podem haver imagens, desenhos filosóficos feitos por
estudantes e professores(as) escaneados, rostos, paisagens, pequenos textos,
etc. Neste caso, é preciso também um data show, para se poder projetar os
slides. Estudantes podem ser convidados(as) a elaborar conjuntos de slides de
filosofia. O laboratório de informática escolar pode ser de muito valor e apoio
para este e outros trabalhos.
SOFTWARES DE TABELAS E PLANILHAS:
resumos e tabelas de filosofia podem ser feitos por professores, professoras e
estudantes.
É preciso atentar para a possibilidade de
trabalhos interdisciplinares, que envolvam vários conteúdos (matérias)
estudados, juntamente com a Filosofia. Ademais, professor(a), explore outros
recursos de computador com potencial para o ensino de filosofia, durante as
aulas (é preciso bom planejamento) e em casa, além do laboratório de
informática escolar (o MEC, na última década e ainda hoje, continua fornecendo
bons laboratórios para as escolas públicas, através do PROINFO; em muitas escolas
particulares também há laboratórios desse tipo, além dos científicos).
Além do computador, use também outras
tecnologias, como a TV, o vídeo (DVD, Blue Ray e outros aparelhos), aparelhos
de som, o pen drive (gravação de imagens, textos e sons, além de outros
materiais), até mesmo o telefone celular e outros podem ser utilizados no
ensino de Filosofia. Professor, professora, aprenda a utilizá-los e bem
aproveitá-los no trabalho de ensino-aprendizagem na escola. Nas capitais e
cidades grandes costumam haver NTEs, Núcleos de Tecnologia Escolar, que dão
cursos gratuitos e de excelente qualidade para docentes que queiram aprender
mais sobre o uso de tecnologias no ensino, de Filosofia inclusive.
O fato é que as tecnologias estão aí
e continuarão estando. Novas são e continuarão sendo criadas. Saber usá-las bem
no ensino de Filosofia pode fazer grande diferencial no aprendizado das ideias
filosóficas, juntamente com a interdisciplinaridade possível com outros
conteúdos (matérias, disciplinas) de ensino escolares. Professor, professora,
explore ao máximo todos os recursos tecnológicos possíveis, além de outros
recursos de outros tipos existentes nas escolas. Use também a criatividade e
explore a criatividade de cada estudante, tanto quanto for possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário