domingo, 9 de março de 2014

USO DE IMAGENS SIMPLES, EM PAPEL, NO ENSINO DE FILOSOFIA (Prof. José Antônio Brazão.)

MATERIAL: Imagens de livros, revistas, internet, jornais usados e outros materiais disponíveis e\ou já existentes no livro didático utilizado na escola, panfletos com imagens e outros materiais que iriam ser enviados para reciclagem.

Através de imagens simples, de livros e revistas ou impressas da internet ou outro material sujeito à reciclagem, com objetivo exclusivamente educativo, pode-se fazer, em sala de aula, um bom trabalho no campo do ensino da Filosofia. Ademais, não demanda uso de tecnologias (exceto as que foram usadas no preparo da aula) diretamente no trabalho e o material pode ser reaproveitado em diferentes turmas, em outras aulas.

Por exemplo:

1)      Imagens dos elementos químicos e dos quatro elementos de Empédocles e outros princípios originários: introduzir e até discutir ideias e textos dos primeiros filósofos gregos: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Heráclito, Demócrito e os demais pré-socráticos.

2)      Imagens do nazismo e do fascismo podem levar à discussão de ideias e textos de filósofos(as) contemporâneos que trataram, direta e\ou indiretamente, dessa temática, como, por exemplo: Sartre, Camus, Hannah Arendt.

3)      Imagens de descobertas científicas e invenções humanas podem contribuir para uma boa discussão de ideias e textos de filósofos e filósofas que trataram ou tratam dessa questão: os da Escola de Frankfurt, filósofos do Positivismo Lógico, dentre outros(as).

4)      Imagens artísticas (obras de arte [pinturas, esculturas, etc.], figuras de pintores e pintoras e artistas em geral) podem ser úteis na discussão e no estudo da ESTÉTICA.

5)      Imagens positivas de pessoas ajudando outras e\ou negativas de violências e injustiças podem ser úteis para o trabalho sobre ÉTICA, incluindo textos e ideias de filósofos(as) que trataram dessa área: Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Immanuel Kant, filósofos e filósofas do mundo contemporâneo, etc.

6)       Imagens do mundo feudal, de igrejas, escolas e universidades medievais, minaretes, descobertas dos árabes medievais, rostos de filósofos daquele tempo e ligadas a conteúdos discutidos no mundo medieval, no campo da filosofia, podem ser muito úteis para introduzir, discutir e\ou concluir o estudo de textos e ideias dos filósofos daquele tempo.

7)      Muitas outras, conforme a área em estudo a cada momento do ano escolar. Professor(a) de Filosofia: uma boa pesquisa pode ajudar muito.

PASSO A PASSO:

A)    Colocar a turma em círculo ou semicírculo.

B)     Distribuir uma imagem para cada estudante ou dupla de estudantes.

C)    Pedir que olhem e analisem suas respectivas imagens.

D)    Se for o caso, que anotem suas ideias acerca de cada imagem.

E)     Dado o tempo para a visão e análise, pedir que cada estudante exponha suas ideias e opiniões acerca da imagem que tem em mãos.

F)     Ouvidos(as) todos(as) ou quase todos(os) os(as) estudantes, o(a) professor(a) de Filosofia poderá fazer uma revisão e uma síntese do debate.

G)    Em caso de trabalho com texto escrito pelo(a) filósofo(a), lido o texto e entregue a imagem, pedir que cada um(a) veja e analise o texto e a imagem. Depois, siga os passos D, E e F.

UM EXEMPLO: Distribuir para cada estudante uma imagem do nazismo e\ou do fascismo e de suas consequências nefastas (maléficas), opiniões em folha a ser afixada num varal de barbante ou outro meio (no quadro, p. ex.) e debate coletivo. Colocar a turma em semicírculo (melhor, em caso de varal) ou em círculo. Material: barbante e cópias de imagens. Esse material, por sua vez, pode ser guardado, ao final, para ser utilizado em outras turmas. Pedir que cada um(a), portanto, cuide e devolva o material sem estragos, nem amassado, e, ao término dos debates, devolva.

Boas imagens, ligadas ao estudo de textos escritos pelos(as) filósofos(as), podem ser muito úteis na compreensão das ideias destes(as) e até mesmo na interpretação daqueles. Imagens de cavernas e de prisioneiros podem dar margem a uma boa introdução ao texto da Alegoria da Caverna, de Platão, que se encontra no livro VII de A República. Imagens do nazismo e do fascismo ou acerca do consumismo no mundo atual com a indústria cultural podem ser usadas na leitura e melhor compreensão da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Imagens e palavras podem ajudar-se muito, de maneira extremamente rica e positiva. E tanto as imagens quanto os textos podem ser guardados em envelopes para serem reutilizados, como foi dito acima.

Professor(a) de Filosofia, lembre-se sempre de fazer uma ponte entre o passado, com o contexto em que o texto foi escrito, as imagens e o mundo atual (hoje). Assim, você poderá mostrar aos seus alunos e alunas que a ideias filosóficas têm certa perenidade. Bom proveito!

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