Através
de imagens simples, de livros e revistas ou impressas
da internet ou outro material sujeito à reciclagem, com objetivo exclusivamente educativo, pode-se fazer, em sala de aula, um bom trabalho
no campo do ensino da Filosofia. Ademais, não demanda uso de tecnologias
(exceto as que foram usadas no preparo da aula) diretamente no trabalho e o
material pode ser reaproveitado em diferentes turmas, em outras aulas.
Por exemplo:
1) Imagens
dos elementos químicos e dos quatro elementos de Empédocles e outros princípios
originários: introduzir e até discutir ideias e textos dos primeiros
filósofos gregos: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Heráclito, Demócrito e os
demais pré-socráticos.
2) Imagens
do nazismo e do fascismo podem levar à discussão de ideias e textos de
filósofos(as) contemporâneos que trataram, direta e\ou indiretamente, dessa
temática, como, por exemplo: Sartre, Camus, Hannah Arendt.
3) Imagens
de descobertas científicas e invenções humanas podem contribuir para uma boa
discussão de ideias e textos de filósofos e filósofas que trataram ou tratam
dessa questão: os da Escola de Frankfurt, filósofos do Positivismo Lógico,
dentre outros(as).
4) Imagens
artísticas (obras de arte [pinturas, esculturas, etc.], figuras de pintores e
pintoras e artistas em geral) podem ser úteis na discussão e no estudo da
ESTÉTICA.
5) Imagens
positivas de pessoas ajudando outras e\ou negativas de violências e injustiças
podem ser úteis para o trabalho sobre ÉTICA, incluindo textos e ideias de
filósofos(as) que trataram dessa área: Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino,
Immanuel Kant, filósofos e filósofas do mundo contemporâneo, etc.
6) Imagens do mundo feudal, de igrejas, escolas e
universidades medievais, minaretes, descobertas dos árabes medievais, rostos de
filósofos daquele tempo e ligadas a conteúdos discutidos no mundo medieval, no
campo da filosofia, podem ser muito úteis para introduzir, discutir e\ou
concluir o estudo de textos e ideias dos filósofos daquele tempo.
7) Muitas
outras, conforme a área em estudo a cada momento do ano escolar. Professor(a)
de Filosofia: uma boa pesquisa pode ajudar muito.
PASSO A PASSO:
A) Colocar
a turma em círculo ou semicírculo.
B) Distribuir
uma imagem para cada estudante ou dupla de estudantes.
C) Pedir
que olhem e analisem suas respectivas imagens.
D) Se
for o caso, que anotem suas ideias acerca de cada imagem.
E) Dado
o tempo para a visão e análise, pedir que cada estudante exponha suas ideias e
opiniões acerca da imagem que tem em mãos.
F) Ouvidos(as)
todos(as) ou quase todos(os) os(as) estudantes, o(a) professor(a) de Filosofia
poderá fazer uma revisão e uma síntese do debate.
G) Em
caso de trabalho com texto escrito pelo(a) filósofo(a), lido o texto e entregue
a imagem, pedir que cada um(a) veja e analise o texto e a imagem. Depois, siga
os passos D, E e F.
UM EXEMPLO:
Distribuir para cada estudante uma imagem do nazismo e\ou do fascismo e de suas
consequências nefastas (maléficas), opiniões em folha a ser afixada num varal de
barbante ou outro meio (no quadro, p. ex.) e debate coletivo. Colocar a turma
em semicírculo (melhor, em caso de varal) ou em círculo. Material: barbante e
cópias de imagens. Esse material, por sua vez, pode ser guardado, ao final,
para ser utilizado em outras turmas. Pedir que cada um(a), portanto, cuide e
devolva o material sem estragos, nem amassado, e, ao término dos debates,
devolva.
Boas
imagens, ligadas ao estudo de textos escritos pelos(as) filósofos(as), podem
ser muito úteis na compreensão das ideias destes(as) e até mesmo na
interpretação daqueles. Imagens de cavernas e de prisioneiros podem dar margem
a uma boa introdução ao texto da Alegoria da Caverna, de Platão, que se
encontra no livro VII de A República.
Imagens do nazismo e do fascismo ou acerca do consumismo no mundo atual com a
indústria cultural podem ser usadas na leitura e melhor compreensão da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e
Horkheimer. Imagens e palavras podem ajudar-se muito, de maneira extremamente rica
e positiva. E tanto as imagens quanto os textos podem ser guardados em
envelopes para serem reutilizados, como foi dito acima.
Professor(a) de Filosofia, lembre-se sempre de fazer uma ponte entre o passado, com o contexto em que o texto foi escrito, as imagens e o mundo atual (hoje). Assim, você poderá mostrar aos seus alunos e alunas que a ideias filosóficas têm certa perenidade. Bom proveito!
Professor(a) de Filosofia, lembre-se sempre de fazer uma ponte entre o passado, com o contexto em que o texto foi escrito, as imagens e o mundo atual (hoje). Assim, você poderá mostrar aos seus alunos e alunas que a ideias filosóficas têm certa perenidade. Bom proveito!
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