No ensino de Filosofia, o trabalho com imagens pode ajudar muito no entendimento de textos escritos por filósofos e intérpretes. Podem facilitar a compreensão de cada estudante em sala de aula. Quatro outros exemplos vão a seguir. São desenhos feitos sem muita destreza e que podem ser passados no quadro da sala de aula, com uso de gizes (quadro comum) ou canetões (quadro branco) coloridos.
Vale lembrar que podem acompanhar os textos e servir como instrumentos de auxílio em sua interpretação.
1) A VISITA DE PARMÊNIDES À DEUSA DA JUSTIÇA (THÊMIS):
O relato encontra-se no poema escrito por Parmênides de Eleia.
2) ZENÃO DE ELEIA, DISCÍPULO DE PARMÊNIDES: O PARADOXO DO ESTÁDIO:
Veja o texto abaixo, em Para saber mais.
3) ZENÃO DE ELEIA: O ARGUMENTO DA FLECHA.
Veja o texto abaixo, em Para saber mais.
4) ZENÃO DE ELEIA: A CORRIDA DE AQUILES COM A TARTARUGA.
Veja o texto abaixo, em Para saber mais.
Para saber mais:
Na indicação, em Para saber mais, há quatro citações de fragmentos de Zenão e comentários interpretativos.
Professora, professor: aprimore os desenhos, fazendo-os com melhor elaboração, use bons textos dos filósofos e faça bom proveito dessas ideias em sala de aula.
A vantagem dos desenhos, feitos no quadro, em sala de aula, é que não são difíceis e não demandam tecnologias mais complexas. Imagens, mesmo simples, não substituem os textos escritos pelos filósofos e as filósofas, porém podem contribuir significativamente a compreensão dos mesmos e, principalmente, para o aprendizado da filosofia, em sua história e em seu dia a dia.
Estudantes podem também fazer desenhos. Neste caso, podem ser feitos:
a) Usando cadernos de desenhos, talvez o quadro da sala de aula, cartolinas, papeis reaproveitados (reciclagem é uma boa ideia e ajuda muito a natureza e o bolso). Tecnologias simples, como se pode ver.
b) Usando computadores do laboratório de informática da escola: existem excelentes softwares de desenho e que usam cores, o uso do scanner ou outro equipamento\software que se queira e possa utilizar.
Em ambas atividades, as e os estudantes, sem dúvida, terão muito a aprender, aplicando as ideias trabalhadas nas aulas e contidas nos textos dos filósofos e\ou dos livros didáticos. E há bons livros didáticos, que incluem pequenos textos de obras filosóficas.
E vale lembrar a você, professora, professor: busque sempre fazer uma ponte entre o passado, da história da filosofia, com o presente, procurando pontos em comuns e diferenças. As ideias de Parmênides e de Zenão, ao obrigarem a refletir detidamente sobre elas, contribuem para o desenvolvimento de capacidades intelectuais fundamentais para o mundo atual e mesmo para o mundo do trabalho.