quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

JOGO DA MEMÓRIA FILOSÓFICO (Prof. José Antônio Brazão.)

Uma atividade interessante, que pode ser trabalhada no ensino de Filosofia, é o jogo da memória. Abaixo vai um exemplo.
JOGO DA MEMÓRIA FILOSÓFICO – OPOSTOS:
LIBERALISMO
Sistema ou proposta econômica e política que defende a liberdade de mercado e a mínima intervenção do Estado na economia capitalista.
SOCIALISMO
Sistema econômico e político que opõe-se ao capitalismo, é favorável à intervenção do Estado na economia e propõe uma sociedade igualitária.
IDEALISMO
Filosofia para a qual as ideias (formas/espírito) são o fundamento do real. Ex.: a filosofia platônica, que afirma a realidade do mundo das Ideias; Hegel.
MATERIALISMO
Filosofia para a qual tudo é resultado de interações da matéria, inclusive o ser humano. Marx aplicou a dialética ao materialismo.
RACIONALISMO
Filosofia ou corrente filosófica para a qual o conhecimento verdadeiro baseia-se na razão. Ex.: René Descartes.
EMPIRISMO (ex.: Locke)
Filosofia ou corrente filosófica para a qual o conhecimento verdadeiro tem por base a experiência (empiria, gr) sensível.
ATEISMO
Tendência de pensamento que crê na inexistência de Deus. A = não. Theós = Deus. Para os ateus Deus não existe de verdade.
RELIGIOSIDADE
Tendência de pensamento dos que creem na existência real de Deus ou de deuses, do transcendente.
REALISMO DOS UNIVERSAIS
No mundo medieval, os realistas defendiam a existência real dos conceitos/termos gerais, universais. Eles têm uma existência própria ou na mente de Deus.
NOMINALISMO DOS UNIVERSAIS
No mundo medieval, para os nominalistas os conceitos/termos universais seriam apenas nomes, emissões de voz, não existindo em realidade separada.
TEOCENTRISMO
Colocação de Deus no centro das reflexões e como fundamento da realidade. Tudo depende de Deus, que é a realidade primeira e última de todas as coisas.
ANTROPOCEN-
TRISMO
Valorização do homem (antropo, em grego), como ser capaz de elaborar o conhecimento, de conhecer e de agir sobre o mundo.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Governo em que o poder absoluto é exercido pelo monarca (rei ou rainha). O poder é supremo e é transmitido por meio da descendência, dentro da família real (rei/rainha).
REPUBLICANISMO
Sistema de governo em que o poder é exercido por representantes escolhidos pelo povo de cada país. O poder é temporal, disputável e não é transmitido, por descendência, de pai para filho.
EXPLICAÇÃO MITOLÓGICA DA REALIDADE
Tudo é explicado através dos mitos, relatos sagrados que falam de deuses, deusas e seres transcendentes.
EXPLICAÇÃO FILOSÓFICA DA REALIDADE
Tipo de explicação que apela para a observação e a explicação da realidade fundamentada na pesquisa racional.
PLATONISMO
Corrente filosófica que tem suas raízes nas ideias do filósofo grego Platão (séc. V/IV a.C.). Platão apontava para a existência do Mundo das Ideias. Em A República propôs uma cidade ideal.
ARISTOTELISMO
Corrente filosófica que tem suas raízes nas ideias do filósofo grego Aristóteles (séc. IV a.C.). Criticava o idealismo do mestre e não cria na possibilidade de cidade ideal, como Platão.
EVOLUCIONISMO
Teoria e descoberta que afirma que todos os seres vivos evoluíram a partir de formas vivas primitivas. A vida surgiu, há bilhões de anos, como resultado de interações moleculares, na água, e vem evoluindo.
CRIACIONISMO BÍBLICO
Crença religiosa, baseada na Bíblia, que afirma a criação do mundo e dos seres vivos, tal como existem hoje, por Deus. Ex.: Gênesis 1 – 3.
VERDADE DOS ARGUMENTOS
Verdade que ocorre quando os argumentos apresentados correspondem à realidade e a premissas (cada parte do argumento, as quais desembocam em uma conclusão) verdadeiras.
FALSIDADE DOS ARGUMENTOS
Falsidade que ocorre quando os argumentos apresentados não correspondem à realidade nem a premissas  verdadeiras. Cada premissa é uma parte do argumento e elas desembocam em uma conclusão.
CETICISMO
Para os céticos não é possível haver o conhecimento da verdade, pondo sua possibilidade em dúvida (sképsis, em grego).
Exemplos: Filósofos do grupo dos sofistas, Pirro de Élis (ceticismo radical), Hume (não radical).
 
DOGMATISMO
Doutrinas que se impõem como verdades (dogmas) inques-tionáveis e que não aceitam contestação. Há dogmas, por exemplo, nas religiões, mas também pode ocorrer o dogmatismo na ciência e na filosofia.
Recortar as pequenas fichas. Para ficarem iguais em tamanho, poder-se-á colá-las em folhas com quadrados de mesmo tamanho e, a seguir, fazer o recorte.
1) Distribuir a turma em duplas ou trios. Um jogo para cada uma: misturam-se os papéis recortados; cada um(a), por sua vez, escolhe dois, formando pares. Quem fizer mais pares vence a brincadeira. Leva de dez a quinze minutos, talvez menos, dependendo de cada pequeno grupo e da quantidade de pares a formar.
2) Sugestão ao professor e à professora de Filosofia: peça que estudantes leiam, um a um, cada quadrinho, após terminada a primeira parte. Peça que expliquem o que entenderam e, a seguir, você mesmo(a) poderá fazer as explicações devidas e necessárias.
3) É um recurso rico de aprendizado e foge um pouco do quadro e da aula puramente expositiva. Bom proveito!

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