Uma atividade interessante, que pode ser trabalhada no ensino de Filosofia, é o jogo da memória. Abaixo vai um exemplo.
JOGO DA MEMÓRIA FILOSÓFICO – OPOSTOS:
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LIBERALISMO 
Sistema
  ou proposta econômica e política que defende a liberdade de mercado e a
  mínima intervenção do Estado na economia capitalista. | 
SOCIALISMO 
Sistema
  econômico e político que opõe-se ao capitalismo, é favorável à intervenção do
  Estado na economia e propõe uma sociedade igualitária. | 
IDEALISMO 
Filosofia
  para a qual as ideias (formas/espírito) são o fundamento do real. Ex.: a
  filosofia platônica, que afirma a realidade do mundo das Ideias; Hegel. | 
MATERIALISMO 
Filosofia
  para a qual tudo é resultado de interações da matéria, inclusive o ser
  humano. Marx aplicou a dialética ao materialismo.  | 
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RACIONALISMO 
Filosofia
  ou corrente filosófica para a qual o conhecimento verdadeiro baseia-se na
  razão. Ex.: René Descartes. | 
EMPIRISMO
  (ex.: Locke) 
Filosofia
  ou corrente filosófica para a qual o conhecimento verdadeiro tem por base a
  experiência (empiria, gr) sensível. | 
ATEISMO 
Tendência
  de pensamento que crê na inexistência de Deus. A = não. Theós = Deus. Para os
  ateus Deus não existe de verdade. | 
RELIGIOSIDADE
   
Tendência
  de pensamento dos que creem na existência real de Deus ou de deuses, do
  transcendente. | 
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REALISMO
  DOS UNIVERSAIS  
No
  mundo medieval, os realistas defendiam a existência real dos conceitos/termos
  gerais, universais. Eles têm uma existência própria ou na mente de Deus. | 
NOMINALISMO
  DOS UNIVERSAIS 
No
  mundo medieval, para os nominalistas os conceitos/termos universais seriam
  apenas nomes, emissões de voz, não existindo em realidade separada. | 
TEOCENTRISMO 
Colocação
  de Deus no centro das reflexões e como fundamento da realidade. Tudo depende
  de Deus, que é a realidade primeira e última de todas as coisas. | 
ANTROPOCEN- 
TRISMO 
Valorização
  do homem (antropo, em grego), como ser capaz de elaborar o conhecimento, de
  conhecer e de agir sobre o mundo. | 
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ABSOLUTISMO
  MONÁRQUICO 
Governo
  em que o poder absoluto é exercido pelo monarca (rei ou rainha). O poder é
  supremo e é transmitido por meio da descendência, dentro da família real
  (rei/rainha). | 
REPUBLICANISMO 
Sistema
  de governo em que o poder é exercido por representantes escolhidos pelo povo
  de cada país. O poder é temporal, disputável e não é transmitido, por
  descendência, de pai para filho. | 
EXPLICAÇÃO
  MITOLÓGICA DA REALIDADE 
Tudo
  é explicado através dos mitos, relatos sagrados que falam de deuses, deusas e
  seres transcendentes. | 
EXPLICAÇÃO
  FILOSÓFICA DA REALIDADE 
Tipo
  de explicação que apela para a observação e a explicação da realidade
  fundamentada na pesquisa racional. | 
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PLATONISMO 
Corrente
  filosófica que tem suas raízes nas ideias do filósofo grego Platão (séc. V/IV
  a.C.). Platão apontava para a existência do Mundo das Ideias. Em A República propôs uma cidade ideal. | 
ARISTOTELISMO 
Corrente
  filosófica que tem suas raízes nas ideias do filósofo grego Aristóteles (séc.
  IV a.C.). Criticava o idealismo do mestre e não cria na possibilidade de
  cidade ideal, como Platão. | 
EVOLUCIONISMO 
Teoria
  e descoberta que afirma que todos os seres vivos evoluíram a partir de formas
  vivas primitivas. A vida surgiu, há bilhões de anos, como resultado de
  interações moleculares, na água, e vem evoluindo. | 
CRIACIONISMO
  BÍBLICO 
Crença
  religiosa, baseada na Bíblia, que afirma a criação do mundo e dos seres
  vivos, tal como existem hoje, por Deus. Ex.: Gênesis 1 – 3. | 
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VERDADE
  DOS ARGUMENTOS 
Verdade
  que ocorre quando os argumentos apresentados correspondem à realidade e a
  premissas (cada parte do argumento, as quais desembocam em uma conclusão)
  verdadeiras. | 
FALSIDADE
  DOS ARGUMENTOS 
Falsidade
  que ocorre quando os argumentos apresentados não correspondem à realidade nem
  a premissas  verdadeiras. Cada premissa
  é uma parte do argumento e elas desembocam em uma conclusão. | 
CETICISMO 
Para
  os céticos não é possível haver o conhecimento da verdade, pondo sua
  possibilidade em dúvida (sképsis, em grego). 
Exemplos:
  Filósofos do grupo dos sofistas, Pirro de Élis (ceticismo radical), Hume (não
  radical). | 
DOGMATISMO 
Doutrinas
  que se impõem como verdades (dogmas) inques-tionáveis e que não aceitam
  contestação. Há dogmas, por exemplo, nas religiões, mas também pode ocorrer o
  dogmatismo na ciência e na filosofia. | 
Recortar as pequenas
fichas. Para ficarem iguais em tamanho, poder-se-á colá-las em folhas com
quadrados de mesmo tamanho e, a seguir, fazer o recorte.
1) Distribuir a turma em duplas ou trios. Um jogo para cada uma: misturam-se os papéis recortados; cada um(a), por sua vez, escolhe dois, formando pares. Quem fizer mais pares vence a brincadeira. Leva de dez a quinze minutos, talvez menos, dependendo de cada pequeno grupo e da quantidade de pares a formar.
2) Sugestão ao professor e à professora de Filosofia: peça que estudantes leiam, um a um, cada quadrinho, após terminada a primeira parte. Peça que expliquem o que entenderam e, a seguir, você mesmo(a) poderá fazer as explicações devidas e necessárias.
3) É um recurso rico de aprendizado e foge um pouco do quadro e da aula puramente expositiva. Bom proveito!
 
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