quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FEIRA CULTURAL 2013 - APRESENTAÇÃO DO TEMA "ÉTICA". (Prof. José Antônio Brazão.)

A Feira Cultural 2013, ocorrida no final do terceiro bimestre, foi um evento em que, orientados, as e os estudantes puderam expor trabalhos sobre temas diversos, dentro da área de Ciências Humanas.
E para cada turma, além do professor, da professora, da área de Ciências Humanas, que orienta, houve também um(a) professor(a) avaliador, neste caso, da área de Ciências Naturais ou Matemática.
A Feira Cultural é um evento que ocorre de dois em dois anos, geralmente no segundo semestre, e consiste justamente numa feira de apresentação de trabalhos feitos pelas e pelos estudantes. Cada turma do Colégio Estadual Deputado José de Assis, de Goiânia, tem um(a) orientador(a) que auxilia na preparação das atividades que ela apresentará. Neste ano de 2013, tive a oportunidade de orientar a turma E2M02, isto é, a turma 2 do segundo ano do ensino médio. O tema escolhido foi ÉTICA, um tema que faz parte da área de atuação FILOSOFIA.
A turma foi dividida em quatro grupos, que se encarregaram, respectivamente, das seguintes temáticas, dentro da Ética:
Grupo 1: ÉTICA NO DIA A DIA.
Grupo 2: ÉTICA NA POLÍTICA.
Grupo 3: ÉTICA NO TRABALHO.
Grupo 4: ÉTICA AMBIENTAL.
 
GRUPO 1: ÉTICA NO DIA A DIA:


Este primeiro grupo fez uma exposição acerca de como a ética é necessária no dia a dia, o que deve ser evitado, por não condizer com a ética, e o que deve ser buscado. Afim de alcançar seus objetivos, o grupo fez uso de mídias, como o notebook, o data show, o celular para gravações de vídeos feitos ao vivo por eles. Para apresentarem atitudes condizentes ou não com a ética, no dia a dia, os e as estudantes fizeram pequenas REPRESENTAÇÕES TEATRAIS, eles/elas mesmos(as), de curta duração cada uma (um ou dois minutos), gravadas pelos e pelas colegas do grupo através de celular e/ou câmeras e transformadas em vídeo pelo próprio grupo, mostrando atitudes relacionadas à ética e à falta desta, em algum momento, no dia a dia.
 
GRUPO 2: ÉTICA NA POLÍTICA:


O grupo 2 tocou na questão da ética na política, mostrando quão importante e necessária a ética é na vida política do Brasil e do mundo. Discutiu também a questão da corrupção, apresentou reportagens relativas à corrupção e à ética na política brasileira, bem como o significado da ética para se ser um bom cidadão, uma boa cidadã. Dos recursos que utilizou destacam-se: cartazes com desenhos e colagens, maquete do Congresso Nacional, reportagens e comentários.
 
GRUPO 3: ÉTICA NO TRABALHO:


O grupo 3, relativo à ética no trabalho, apresentou e discutiu com os presentes como a ética se insere no mundo do trabalho, como atitudes necessárias aos trabalhadores, aos patrões e a outras pessoas envolvidas no processo cotidiano de produção e venda de produtos e serviços, como também aquelas que devem ser evitadas por ferirem os valores éticos. Dos recursos utilizados pelo grupo destacaram-se, também: cartazes com imagens, resumos, ideias, reportagens, comentários e explicações.
 
GRUPO 4: ÉTICA AMBIENTAL:





 
O grupo 4 apresentou a temática da ética ambiental. De fato, é um tema bem atual, tendo em vista os desastres ambientais, o aquecimento global, as desmatações, dentre outros males que afligem a natureza, principalmente por conta da ação humana. A ambição, aliada à falta de ética, contribui para que o mundo natural se veja em perigo. E o grupo soube tocar bem nesses assuntos, ao longo de sua abordagem. Dos recursos utilizados pelo grupo encontram-se: um único cartaz, o uso de materiais recicláveis, de vídeos relacionados à questão ambiental, reportagens obtidas a partir de revistas da biblioteca da escola, de jornais, e a apresentação propriamente dita.
 
Todos os grupos foram avaliados pelo Professor Dinair Serradourada Jr. (de Matemática) e por mim, Professor José Antônio Brazão (de Filosofia). As notas, de um modo geral, foram boas, variando de 9,0 (nove) a 10,0 (dez) pontos, dada a excelência da qualidade das apresentações. Com efeito, foram várias semanas de preparação e de orientação! A turma superou, sinceramente, as expectativas e mostrou qualidades de excelência em seus trabalhos, além de todos terem aprendido muito a respeito da ética!
 
Outras turmas escolheram temas relacionados às questões humanas e foram orientadas/avaliadas, em suas respectivas salas, por outros professores e professoras, cada qual em sua área.


2 comentários:

Unknown disse...

Que bom que o Blog está sendo alimentado. Feliz por ter participado do início do processo.
Parabéns!!!

Unknown disse...

Que bom que o Blog está sendo alimentado. Fico feliz por ter participado do início do processo.
Parabéns!!