quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O MUNDO E A CULTURA MEDIEVAIS Parte 2 (Prof. José Antônio Brazão.)

Jerusalém na época das Cruzadas

Outra forma de contato entre os europeus e os árabes foi através das cruzadas, que foram expedições militares de cristãos da Europa em direção, principalmente, à Terra Santa, com o objetivo religioso de libertá-la do domínio islâmico. Ocorreram entre os séculos XI e XIII, num total de nove (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada). Além de motivações religiosas, outras foram o saque, a pilhagem, a obtenção de riquezas, o domínio de áreas, o poder político, econômico e religioso. Em meio a essas guerras, o contato com a religião e, especialmente, com a cultura muçulmana. Aqui, além de riquezas obtidas, o contato com textos, com a arte e com o pensamento de islamitas e de obras de outros povos aí presentes, como, por exemplo, textos gregos e outros da antiguidade.

No que diz respeito à arte, dois estilos arquiteturais se destacaram: o românico e o gótico. Nas construções românicas, a presença marcante dos arcos, e, nas góticas, da ogiva (forma ogival). É interessante notar, a nível de pintura, a presença de afrescos, isto é, pinturas feitas diretamente nas paredes, e de vitrais. No caso das igrejas, ali eram retratadas passagens bíblicas, figuras do céu, do inferno e do purgatório, figuras e imagens de santos e santas da Igreja Católica, dentre outras, com a finalidade de auxiliar na catequização e no aprendizado religioso das pessoas, tendo em vista que a maioria era analfabeta.
Os desenhos e as pinturas, de fato, auxiliavam analfabetos e não analfabetos na visualização e na memorização de idéias e valores religiosos que eram transmitidos pelos padres, que detinham nas mãos o conhecimento religioso e intelectual da Europa medieval. No mundo bizantino, que se formou a partir do Império Romano do Oriente, um bom exemplo disto também são os ícones.
Desenhos e pinturas também se encontram presentes em figurações da vida do dia-a-dia, de reis e rainhas e de batalhas, na forma de afrescos, iluminuras de livros e outras, possibilitando, ainda hoje, uma visualização de como era a vida naquela época. Esse material também contribui para uma maior compreensão do modo de compreender e explicar o mundo e do próprio processo ou modo de viver das pessoas naqueles tempos.

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