segunda-feira, 5 de maio de 2008

A FILOSOFIA NA GRÉCIA, SÉCULOS V E IV A.C. (Prof. José Antônio Brazão.)

Anaxágoras de Clazômemas foi também um dos primeiros filósofos gregos, do grupo dos "pré-socráticos" ou "físicos" (assim chamados por causa do interesse pelo conhecimento da natureza, physis, em grego). Dizia que a arqué (o princípio fundamental) de tudo seriam as homeomerias, isto é, partículas minúsculas, que, juntas, por agregação e desagregação, formariam os seres existentes. Anaxágoras dizia que os deuses são uma criação humana e diz que, se os animais fossem capazes, também criariam deuses à sua imagem e semelhança. Afirmava que o Sol é uma pedra de fogo no céu e que a lua seria um astro como a Terra. Anaxágoras foi para Atenas e de lá, por causa de suas idéias, foi banido. De fato, contestar o pensar religioso e a concepção arraigada de mundo, ali, foi perigoso. Anaxágoras poderia ter morrido. Por sorte, foi banido. Na Apologia de Sócrates, de Platão, se faz referência ao pensar de Anaxágoras. Vale a pena conferir.
À medida em que o tempo foi passando, entre os séculos VII e IV a.C., as póleis (cidades-Estados) gregas foram se desenvolvendo, a vida política tomando novos rumos e o preparo para esta foi-se fazendo necessário. Assim, surgiram os SOFISTAS (de sóphos, sábio, em grego), professores itinerantes, que iam de um lugar a outro vendendo conhecimentos e dicas relacionados à ação na vida pública, política. Jovens de famílias abastadas acorriam a eles, no intuito de aprender técnicas de persuasão, desenvolver o domínio da retórica e da dialética. Dentre os sofistas, destaca-se Protágoras, que teve uma preocupação de dar uma formação mais ampla aos jovens que a ele acorriam. Protágoras afirmava que o ser humano é "a medida de todas as coisas". Ao colocar o ser humano como "medida", Protágoras destaca o extremo valor desse ser, capaz de conhecer o mundo que o rodeia, capaz de criar idéias, de explicar e intervir na realidade. Vê-se, portanto, uma guinada (um giro), no que diz respeito ao objeto de enfoque na filosofia grega. Se durante algum tempo, a preocupação estava voltada para o cosmos e a busca da arque, agora a preocupação é com o homem, que vive nas cidades, faz política e cria idéias. Doravante, a discussão entre ética e política vai estar freqüentemente presente no pensamento dos filósofos. Em termos filosóficos e educacionais, os sofistas foram pensadores de fundamental importância para o desenvolvimento da filosofia grega e posterior, bem como para o âmbito educacional, pois questionaram conceitos, relativizaram valores, puseram idéias em debate.
Curiosamente, dos pré-socráticos e dos sofistas o que resta são fragmentos de obras, esparsos, aqui e ali, em obras de outros pensadores e filósofos, que os citaram ou puseram em discussão e questionamento suas idéias. Dentre os filósofos que os citam ou discutem estão Platão e Aristóteles, que viveram entre os séculos V e IV a.C.

Nenhum comentário: